Benefícios da Nêspera para a saúde

A nêspera é uma fruta muito famosa na medicina chinesa devido à sua utilização terapêutica para tratamentos de saúde. Essa fruta é oriunda de regiões montanhosas e florestas tropicais do sudeste da China.

Benefícios da Nêspera para a saúde

Ela é cultivada na Ásia Oriental, no entanto, com o passar do tempo, mais pessoas têm tido o prazer de apreciar o sabor doce e impactante.

Fruta Nêspera

Nêspera é o nome da árvore que dá esses frutos. Elas amadurecem no final do inverno e no início da primavera. Essa fruta é oval e possui de três a cinco centímetros. A casca, que é de cor amarelo alaranjada, é fina, macia e aveludada.

No geral, a nêspera é descascada para ser consumida. A casca é fina e pode ser retirada sem dificuldade quando a fruta está madura. Vale mencionar que ela é comparada à maçã por alguns consumidores. Isso se dá devido ao alto teor de açúcar e acidez, por exemplo.

Ela é consumida in natura e combina com outras frutas. Caso queira, pode ser misturada com outros tipos em saladas de frutas.

Benefícios da nêspera

A nêspera é considerada uma fruta que possui diversos benefícios para a saúde, sejam eles:

  • Rica em antioxidantes;
  • Pouco calórica;
  • Auxilia nas funções cardíacas e arterial;
  • Reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • Excelente fonte de vitamina A;
  • Rica em potássio;
  • Auxilia no fortalecimento dos ossos;
  • Ajuda na formação das células vermelhas do sangue; e
  • Contribui para a produção de hormônios, enzimas e células sanguíneas.

Propriedades da nêspera

A nêspera é fonte de:

  • Pectina;
  • Tanino;
  • Ácido cítrico;
  • Ácido bórico;
  • Málico; e
  • Tartárico.

Vale destacar que, em sua composição nutricional, há a presença massiva de vitaminas do complexo B, vitamina B6, vitamina A, niacina e vitamina C.

Ainda nessa perspectiva, a nêspera é uma ótima fonte de minerais, bem como cobre, ferro, cálcio, manganês e fósforo.

A nêspera contribui para:

  • Alívio da amigdalite;
  • Trata a estomatite;
  • Regula o intestino;
  • Tonifica a mucosa intestinal; e
  • Atenuação de dores de garganta.

Nêspera ou ameixa

A nêspera também é conhecida como ameixa-amarela. Essa fruta, além de apresentar poucas calorias, é fonte de vitaminas e minerais.

Faz-se importante salientar que a cor alaranjada está associada à presença de betacaroteno, que, por sua vez, auxilia na proteção da pele e dos olhos. Adicionalmente, essa fruta possui uma quantidade significativa de fibras, logo, auxiliam no trato intestinal.

Como plantar nêspera

É possível pegar as sementes de frutos adquiridos ou de outras árvores. Para tanto, observe os passos a seguir:

1. Escolha os frutos que tiverem a aparência mais saudável possível;

2. Remova a polpa;

3. Lave as sementes e deixe-as secar na sombra;

4. Coloque-as em saquinhos como adubo para mudas neutro; e

5. Mantenha o adubo úmido e nunca encharcado.

À medida que o substrato for mantido úmido, os sacos devem ficar preferencialmente em locais meio assombreados. Isso significa que eles podem pegar o sol da manhã até que o primeiro broto seja percebido. Após esse momento, é possível plantá-lo em um local definitivo.

Cultivo de nêspera

Considerando o fato de que a nêspera é uma árvore de médio porte, é preciso escolher um local com espaço para que ela possa desenvolver sem disputar espaço com as outras plantas.

Enquanto a planta estiver em processo de crescimento, mantenha o solo fertilizado com adubo e substrato. Lembre-se que o solo deve estar úmido e nunca encharcado. Quando a planta estiver maior, as frutas começarão a nascer. A partir disso, coloque uma embalagem ou jornal protetor em cada cacho para proteger das pragas até que amadureçam e possam ser colhidos.

Remova as folhas menos viçosas, mas não precisa cortar os galhos. Deixe as frutas no pé para prolongar a frutificação. Depois é só aguardar pela próxima safra do próximo final de inverno.

Época da nêspera

Como essa árvore possui um bom desenvolvimento, ela se adapta facilmente tanto às temperaturas amenas quanto quentes. Esse tipo de árvore prefere solos profundos, ricos em matéria orgânica e abundância de água.

A nespereira produz bons frutos a partir do segundo ano de cultivo e essa produção pode se desdobrar por mais de vinte anos.

Árvore da nêspera

A árvore de nêsperas no Brasil é chamada de nespereira, uma espécie vegetal da família Maloideae da família Rosaceae. Essa árvore, que possui folhas alongadas e de coloração verde-escura, pode atingir até dez metros de altura.

A árvore possui folhas alongadas, coloração verde-escura e textura rígida. Vale destacar que muitas pessoas conhecem-na como ameixa-do-pará, ameixa japonesa ou ameixa-amarela.

Essa árvore se difere das outras árvores frutíferas em diversos aspectos. Dentre eles destacamos que as flores aparecem no outono e início do inverno e os frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera.

As raízes da nêspera são bem profundas. Dessa forma, a árvore pode tombar caso haja ventos fortes. Os ramos são resistentes, então não há perigo de quebrar com os ventos. Em contrapartida, os frutos podem ser prejudicados.

Nêspera em vaso

É sabido que muitas pessoas procuram por essa fruta, seja devido aos benefícios que ela oferece, seja pelo sabor característico. Ademais, há indivíduos que procuram esse tipo de planta com fins decorativos. A nêspera ou ameixa-amarela, como é conhecida popularmente, produz quantidades significativas de flores que embelezam o ambiente.

Engana-se quem pensa que essa árvore só pode ser cultivada em quintais grandes. A melhor maneira de adquirir essa planta seria comprar uma muda já preparada para o plantio.

Faz-se importante destacar que as mudas devem ficar posicionadas em lugares meio-sombreados, desde que peguem sol pela manhã. Esse processo deve ser mantido até que o primeiro broto nasça. A partir de então, a muda pode ficar em um local definitivo.

O ideal é que o vaso tenha, no mínimo, dez litros. Isso ajudará a planta a se desenvolver adequadamente.

Preço da nêspera

Dependendo da época, é possível encontrar uma caixa de dois quilos de nêspera a R$ 20,00.

Cada porção de 100gr equivale a 45kcal.