Benefícios do Bacon para a saúde

O bacon é uma carne que passou pelo processo de salga e defumação. Estudos comprovam que o consumo moderado do bacon, conhecido popularmente como toucinho, auxilia na redução da pressão sanguínea, bem como no equilíbrio do nível de açúcar no sangue.

Benefícios do Bacon para a saúde

Vale acrescentar que o bacon, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação. É importante levar em consideração a origem do produto e os processos aos quais ele foi submetido.

O que é bacon

O bacon consiste em uma carne muito utilizada em pratos típicos brasileiros, como a feijoada, por exemplo. Essa carne é retirada da barriga do porco e, em seguida, passa por um processo de defumação.

Vale destacar que o bacon não é oriundo apenas do porco. É possível encontrar bacon, também, de peru e de boi.

Benefícios do bacon

Quando consumido com moderação, o bacon pode trazer benefícios para a saúde. Isso se dá porque possui gorduras que são benéficas para a saúde, visto que mais de 40% da gordura contida é semelhante ao óleo de oliva, por exemplo.

Ainda nessa perspectiva, parte da gordura presente no bacon é saturada. Por fim, a qualidade da outra parte da gordura será proporcional à maneira que o porco foi criado.

Considerando que o bacon é rico em proteínas, é o ideal para acelerar metabolismo e auxiliar na busca do peso ideal.

Observe a seguir outros benefícios do bacon:

1. Reduz os níveis de colesterol;

2. Auxilia na digestão;

3. Controla o diabetes;

4. Ajuda no processo de emagrecimento;

5. Fornece energia ao organismo;

6. Protege a saúde do coração; e

7. Impulsiona a produção de hormônios.

Propriedades do bacon

Observe a seguir as propriedades do bacon:

1. Rico em niacina;

2. Rico em nitratos;

3. Fonte de nutrientes;

4. Fortalece o sistema imunológico;

5. Ajuda a estimular as células-tronco;

6. Melhora a circulação; e

7. Ajuda na memória.

Como fazer bacon

O toucinho, como é conhecido por grande parte da população, é muito versátil na culinária brasileira.

No que tange ao bacon suíno, ele é feito, em sua grande maioria, de barriga de porco. Quanto à versão artesanal, consiste em uma mistura de sal, açúcar e vários tipos de pimenta. Use esses ingredientes para temperar a barriga do porco e armazene na geladeira com tampa. O processo em sua totalidade costuma levar uma semana.

Passado esse tempo, lave para retirar o excesso. Feito isso, leve ao forno. O tempo pode variar conforme a potência do fogão. O prazo de validade tende a ser de três meses.

As versões industriais do bacon artesanal, além de ser mais ágil, tende a contar com o uso de fumaça. Esse processo ajuda a fixar aromas artificiais. Embora o bacon artesanal seja mais oneroso, ele rende mais e o sabor é fantástico.

Malefícios do bacon

O bacon é rico em sal e gordura. Esses dois ingredientes, além de ditarem o sabor do bacon, fazem com que o alimento tenha a vida útil prolongada.

É sabido que a gordura presente nesse alimento promove a textura aos alimentos e o sal potencializa o sabor. Dessa forma, médicos sugerem que pessoas hipertensas e com problemas cardíacos não incluam esse alimento na dieta.

Bacon na dieta

Uma das formas mais saudáveis de comer o toucinho é prepará-lo no forno. As tiras podem ser assadas de dez a vinte minutos.

Ainda nessa perspectiva, caso queira, o bacon pode ser feito na panela sem o uso de óleo ou azeite. Isso se dá porque a própria gordura contida no bacon já é suficiente.

Cabe destacar que há uma infinidade de pratos a serem feitos com o bacon. Observe a seguir algumas opções:

1. Bacon com ovos;

2. Bacon com ovos e batata doce;

3. Sanduíche com pão integral, alface, tomate e bacon; e

4. Sanduíche com abacate, bacon, alface e tomate.

Receitas com bacon

O bacon é um ingrediente largamente apreciado pela população devido ao sabor único e marcante. Com isso, ele deixa os pratos ainda mais apetitosos.

Observe a seguir a receita de abobrinha refogada com bacon:

Para fazer essa receita você deverá reservar:

– 2 abobrinhas picadas em pedaços pequenos;

– 1 xícara de bacon (picados);

– 1 colher de óleo;

– Dente de alho espremido (a gosto);

– Cebola picada (a gosto);

– Tempero pronto (a gosto); e

– Sal (a gosto).

Para preparar, em uma panela, aqueça o óleo para dourar o bacon. Posto isso, acrescente a cebola, o alho e deixe dourar.

Em seguida, coloque a abobrinha, o tempero pronto e o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns dez minutos.

Por fim, desligue o fogo e sirva.                         

Bacon faz mal       

O bacon por si só não faz mal. O que pode causar malefícios à saúde é consumi-lo em excesso. De uma maneira geral, nutricionistas não proíbem o consumo de algum alimento e sim sugerem alternar os dias para consumo. Duas fatias semanais é o ideal para pessoas que estão em perfeitas condições de saúde.

Adicionalmente, é fundamental saber o valor nutricional do bacon, sobretudo se o indivíduo for hipertenso.

Tipos de bacon suíno

Observe a seguir os tipos de bacon suíno:

1. Paleta

Esse bacon, além de ter espessura fina, possui a quantidade ideal de gordura para ser consumida.

2. Barriga

Esse bacon é o mais consumido por ser o tradicional. A quantidade de carne e gordura são equivalentes e inclui couro.

3. Lombo

Esse bacon, além de ser mais fino, não conta com gordura marmorizada. É tido pelos consumidores como a versão mais light, haja vista que possui até 10% de gordura.

Nutrientes do bacon

Observe a seguir os nutrientes do bacon:

1. Água;

2. Ácido ascórbico;

3. Cálcio;

4. Ferro

5. Fósforo;

6. Niacina;

7. Potássio;

8. Proteína;

9. Sódio; e

10. Vitamina A.

Embora o toucinho não seja o alimento mais nutritivo, ele fornece doses consideráveis de proteína, por exemplo. Para aproveitar os benefícios do bacon, a quantidade consumida deve ser dosada, como acontece com qualquer outro alimento.