Benefícios do Açafrão para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
Açafrão é conhecido como Zafaran ou Kesar. O fio como parte da flor é usado para muitos propósitos medicinais e de saúde.
Açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo, já que quase todo o processamento é feito manualmente. O açafrão é um tempero extremamente valioso devido ao seu sabor distinto e suas propriedades medicinais.
É usado em muitas receitas culinárias em todo o mundo, devido ao seu sabor único, relativo à presença de compostos químicos, como picrocrocin (glicosídeo amargo) e safranal.
O produto de ervas mais procurado é usado em doenças como asma, tosse e resfriado, doenças do estômago, insônia, sangramento uterino, câncer, doença de Alzheimer, infertilidade, depressão, colesterol, flatulência, etc. Açafrão contém mais de 150 compostos voláteis que são bons para o bem-estar geral do corpo. A erva é amplamente cultivada no Irã, Turquia, Grécia, França, Itália e Jammu e Caxemira da Índia.
Benefícios do açafrão
- Perda de cabelo – A aplicação de açafrão sobre o couro cabeludo ajuda no tratamento da calvície (alopecia). A mistura de açafrão, leite e alcaçuz, quando aplicado sobre o couro cabeludo, é bom na prevenção da perda de cabelo. A aplicação também é útil para estimular o crescimento do cabelo.
- Pele radiante – O açafrão é altamente benéfico para ter uma pele radiante. Sugere-se que se faça uma mistura de açafrão (2 a 3 porções), leite (3 colheres de chá) e pó de sândalo (1 colher de chá). Aplique a pasta no rosto, massageie suavemente e deixe-a por 15 minutos, lavando com água fresca em seguida. Isso deve ser feito uma vez por semana para ter um rosto liso e brilhante.
- Pele brilhante – Pegue de 4 a 5 fios de açafrão e dissolva-os na água por 2-3 horas. Use esta mistura em seu rosto, massageando suavemente. Lave depois de 5 minutos. O processo pode ser repetido duas ou três vezes por semana para obter uma pele mais iluminada.
- Previne acne e manchas– Faça uma pasta de açafrão (10 fios) com folhas de manjericão (6-7 folhas). Aplique a pasta sobre o rosto e lave a mesmo após 10 minutos. Esta aplicação é boa na prevenção da acne, manchas, espinhas, rugas e outras marcas escuras do rosto.
- Como antioxidantes– O açafrão tem muitos antioxidantes que são benéficos na luta contra os radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
- Controla a frequência cardíaca– O potássio no açafrão é bom no controle da batida do coração, permitindo diminuir a velocidade, protegendo-o.
- Para pressão sanguínea – O tempero açafrão contém muitos minerais como o potássio, cálcio, manganês, ferro, magnésio, zinco e selênio. Alguns destes são úteis no controle da pressão arterial, bem como na formação de hemoglobina.
- Prevenção do câncer – O açafrão contém compostos bioquímicos, como zeaxantina, licopeno, betacaroteno. Todos esses são como moduladores imunológicos e protegem o corpo humano do câncer.
- Reduz o estresse– A presença de carotenoides é benéfica no aumento do nível de imunidade e reduz o estresse induzido por oxidantes.
- Como antidepressivo– A erva contém safranal e alfa-crocína, um composto de óleo volátil, eficaz no controle da depressão e age como anticonvulsivante. Açafrão traz alegria e sabedoria para o corpo.
- Prevenção de doenças – O açafrão contém muitos compostos bioquímicos como antioxidantes, que são bons em combater várias doenças, controlando os radicais livres, promovendo o bem-estar geral do corpo.
- Para desintoxicação – Possui muitas aplicações terapêuticas e na desintoxicação do corpo. Também é usado na cura corporal, para cólicas e espasmos.
