Benefícios do Açúcar de coco para a saúde

O açúcar de coco, além de ser rico em vitaminas, possui baixo índice glicêmico. Logo, ele é um ótimo substituto para quem está querendo deixar de consumir o açúcar refinado comum.

Cabe mencionar que o açúcar de coco é 100% natural. Ele não contém conservantes, tampouco sofre adulterações.

Benefícios do açúcar de coco      

Observe a seguir os benefícios do açúcar de coco:

1. Auxilia no ganho de massa magra

Esse açúcar é muito sugerido a praticantes de atividades físicas. Cabe esclarecer que, nas dietas para ganho de massa muscular, há uma restrição de alimentos que contenham carboidratos, haja vista que podem contribuir para o acúmulo de gordura. Quanto ao açúcar de coco, como é abundante em potássio, auxilia a contrair e relaxar os músculos.

Ainda nessa perspectiva, o açúcar de coco auxilia na diminuição da incidência de câimbras e dores ocasionadas pelos treinos intensos e/ou atividades físicas.

2. Evita a retenção de líquidos

Pessoas que consomem em demasia alimentos ricos em sal ou açúcar refinado tendem a sofrer de retenção de líquidos. Dessa forma, podem ter seus pesos e medidas aumentados. Uma vez que o açúcar de coco seja incorporado na alimentação, isso não ocorrerá mais. Além da glicose ser liberada de forma gradual, esse açúcar é abundante em potássio. Esse mineral controla a quantidade de água no interior das células, logo, promove o equilíbrio.

3. Baixo índice glicêmico;

Como o açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, a insulina tende a ser liberada de forma gradual no organismo.

4. Auxilia no equilíbrio do trato intestinal

Há no açúcar de coco uma fibra conhecida como probiótico, cujo nome é inulina. Sendo assim, ela contribui para o processo das bactérias que estão presentes no trato intestinal. Ademais, essa fibra diminui o risco de câncer no intestino, haja vista o papel que desempenha para impedir o crescimento de células cancerígenas.

5. Auxilia no controle de peso

O açúcar de coco evita os picos de apetite causados pelo açúcar refinado.

6. Fortalece o sistema imunológico

O açúcar de coco evita o aparecimento de bactérias que podem causar doenças, logo, fortalece o sistema imunológico.

7. Auxilia o sistema nervoso

Dentre todos os benefícios para o organismo, uma delas é o sistema nervoso. Isso se dá porque é abundante em vitaminas do complexo B (vitamina B1, B2, B3 e B6).   

Propriedades do açúcar de coco

Observe a seguir as propriedades do açúcar de coco:

  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Potássio; e
  • Vitaminas do complexo B.

Nutrientes do açúcar de coco

Inicialmente, é válido mencionar que o açúcar de coco possui alto valor nutritivo. Pode-se dizer até que é mais elevado do que outros tipos de açúcar e adoçantes que encontramos em supermercados.

Vale ressaltar que o açúcar de coco não passa pelo processo de refinamento, diferentemente do que ocorre com o açúcar branco. Com isso, os componentes são mantidos.

Observe a seguir os nutrientes do açúcar de coco:

  • Antioxidantes;
  • Ferro;
  • Flavonoides;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Vitaminas B1, B2 e B3; e
  • Zinco.

Vantagens do açúcar de coco

Além do sabor fantástico, o açúcar de coco possui baixo açúcar glicêmico. Sendo assim, ele é metabolizado sem elevação imediata dos níveis de glicose.

É fundamental salientar que alimentos que elevam repentinamente a glicose no sangue podem desequilibrar o organismo, como envelhecimento precoce, ganho de peso e desgaste do pâncreas, por exemplo.

Caso queira adquirir açúcar de coco, ele pode ser facilmente encontrado em:

  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas de produtos orgânicos;
  • Lojas online;
  • Lojas de produtos vegetarianos; e
  • Lojas de produtos veganos.

Açúcar de coco e outros açúcares

O açúcar refinado branco, mais comum na mesa das pessoas, consiste no resultado de um processo químico. À medida que ele passa pelo processo de refinamento, nutrientes são extraídos e aditivos químicos são incorporados no ato da fabricação.

No que se refere ao açúcar mascavo, ele preserva as característica da cana-de-açúcar. Ele não passa pelo processo de refinamento, tampouco recebe aditivos químicos. Com isso, as propriedades são mantidas. Contudo, esse açúcar possui antioxidantes.

Observe a seguir alguns problemas oriundos do consumo excessivo do açúcar:

  • Gengivite;
  • Osteoporose;
  • Diabetes; e
  • Hiperglicemia.

Quantidade recomendada de açúcar de coco

Com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, o ideal é que o consumo de açúcar seja de 5% ao dia. Esse consumo contempla a frutose, glicose e sacarose.

Ainda que o açúcar de coco seja mais benéfico para a saúde, a quantidade sugerida pelo órgão competente deve ser respeitada. O açúcar é um tipo de carboidrato e seu consumo deve ser controlado, sobretudo por pessoas diabéticas e/ou hipertensas.

Como consumir açúcar de coco

O açúcar de coco possui o sabor de açúcar queimado, que o deixa ainda mais saboroso. Devido a essa peculiaridade, ele pode ser utilizado para adoçar vitaminas, sucos, receitas e bebidas escuras. Cabe mencionar que, quando é utilizado para adoçar bebidas claras, a cor original pode sofrer alterações.

Considerando que ele possui uma temperatura alta no ato da queima, pode ser utilizada ao preparar alimentos no fogão e no forno, bem como:

1. Bolo de coco;

2. Bolo de mel;

2. Brownies;

3. Cookies; e

4. Panqueca.

Vale mencionar que, ao substituirmos o açúcar comum por um refinado, a receita pode assumir uma consistência diferente da habitual.

Quanto ao armazenamento, o ideal é que fique em um ambiente vedado para evitar a perda de umidade.

Contraindicações do açúcar de coco

Embora o açúcar de coco tenha o índice glicêmico baixo, ele não é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes.

Adicionalmente, pessoas que possuem triglicerídeos elevados devem consumir com muita cautela esse tipo de açúcar, haja vista que o consumo exacerbado de carboidrato influencia diretamente esse tipo de açúcar.

Vale destacar que, quando algum indivíduo consome alimentos de maneira inadequada e não pratica atividades física, os triglicerídeos podem sofrer alterações. Isso se dá devido ao fato de que, durante as atividades, o corpo resgata energia para se movimentar, que por sua vez, são encontradas nos triglicerídeos.