Benefícios da Guariroba para a saúde

A guariroba é uma fruta tipicamente brasileira, como o seu o próprio nome já sugere. Embora algumas pessoas não saibam, essa fruta é provinda de uma palmeira da onde nasce uma flor que dá origem ao fruto.

A palmeira da guariroba pode chegar a até 20 metros de altura e, durante as estações de primavera e outono, dá origem a flores da onde mais tarde surgirão os frutos. A guariroba possui uma casca dura, de cor verde com nuances de amarelo.

Já a sua polpa envolve a sua semente, que é considerada um tipo de oleaginosa e também pode ser consumida como alimento. Quer conhecer mais sobre essa fruta e sobre os seus benefícios para a nossa saúde? Então leia atentamente as informações a seguir.

Qual é a origem da fruta guariroba?

Como já dissemos anteriormente, a guariroba é uma fruta originária do Brasil. O seu cultivo se dá principalmente no cerrado, na região centro oeste do país.

Segundo alguns estudos mostram, é justamente o local onde a fruta é cultivada que faz com que as suas propriedades sejam tão benéficas para a nossa saúde. Isso porque devido a ser um ambiente com clima mais seco, a guariroba é forçada a se desenvolver em condições mais “extremas”, melhorando assim o desenvolvimento de seus compostos.

Além do nome guariroba, a fruta pode ser conhecida em algumas outras regiões como gueroba, gueiroba, gairoba, coco amargoso, catolé, pati amargoso ou coco babão.

Veja quais são as propriedades presentes na guariroba

A guariroba é considerada um fruto muito versátil e completo, não só pela possibilidade de ser consumidas todas as suas partes, inclusive o seu próprio caroço, mas também pelos nutrientes que o compõe. Confiram a seguir quais são as vitaminas e minerais presentes na fruta:

  • Rica em vitamina C;
  • Vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B11 e B12;
  • Niacina;
  • Carboidratos.

Por ter em sua composição quase todas as vitaminas do complexo B, a guariroba se mostra um alimento essencial e com diversas funções benéficas ao seu organismo, como você poderá acompanhar a seguir.

Quais são os benefícios que o consumo da guariroba pode trazer para você

A guariroba possui uma alta concentração de vitaminas essenciais para o funcionamento adequado de nosso organismo, por esse motivo o seu consumo pode trazer enormes benefícios, sem que para isso seja necessário realizar grandes mudanças em sua alimentação como você irá ver nos itens a seguir.

  1. Analgésico poderoso para dores de dente

Por ser um alimento natural e completo, a guariroba consegue ajudar de forma eficiente no tratamento de dores de dente. Mas, atenção, recomendamos que, sempre que sinta algo de errado com a sua saúde bucal, procure a ajuda de um profissional.

  • Auxilia na perda de peso

Por possuir alguns tipos de proteínas específicas, essa fruta pode ser considerada uma forte aliada no processo de emagrecimento saudável. Isso porque ela é capaz de ajudar a diminuir o peso corporal, além de potencializar o desenvolvimento de estruturas como ossos, músculos, tendões e ligamentos articulares.

  • Ajuda no controle do colesterol

O chá das folhas da palmeira que dá origem à guariroba é conhecido como um remédio natural eficiente para o controle e redução dos níveis de colesterol no nosso organismo.

  • Ajuda a evitar problemas intestinais e infecções

Tanto as folhas como a casca dessa fruta podem ser muito eficientes no tratamento de diversos distúrbios devido à sua ação adstringente. Através delas, podem ser tratados problemas intestinais, como a prisão de ventre e diarréia, além de ajudar no tratamento de infecção do trato urinário.

  • Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica na porcentagem de uma série de vitaminas e minerais, a guariroba se mostra uma ótima aliada no fortalecimento do sistema imune, ajudando a evitar a ocorrência de doenças e infecções.

  • Alivia dores no corpo

O caule e a folha da guariroba vêm sendo usados há muito tempo como remédio natural. Devido às suas propriedades medicinais, foi possível observar grande eficiência na realização de banhos de imersão para o alívio e tratamento de dores musculares de baixo a moderado grau.

Existe alguma contra indicação do consumo de guariroba?

Até hoje não há registros de efeitos colaterais do consumo da fruta que gerasse algum tipo de contraindicação. Entretanto, é importante salientar que o seu consumo deve ser feito com moderação, uma vez que a ingestão demasiada da fruta pode trazer alguns problemas estomacais.

Como plantar a guariroba?

O plantio da guariroba não é considerado complexo, uma vez que é possível encontrar mudas da planta facilmente em comércios especializados. Além disso, a planta não é considerada muito exigente quando se trata de solo e cuidados.

O ambiente onde será realizado o plantio não precisa ser tão rico em propriedades e nutrientes como algumas outras plantas exigem. Porém, é muito importante se atentar ao fato de que a planta que dá origem à fruta pode chegar a 20 metros de altura, sendo assim, é necessário que o local seja bem espaçoso e livre de fiações elétricas.

Onde comprar guariroba?

Bom, a fruta guariroba não é tão fácil de encontrar, dependendo da região do país, porém, em algumas feiras e mercados especializados em frutas típicas, é possível encontrá-la.

Agora, se você deseja comprar o palmito que advém da palmeira da guariroba, a missão de comprá-lo pode ser bem mais fácil. Isso porque esse tipo de palmito é muito comum e apreciado, podendo ser encontrado facilmente em diversos estados do Brasil, por um preço bem atraente.

Como consumir a guariroba?

Formas de consumir a guariroba é o que não faltam. Além do caule da planta, que pode ser consumido na forma de palmito, como dissemos anteriormente, a polpa da fruta pode ser consumida como base de diversas receitas, assim como a sua semente, que também é totalmente comestível.

Você já conhecia a guariroba? Sabia de todos os benefícios e propriedades que ela possui? Podemos afirmar que ela é realmente uma fruta completa né! Então não perca tempo e corra para usufruir de tudo o que a guariroba pode fazer por você.