Benefícios da Granadilla para a saúde

A granadilla, também conhecida como maracujá doce em grande parte do Brasil, é uma fruta muito conhecida e recomendada devido aos diversos benefícios que o seu consumo regular pode trazer para a nossa saúde.

Benefícios da Granadilla para a saúde

Essa fruta possui um parentesco com o maracujá, que já conhecemos por aqui, porém há alguns detalhes que os diferenciam. Além de um sabor doce e levemente ácido, a granadilla quando madura possui uma casca laranja, bem firme e por dentro uma fina camada branca.

Sua polpa costuma ser bastante volumosa, apresenta coloração amarela bem viva que envolve sementes pretas e bem sólidas. Se interessou e quer saber um pouco mais sobre essa deliciosa fruta? Então continue acompanhando esse artigo completo que trouxemos pra vocês.

Saiba qual é a origem da granadilla

Embora algumas pessoas nunca tenham ouvido falar sobre a granadilla, ela é uma fruta 100% sul-americana. Não se sabe ao certo quando foi a primeira vez que o fruto foi considerado como um alimento, porém sabe-se que é muito comum em algumas regiões da Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Embora seja uma fruta típica de nosso continente, não é difícil encontrá-la em outras regiões do mundo. Em países como, por exemplo, México, Austrália, África e Papua Nova Guiné é possível encontrar a fruta sendo comercializada.

Aqui no Brasil, o consumo da granadilla não é tão comum, porém é possível encontrá-la em alguns mercados e feiras. Como já dissemos, essa fruta pode ser conhecida por outros nomes, porém, caso você queira procurar por ela, saiba que uma das possíveis pronúncias em português é “granadilha”, já que ela recebe o nome na língua espanhola.

Quais são as principais propriedades da granadilla?

Além de ser uma fruta muito bonita e extremamente saborosa, a granadilla possui uma enorme quantidade de nutrientes que são essenciais para complementar a nossa alimentação. Além de nos deixar mais fortes e saudáveis, a granadilla é um fruto que pode nos trazer inúmeros benefícios à saúde.

Entre as vitaminas e minerais que compõem a granadilla podemos citar:

  • Vitaminas B2, B3, B6 e B9
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Selênio
  • Sódio
  • Zinco

Como já dá pra perceber, a quantidade de nutrientes que a granadilla possui é realmente enorme. Sendo assim, não fica muito difícil imaginar os enormes benefícios que o seu consumo regular pode trazer para a sua saúde.

Saiba como a granadilla pode beneficiar a sua saúde

Embora já dê para imaginar um pouco do que o consumo de granadilla pode fazer para a sua saúde através dos componentes que trouxemos acima, você realmente não consegue imaginar o quão extensos são os benefícios que ela pode te proporcionar. Acompanhe a seguir:

  • Função antiparasitária:

A granadilla é considerada uma fruta muito especial por essa função que lhe é atribuída. Sua composição permite que ela exerça papel antiparasitário, impedindo que alguns parasitas se instalem em nosso organismo. Além disso, ela se mostra eficiente no auxílio da remoção desses intrusos hospedeiros quando eles já sem encontram em contato conosco.

  • Ajuda a eliminar toxinas

Essa fruta também é conhecida por sua importante função diurética que auxilia na eliminação de líquidos em excesso e de toxinas presentes no nosso corpo.

  • Ajuda a evitar/ combater a anemia

Por ter em sua composição uma poderosa combinação de substâncias, como a vitamina C e o ferro, essa fruta atua de forma importante a ajudar no combate a anemia.

  • Ajuda no processo de crescimento infantil

Alguns estudos trazem que o consumo de granadilla pode ser um aliado importante para auxiliar no crescimento e desenvolvimento saudável do seu filho.

  • Deixa o seu coração mais saudável

O consumo de granadilla pode comprovadamente melhorar a saúde do seu coração. Isso porque pode regular de forma eficaz os níveis de hipertensão arterial, ajudando a evitar assim outras doenças graves relacionadas ao sistema cardiovascular.

  • Um poderoso calmante natural

Assim como o seu parente maracujá, a granadilla é uma fruta que apresenta grande poder calmante, sendo eficiente no tratamento de crises de ansiedade e ajudando a melhorar significativamente a qualidade do seu sono.

  • Ajuda a manter o seu fígado mais saudável

Além de melhorar a liberação e fluxo da bile no nosso corpo, a ingestão de suco de granadilla pode ser uma medida eficiente para prevenir doenças relacionadas ao mal funcionamento do nosso fígado.

  • Realiza o combate eficiente de problemas intestinais

Além de melhorar o funcionamento intestinal, a granadilla consegue combater problemas como prisão de ventre, diarréia e cólicas.

  • Reduz a ocorrência de espasmos

Já foi comprovado que o seu consumo regular é capaz de diminuir de forma eficiente a ocorrência de espasmos musculares, podendo aliviar até mesmo crises convulsivas em alguns casos.

Como se dá o cultivo da granadilla no Brasil

Se você se interessou pelas propriedades da fruta e deseja tê-la em seu quintal, saiba que essa pode ser uma opção interessante. Aqui no Brasil é possível adquirir a muda da granadilla em locais especializados e realizar o seu plantio no quintal de sua casa.

Mas é necessário se atentar a alguns detalhes importantes, a árvore que dá origem aos seus frutos é um pouco exigente em termos de solo, e também é um pouco sensível à temperatura. A granadilla não costuma suportar clima mais frio, tendo um bom desenvolvimento em temperaturas que variam entre 15° e 18° Celsius.

Agora caso você deseje apenas comprar a fruta, pode ser que se assuste um pouco com o preço. Há alguns fornecedores no interior do estado de São Paulo que comercializam a granadilla, porém o seu preço pode chegar a até R$ 100,00.

Como consumir a granadilla?

A granadilla, assim como o maracujá é uma fruta bem versátil. Há quem prefira consumi-la in natura. Além disso, pode-se utilizá-la como ingrediente principal de sucos, vitaminas, bolos, tortas e geleias.

E aí, você sabia que o consumo de granadilla poderia te trazer todos esses benefícios? Não perca tempo e corra aproveitar tudo o que essa deliciosa fruta pode te oferecer!