- Bom para a digestão– O açafrão é bom para a digestão devido à presença de múltiplos compostos medicinais e anticonvulsivos. Para estimular a digestão, sugere-se que se faça uma mistura de água (1 litro) e açafrão (1 g) para fortalecer a função do estômago. O açafrão também é benéfico quando o fígado e o baço se ampliam.
- Para o funcionamento celular– Devido à presença de muitos macros e micros nutrientes, especialmente potássio e magnésio, é útil no crescimento de células e tecidos. Também é útil na reparação das células do corpo.
- Formação de hemoglobina– O açafrão contém ferro, que é bom na hemoglobina do sangue.
- Para a saúde geral – A presença de minerais como o cobre, potássio, cálcio, manganês, ferro, magnésio, zinco e selênio, promove a saúde ideal.
- Para a redução da dor– Desde os tempos antigos, o açafrão é usado como analgésico. As dores relacionadas aos períodos menstruais podem ser aliviadas tomando chá ou leite juntamente com açafrão.
- Para dor de dente– Massagear os dentes com açafrão e mel, ajuda a aliviar a dor das gengivas. Também pode ser aplicado com mel e com glicerina para relaxar as partes tonificadas da boca.
- Para lábios saudáveis– O açafrão é um dos poucos produtos vegetais, que é a maior fonte de vitamina B2 (riboflavina). Tomar açafrão com frequência é útil na prevenção da dor na garganta, inchaço da língua, rachaduras nos lábios, rachaduras na pele e irritação da pele.
- Como analgésico– O açafrão contém um composto sedativo chamado safranal, que tem maior impacto no sistema nervoso e é muito útil como analgésico.
- Para resfriados– Quando o açafrão (0,5 g a 1 g) é misturado com água morna (1 litro) e bebido, o mesmo é útil na cura de tosses e resfriados.
- Desenvolve imunidade– O açafrão tem uma percentagem adequada de vitamina C, que funciona como reforço da imunidade e o poupa de várias doenças.
- Para problemas musculares– O açafrão é usado na cura da degeneração muscular relacionada à idade. A erva não só reduz o processo de degeneração, mas também ajuda a curar as células danificadas.
- Para a vitalidade masculina– O açafrão é usado para aumentar a vitalidade dos homens. Mesmo esta erva mágica tem a capacidade de proporcionar vigor às pessoas mais velhas.
- Para problemas neurológicos– Desde os tempos antigos, o açafrão é usado na testa por causa de seus benefícios neurológicos.
- Para a menstruação– Açafrão é usado para controlar a perda de sangue durante o ciclo menstrual.
- Para artrite– Os médicos ayurvédicos prescrevem açafrão para pacientes com artrite. Também é bom no controle da asma. O açafrão ajuda a limpar a respiração.
- Para gravidez– O açafrão com leite durante a gravidez é bom para melhorar o fluxo sanguíneo pélvico e reduz a ocorrência de cãibras, o que é comum durante a gravidez. Beber leite com açafrão ajuda a estimular a produção de serotonina que controla mudanças de humor, tensão, estresse e depressão na mulher grávida.
Propriedades do açafrão
Crocus sativus Linné, vulgarmente conhecido como açafrão, é a matéria-prima para uma das especiarias mais caras do mundo, e tem sido usado há séculos.
Os curandeiros egípcios usaram a erva para tratar doenças gastrointestinais e, na época romana, era usada para promover a cicatrização de feridas e aliviar as queixas respiratórias.
Nos últimos tempos, tem sido usado como agente anti-inflamatório e anticancerígeno e também foi pesquisado no tratamento de defeitos cognitivos.
Outros usos do açafrão na medicina tradicional o incluem como um abortivo e no tratamento de espasmos, febre, resfriados, bronquite e insônia. Na medicina popular e ayurvédica, foi utilizado como expectorante, sedativo, anti-asma e em várias preparações opióides para alívio da dor durante os séculos XVI e XIX.
Muitas culturas adotaram seu uso como uma substância medicinal ou dietética. Os egípcios o misturaram com mel e os romanos buscaram açafrão como um afrodisíaco, espalhando-o em suas camas na noite de núpcias.
