Benefícios da Semente de Moringa para a saúde

As sementes de moringa são uma descoberta potencialmente incrível, com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de redução do colesterol apontados entre alguns de seus benefícios. As sementes de moringa também oferecem muitos benefícios nutricionais. Elas contêm:

  • 7 x mais vitamina C do que as laranjas; 
  • 4 x a quantidade de vitamina A encontrada nas cenouras; 
  • 4 x mais cálcio do que o leite; 
  • 3 x mais potássio do que a banana; 
  • 2 x mais proteínas do que iogurte.

E tudo isso pode ser observado apenas arranhando a superfície dos supostos benefícios das sementes de moringa.

A planta é consumida por culturas indígenas em todo o mundo há mais de 4.000 anos. A semente de moringa tem densidade nutritiva, rica em cálcio, ferro, vitaminas e aminoácidos essenciais que se encontram em outras proteínas completas, como quinoa e carne. 

Moringa pode beneficiar o corpo de muitas maneiras, incluindo energia melhorada, sono, nível de pressão arterial, nível de açúcar no sangue, cabelo e pele, para citar alguns. Em Ayurveda (medicina tradicional da Índia), acredita-se que as folhas de moringa evitem mais de 300 doenças e deva ser usado o tempo todo na cura tradicional.

Com esses resultados impressionantes, não é de admirar como a semente de moringa se tornou um superalimento muito conhecido no mundo todo. Suas vitaminas são essenciais para o corpo combater os radicais livres e evitar graves danos oxidativos.

Benefícios da Semente de Moringa

Cada parte da planta da moringa tem seus próprios benefícios. Se você está usando as folhas, flores, raízes ou sementes, cada uma ajudará o corpo de várias maneiras diferentes.

Abaixo estão apenas alguns dos benefícios da semente de moringa:

  • Pressão sanguínea – As sementes de moringa funcionam para diminuir a pressão arterial. A pressão arterial elevada está cada vez mais se tornando um problema, já que o mundo ocidental luta com os novos níveis de obesidade. A alta pressão pode causar sérios problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
  • Níveis de açúcar no sangue – Ao lado de sua capacidade de baixar a pressão arterial, isso vai de encontro com a capacidade da semente para reduzir os níveis de açúcar no sangue. O rico concentrado de zinco da semente ajuda a regular a secreção de insulina. À medida que isso se torna mais normal, os níveis de açúcar no sangue também se tornam regulares.
  • As sementes de moringa são ricas em fibras – As sementes de moringa são ricas em fibras. Fibra trabalha com o corpo para manter um sistema digestivo saudável. Também é importante para o sistema cardiovascular. A fibra das sementes de moringa ajuda a mover o alimento ao longo do sistema digestivo para quebrar e usar em todo o corpo.
  • Colesterol – Com zero presença de colesterol nas sementes, moringa é conhecida por reverter os efeitos do colesterol elevado. Taxas elevadas de colesterol no sangue estão ligadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Em antigos medicamentos tailandeses, moringa é classificada como um cardiotônico que controla e melhora a forma como o coração se contrai. Tem muitos benefícios para a nossa saúde e pode prevenir coágulos sanguíneos ou doenças cardiovasculares. Se você está precisando melhorar sua dieta, procure substituir as gorduras animais saturadas pela semente, para manter os níveis de colesterol baixos.
  • Pele bonita – O óleo é extraído das sementes para criar uma série de produtos cosméticos. O óleo contém até 30 antioxidantes e um excedente de vitamina A considerada a escolha ideal para produtos de pele. A vitamina A aumenta a firmeza da derme, fazendo parecer mais jovem, além de combater sinais de envelhecimento e estresse. Isso acontece promovendo a formação de colágeno dentro das células da pele. O óleo gorduroso é conhecido como óleo Ben e forma cerca de 40% da semente de moringa. Não tem cheiro ou cor e gosto doce. O óleo funciona como um hidratante e um limpador antisséptico, para se livrar da acne e cravos.
  • Perda de peso – O óleo Ben do extrato das sementes quebra as gorduras animais saturadas na dieta e trabalha com o sistema digestivo para eliminar as gorduras que não precisamos. Ao fazer isso, o óleo reduz a gordura da barriga, portanto, moringa oleífera emagrece.
  • Câncer – De acordo com alguns cientistas, as qualidades anticarcinogênicas da moringa podem acelerar a contagem de morte das células cancerosas, parando seu crescimento e desenvolvimento. Alguns pesquisadores acreditam que, consecutivamente, ingerir pó das sementes de moringa por 3 semanas pode realmente restringir e prevenir o câncer de colón.
  • Anti-inflamatório – A planta da moringa é bem conhecida como um anti-inflamatório natural, então as sementes não são diferentes. As sementes de moringa podem reduzir a dor e aumentar a saúde de nossas articulações. O fortalecimento das articulações com aminoácidos e proteínas permite que os sofredores de artrite e outros distúrbios vivam uma vida mais independente.
  • Melhora a Visão – A vitamina A fortalece o sistema imunológico e repara a membrana mucosa. Com isso, as sementes de moringa cuidam dos nossos olhos e mantêm nossa boa visão.
  • Sistema imunológico – Moringa concentra um enorme nível de vitamina C, o que a torna ideal para impulsionar o sistema imunológico. As vitaminas funcionam para combater os radicais livres e agentes infecciosos. As enormes quantidades de nutrientes digeridas ao comer as sementes da planta moringa aumentam o sistema imunológico e ajudam a curar contusões, cortes, queimaduras e lesões menores de forma mais oportuna.
  • Dentes e ossos – Ricas em zinco, cálcio e muitos outros minerais, as sementes de moringa garantem o bem-estar geral. Outros minerais encontrados nas sementes, como o ferro, reduzem e previnem sintomas de anemia. O cálcio mantém fortes ossos e dentes. O zinco é conhecido por facilitar a espermatogênese (o processo de produção de esperma em homens).
  • Incentiva o crescimento do cabelo – A vitamina C presente nas sementes pode estimular e melhorar a circulação sanguínea através do couro cabeludo para ajudar os folículos pilosos a crescer e fortalecer. Isso resulta em cabelos completamente saudáveis.

