Benefícios do Chocolate para a saúde

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



O chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo. Seus diferentes tipos e muitos produtos agradam aos mais diferentes paladares. Esse alimento é feito a partir da amêndoa torrada e fermentada do fruto cacau. 

propriedades do chocolate

O cacaueiro (Theobroma cacao) é uma planta nativa da América Central. Os primeiros registros da sua utilização remontam as civilizações Olmecas e Maias. Desde a sua domesticação, o cacau vem sendo cultivado para se fazer uma bebida amarga chamada de Xocoati. Essa bebida é preparada com baunilha e pimenta. Acredita-se que seja afrodisíaca e combata o cansaço.

Na época dos descobrimentos, este alimento foi levado para Europa, onde se popularizou. Contudo, o clima europeu não é adequado para o plantio do cacau e, por isso, as colônias americanas continuaram a fornecer este produto. Atualmente, os maiores produtores de cacau estão na África Ocidental.

Apesar de o chocolate ser um alimento amargo, após sucessivos aprimoramentos, desenvolveu-se inúmeros produtos a partir deste que agradam os mais diferentes paladares. Inicialmente o cacau era apenas utilizado como bebida quente, após descobriu-se como deixa-lo na forma sólida. Hoje em dia existem produtos na forma sólida, em pó, líquido e pastoso.

O uso do chocolate é extensivo, sendo utilizado em doces, bolos, tortas, biscoitos, sorvetes, mousses e caldas. Contudo, seu uso não se restringe a receitas doces, sendo atualmente utilizada em muitas receitas salgadas.

O cacau, além de ser muito utilizado na culinária, também é utilizado na indústria cosmética. Sendo o ingrediente de muitos cremes para o rosto, shampoos, condicionadores, máscaras e protetores labiais.

O chocolate é tão importante na nossa cultura que foi associado a determinadas festividades, como a Páscoa. Ademais, ele possui inúmeras propriedades que são importantíssimas para a saúde do corpo. Contudo, essa mesma substância tão importante para o ser humano pode ser muito tóxica para alguns animais.

Benefícios do chocolate

O chocolate possui muitos benefícios para saúde humana. Pesquisas recentes indicam que o uso contínuo, mas moderado, deste alimento é muito benéfico para diversas áreas do corpo. Abaixo deixamos explicadas algumas propriedades do chocolate.

  1. Ajuda a prevenir o câncer de intestino: Segundo cientistas dos Estados Unidos, no chocolate há uma substância chamada de procianidinas, que possui propriedade antioxidantes que auxiliam a proteger as células de tumores.
  2. Gera bem-estar: O chocolate tem a capacidade de fazer o corpo liberar endorfina e dopamina na corrente sanguínea. Estes hormônios causam a sensação de bem-estar e prazer.
  3. Aumenta o fluxo arterial: Segundo alguns estudos, o chocolate em sua versão amarga, auxilia a melhorar o fluxo arterial, diminuindo problemas cardiovasculares e a tendência de coagulação das plaquetas e obstrução de vasos sanguíneos.
  4. Diminui os níveis de colesterol: Cientistas realizaram experimentos e comprovaram que este alimento possui a capacidade de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).
  5. Melhora a saúde do coração: O chocolate possui as substâncias catequinas e procianidinas que são capazes de inibir uma enzima do corpo que é responsável por elevar a pressão arterial, auxiliando na manutenção de um coração saudável. Como é rico em antioxidantes, possui a capacidade de proteger as células do envelhecimento, combatendo os radicais livre e ataques cardíacos.
  6. Auxilia a manter o cérebro saudável: Esse alimento possui um composto chamado de epicatequina, que protege as células nervosas cerebrais. Segundo cientistas, está substância pode auxiliar a combater os danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral (AVC).
  7. Previne pré-eclâmpsia: O chocolate possui teobromina, que tem a capacidade de ajuda a prevenir a pré-eclampsia.
  8. Mantem a pele bonita: Como é rico em antioxidantes, auxilia a pele a se renovar e evita a oxidação dela. Ademais, o chocolate é muito hidratante, protegendo a pele do ressecamento.

Nutrientes do chocolate

O chocolate é riquíssimo em nutrientes, com uma tabela nutricional muito completa, este alimento traz inúmeros benefícios para o corpo. A cada 100g deste produto da variedade 45-59% cacau há 546 kcal, sendo 61g de carboidratos; 31g de gorduras e 4,9g de proteínas. Ela também possui 6mg de colesterol; 24mg de sódio; 559mg de potássio; 43mg de cafeína; 50 IU de vitamina A; 56mg de cálcio; 8mg de ferro e 146mg de magnésio.  O chocolate também possui cobre, zinco, selênio e vitamina E.

Malefícios do chocolate

O chocolate em si não possui malefícios, a não ser para as pessoas que têm alergia ou algum tipo de intolerância ao seu consumo. Contudo, os subprotdutos do chocolate, como o chocolate 40% e o chocolate branco, não são muito saudáveis. Estes produtos não são muito recomendados, pois possuem uma grande quantidade de açúcar e gorduras que são prejudiciais para o organismo. Contudo, o consumo em pequenas quantidades também não afetará muito a saúde.

Nessa mesma linha de raciocínio, o chocolate engorda, mas somente engorda se consumido em demasia. Em pouca quantidade não afetará a balança. O recomendado pelos nutricionistas é que não se ultrapasse 25g a 30g deste produto por dia.

Tipos de chocolate

Existem diversas variedades de chocolate, uma para cada tipo de gosto. Abaixo, deixamos separados os tipos básicos. É claro que, de cada variedade, existem diversas derivações, mas fizemos um apanhado geral para se entender os tipos mais comuns.

  1. Chocolate amargo: Também conhecido como “Dark”, possui a maior concentração de cacau, sendo riquíssimo em flavonoides. A porcentagem de cacau deve ser maior que 70%, com pouquíssimo açúcar e não deve conter leite em sua composição. Essa é a variedade com maior benefício e a mais amarga. 
  2. Chocolate meio amargo: Este também possui bastante cacau, normalmente entre 50% e 70%, com pouco açúcar e sabor levemente amargo.
  3. Chocolate ao leite: Essa variedade possui menor quantidade de cacau, entre 36% e 50% de cacau. Parte de sua massa de cacau é substituída por leite em pó. Também possui licor e manteiga de cacau. O resultado é doce, com textura cremosa.
  4. Chocolate branco: Apesar de receber o nome de chocolate, muitos especialistas não o consideram como, pois não possui cacau em sua composição. Este chocolate é composto apenas por manteiga de cacau, açúcar e leite. O produto é muito doce, calórico, com textura cremosa e não possui antioxidantes como os outros produtos de chocolate.

Receita de bolo de chocolate

Existem diversas receitas com chocolate a mais famosa é o bolo de chocolate. Para encerrar este artigo, deixamos uma receita de um delicioso bolo de chocolate.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de leite;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 4 colheres de chocolate em pó ou achocolatado;
  • 4 ovos e
  • 2 colheres de chá de fermento.

Modo de preparo:

  1. Separe as gemas das claras e reserve as claras;
  2. Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até formar um creme fofinho;
  3. Acrescente a esta mistura o leite, a farinha peneirada e o chocolate em pó;
  4. Bata esta mistura até que esteja tudo homogêneo e depois adicione o fermento em pó. Misture até estar tudo homogêneo novamente e reserve.
  5. Em outro pote bata as claras em neve e depois, incorpore essa clara na mistura do bolo.
  6. Após deixar tudo homogêneo, despeje em uma forma untada e leve para o forno pré-aquecido a 180º por 35 minutos.

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.