Benefícios do Açúcar demerara para a saúde

O açúcar demerara consiste em um tipo de açúcar oriundo da cana-de-açúcar. Tal açúcar pode ser facilmente dissolvido e inserido em bebidas e/ou receitas.

Faz-se importante salientar que o consumo excessivo de açúcar pode fazer com que o indivíduo desenvolva diabetes, dentre outras doenças. Sendo assim, ele deve ser consumido com moderação, seja em bebidas ou alimentos. Paralelo a isso, é fundamental incluir na alimentação legumes e verduras, bem como a prática regular de atividades físicas.

Benefícios do açúcar demerara

Observe a seguir os benefícios do açúcar demerara:

1. Promove energia

Um dos benefícios do açúcar demerara é que o seu pico glicêmico é menor que o do refinado. Como ele fornece energia, praticantes de atividades físicas apreciam incorporá-lo na dieta.

2. Regula o sono

Com base em estudos feitos por nutricionistas, o açúcar demerara contém magnésio. Nesse sentido, o consumo tem relação com o sono, que regula a melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo.

3. Fortalece a estrutura óssea

O açúcar demerara contém cálcio, que é muito importante na estrutura óssea. Além de ser relevante o consumo em todas as faixas etárias, auxilia no combate à osteoporose.

4. Combate a câimbra

Há cálcio no açúcar demerara. Sendo assim, ele ajuda, também, nas questões que versam acerca da contração muscular. Sugere-se que esse açúcar seja incorporado na dieta para evitar câimbras e para pessoas que desejam ganhar massa magra.

5. Regula o metabolismo

Considerando a presença de fósforo no açúcar demerara, ele potencializa a adequada absorção de carboidratos, que, por sua vez, ajuda a regular o metabolismo. Ademais, é fundamental para a formação de células no nosso corpo.

Propriedades do açúcar demerara

Observe a seguir as propriedades do açúcar demerara:

  • Presença de ferro;
  • Presença de magnésio;
  • Ajuda a evitar picos de glicose no sangue;
  • Sabor mais suave do que o açúcar mascavo; e
  • Mais benéfico para a saúde do que o açúcar branco.

Nutrientes do açúcar demerara

Observe a seguir as propriedades do açúcar demerara:

  • Carboidratos;
  • Fibra alimentar;
  • Gordura saturada;
  • Proteínas; e
  • Sódio.

Como é feito o açúcar demerara

O açúcar demerara é resultante do suco da cana-de-açúcar. Em seguida, ele é fervido e passa pelo processo de evaporação. O objetivo consiste em permanecer apenas os grãos de açúcar.

Posto isso, o açúcar passa por um processamento, porém, sua coloração não é alterada.

Receitas com açúcar demerara

Observe a seguir a receita de pudim de morango que pode ser feita com açúcar demerara. Para tanto, você deverá reservar:

  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara;
  • 300 gramas de morango; e
  • 400 ml de leite.

O modo de preparo consiste em colocar o açúcar demerara e o leite em um recipiente. Feito isso, misture até adquirir uma consistência uniforme. Leve à geladeira por duas horas. Ao retirar, corte os morangos em cubos e coloque-os no pudim. Caso queira, deixe mais um tempo na geladeira e sirva-se.

Vale acrescentar que há outras opções de receitas com o açúcar demerara, bem como:

  • Cookies;
  • Geleias;
  • Bolo de milho;
  • Bolo de aipim; e
  • Brownie de chocolate.

Açúcar demerara e açúcar mascavo

O açúcar demerara, embora passe pelo processo de refinamento, não recebe nenhum aditivo químico. Além disso, possui coloração marrom e valores nutricionais acima da média. Ele possui grãos grandes e valores altos em lojas especializadas.

No que se refere ao açúcar refinado, ele é um dos mais corriqueiros na mesa dos brasileiros. Ele domina as prateleiras dos supermercados, porém, não é a opção mais saudável. Isso se dá devido ao processo de refinamento, que recebe aditivos químicos para atingir a coloração branca. Ao passar por esse processo, vitaminas e saís minerais são perdidos.

No que tange ao açúcar mascavo, ele possui a coloração mais escura e sabor marcante, que nos remete à cana-de-açúcar. Como ele não passa pelo processo de refinamento, o cálcio e o ferro são preservados.

Cabe destacar que, ainda que em quantidade mínima, todos os tipos de açúcar são calóricos. Logo, podem aumentar a taxa de glicose no sangue.

Consumo ideal de açúcar demerara

Estudiosos da área da saúde reforçam que o ideal é que o açúcar seja evitado. Isso vale tanto do ponto de vista saudável quanto de peso. Ainda nesse panorama, eles sugerem que o açúcar seja substituído por mel, por exemplo.

No que se refere à utilização do açúcar, sugere-se que o refinado seja substituído pelo açúcar demerara. O objetivo consiste em reduzir os efeitos do açúcar que possuem aditivos químicos.

Vale salientar que todo o tipo de açúcar possui contraindicações. Sendo assim, pessoas diabéticas devem evitar o consumo de açúcar. A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja consumido, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia.

Ainda nesse cenário, considerando os componentes químicos, uma boa ideia é substituir o açúcar branco pelo açúcar demerara. É possível, também, utilizar o açúcar demerara em doces e bolos.

Malefícios do açúcar demerara

Pessoas que têm diabetes devem consultar o médico a quantidade ideal de açúcar a ser consumida. Paralelo a isso, deve-se observar os alimentos que contêm açúcar, como a laranja e a banana, por exemplo.

A partir do momento que um indivíduo consome alimentos industrializados, bebe refrigerante em excesso e não pratica atividades físicas, o corpo pode sofrer alterações, como aumento de peso, acúmulo de gordura no fígado e alteração dos triglicerídeos.

Acompanhe a seguir os malefícios do açúcar demerara:

  • Desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Aumento do nível de açúcar; e
  • Aumento de peso.

Observe a seguir algumas maneiras de ter uma alimentação melhor:

1. Leia o rótulo dos produtos a fim de identificar a quantidade de açúcar contida neles;

2. Procure reduzir paulatinamente a quantidade de açúcar no café e no suco;

3. Opte pelos sucos naturais e sem adição de açúcar;

4. Insira frutas na sua alimentação; e

5. Dê preferência a legumes cozidos.

O açúcar demerara pode ser facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos especializados. No que tange aos valores, ele costuma ser um pouco mais caro do que o açúcar refinado.