Valor Nutricional do Açafrão
Uma colher de sopa de açafrão (dois gramas) contém aproximadamente:
- 6 calorias;
- 1,3 gramas de carboidratos;
- 0,2 gramas de proteína;
- 0,1 gramas de gordura;
- 0,1 gramas de fibra;
- 0,6 miligramas de manganês;
- 1,6 miligramas de vitamina C;
- 5,3 miligramas de magnésio;
- 0,2 miligramas de ferro;
- 5 miligramas de fósforo;
- 34,5 miligramas de potássio;
Como usar o açafrão
Devido ao seu sabor único, o açafrão é usado em muitas receitas de alimentos, bem como em refrescos.
Mas como usar o açafrão na comida?
A parte comestível do açafrão é o estigma, uma haste longa, fina e dourada dentro da flor.
Os fios são utilizados em muitos pratos de arroz, bem como com vegetais, carnes, frutos do mar, aves e assados. Eles adicionam um sabor afiado, quase medicinal e uma linda cor amarela alaranjada ao prato.
Ao longo da sua história, o açafrão também foi usado em lavagens corporais, como narcóticos, aromáticos, em cosméticos, como antidepressivos e, claro, como tempero. Tão coloridos quanto aromatizantes de todos os tipos de pratos tradicionais.
O extrato de açafrão emagrece, pois ao ingeri-lo, o indivíduo sente menos fome, regulando a alimentação.
Chá de açafrão
O chá de açafrão pode ser feito de maneira prática, colocando os fios em água quente. Mas o aroma pode ser forte e amargo. Por este motivo, várias receitas colocam a erva de jeitos diferentes. Você pode misturá-lo com folhas de chá, ou colocar outras ervas e especiarias.
As receitas podem diferenciar, mas habitualmente incluem água fervente em uma vasilha, colocando açafrão e outros ingredientes a seguir.
Deixe o açafrão de pé do modo como deixaria um saquinho de chá sentado em água quente, de cinco a oito minutos. Em seguida, tire os restos e delicie-se.
Açafrão em Pó e Açafrão da Terra
O açafrão da terra, chamado também de nomes como cúrcuma, turmérico, raiz de sol, açafrão da índia, açafrão e gengibre amarelo, é uma planta originária do gengibre vinda da Ásia.
Dele provem uma especiaria conhecida como tempero pó de caril, com um aspecto amarelo bem forte que é passado aos alimentos cozidos com ele.
Da raiz seca e moída é originado o pó, chamado somente de açafrão, que serve como condimento ou corante amarelo intenso, tanto na cozinha quanto nos medicamentos.
Portanto, é importante não confundir com a especiaria real conhecida puramente como açafrão.
Açafrão da Terra – Receitas
Arroz com açafrão da terra: Arroz comum refogado com alho, mas com um toque maravilhoso de açafrão. Um retoque para diferenciar o seu arroz normal.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara de arroz
- 2 1/2 xícara de água
- 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra
- Sal a gosto
Aqueça o óleo numa panela e doure o alho. Coloque o arroz e refogue por 2 minutos. Adicione a água e o açafrão e cozinhe até secar. Tempere com sal a gosto e sirva.
Contra indicações do açafrão
O açafrão não deve ser consumido durante a gravidez, deve ser sempre administrado em pequenas doses conforme indicado e não deve ser usado por um período muito prolongado.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Gengibre
Benefícios e Propriedades do Cominho
Benefícios e Propriedades do Coentro
Benefícios e Propriedades da Cebola
Benefícios e Propriedades do Feno Grego
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades da Salsa
Benefícios e Propriedades do Cardamomo
Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico
Benefícios e Propriedades do Manjericão
Benefícios e Propriedades da Lentilha
Benefícios e Propriedades da Noz-Moscada
Benefícios e Propriedades do Tomate
Benefícios e Propriedades do Espinafre
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.