Propriedades da Semente de Moringa

Cientificamente conhecida como Moringa oleífera da família Moringaceae, acumula nomes populares como acácia branca, cedro, moringueiro, quiabo de quina, árvore rabanete de cavalo, entre outros regionais.

Semente de moringa vem da Moringa oleifera, uma árvore de crescimento rápido encontrada no sul da Ásia e em todo o trópico. A árvore é resistente e próspera mesmo em condições de crescimento áspero, por isso suas mudas podem ser plantadas quase em qualquer lugar e colhidas em pouco tempo. 

Surpreendentemente, também podem purificar a água insalubre através do processo de imersão e limpeza.

A árvore da moringa (Árvore da Vida) serve como um aprimoramento nutricional nos países em desenvolvimento, como Malawi, Senegal e Índia devido à taxa de crescimento rápido e a colheita o ano todo. Elas são altamente valorizadas pelo seu benefício nutricional, assim como a própria planta de moringa.

A semente tem uma aparência única. Concebida de forma evolutiva com asas cinzentas, as sementes são transportadas pelo vento para terrenos férteis onde crescem novas plantas de moringa.

Elas são de forma circular, grandes para uma semente. São encontrados nas vagens da árvore, e normalmente se parecem com feijões verdes. Estas podas de feijão verde podem crescer em grandes dimensões e derramar dezenas de sementes. Durante os meses de reprodução, a árvore de moringa fornece centenas de vagens com sementes, resultando em dezenas de novas árvores a cada ano.

Para realmente provar a riqueza da planta e suas sementes, tudo o que você precisa fazer é verificar o valor nutricional:

  • 8,53 mg de carboidratos
  • 2,1 mg de proteína
  • 3,2 mg de fibra dietética
  •  0 de colesterol
  • 0,62 mg de niacina
  • 30 mg de cálcio
  • 45 mg de magnésio
  • 50 mg de fósforo
  • 461 mg de potássio

Contraindicações do chá de Moringa

As folhas de moringa são usadas para preparar o chá mergulhando as folhas secas e preservando-as em água quente, que libera seus compostos químicos especiais. Muito parecida com a forma como o chá verde é feito. 

Os efeitos colaterais podem existir, mas ainda não foram feitas pesquisas suficientes para fazer qualquer alerta. Tenha cuidado e, se algo estranho acontecer, pare de tomar o chá e consulte um médico.

E se você começar a sofrer efeitos colaterais anormais, como urticária, erupção cutânea grave, palpitações cardíacas, tonturas ou sinais de anafilaxia, procure ajuda médica imediatamente.

As folhas de moringa secas também são moídas para criar um pó duradouro, ou os extratos potentes são retirados das folhas para serem usados ​​na formação de suplementos concentrados em cápsulas de moringa.

Tanto as sementes, quanto as folhas ou as cápsulas, você pode comprar em lojas de alimentação especializadas, feiras livres, supermercados de alimentação saudável, entre outros locais do ramo de tratamentos naturais e nutrição.

Dosagem Indicada

Embora os ensaios e estudos em humanos para sementes de moringa sejam limitados, os resultados dos estudos realizados em ratos mostram que 150 a 200 mg / kg tomados por via oral (como tintura em água) parece ser uma dose ideal. A partir daí, pode-se estimar o seguinte:

  • 1,600 a 2,200 mg para uma pessoa de 150 quilos
  • 2,100 a 2,900 mg para uma pessoa de 200 quilos
  • 2,700 a 3,600 mg para uma pessoa de 250 quilos

Apesar de este suplemento ser totalmente natural, pode haver complicações e efeitos colaterais, por isso é melhor saber algumas advertências antes de iniciar qualquer tratamento.

  • Não tome o chá de estômago vazio;
  • Não é aconselhável comer sementes de moringa com o estômago vazio. Isso pode causar vômitos;
  • Descasque as sementes antes de comer;
  • Algumas pessoas sugerem manter a casca e lavar as sementes com água salgada. Isso pode ser benéfico ao tentar perder peso e para desintoxicação;
  • No entanto, não coma as sementes com a casca;
  • Não coma as sementes se estiver grávida ou em lactação;