Benefícios da Água de limão para a saúde

A água com limão é consumida diariamente e pode trazer diversos benefícios à saúde, incluindo a prevenção de doenças do coração e o combate ao envelhecimento precoce.

Ainda nessa perspectiva, a vitamina C presente no suco de limão ajuda o indivíduo a se recuperar ainda mais rapidamente de doenças e lesões. É um nutriente fundamental para a manutenção da saúde óssea e da cartilagem.

Vale destacar que, embora o limão seja uma fruta ácida, uma vez ingerida juntamente com a água, alcaliniza o sangue. Isso se dá porque, tanto o ácido cítrico quanto o ascórbico presentes no limão, são metabolizados sem dificuldade.

Benefícios da água com limão

Observe a seguir alguns benefícios da água com limão:          

1. Facilita a digestão

Ao tomarmos água com limão, o fígado produz a bílis, fundamental no processo de digestão. Como o limão é rico em minerais e vitaminas, ele ajuda a expelir as toxinas que se acumulam no trato digestivo.

2. Colabora para o funcionamento do trato urinário

A água com limão auxilia na eliminação de toxinas. Logo, além de funcionar como diurético, também purifica o organismo.

3. Fortalece o sistema imunológico

O limão é fonte de vitamina C, logo, é um nutriente essencial para o sistema imunológico. Senso assim, é amplamente recomendado para pessoas que estejam sofrendo com gripes e problemas respiratórios.

4. Higieniza a pele

Como o limão é abundante em antioxidantes, o suco ajuda a manter o viço da pele.

5. Fornece energia

Uma vez que o limão entre em contato com o sistema digestivo, uma quantidade maior de energia é fornecida ao nosso corpo. Vale acrescentar que a fruta costuma ser utilizada em tratamentos para reduzir a ansiedade.

6. Promove a saúde intestinal

A água com limão melhora o trato intestinal. Ela ajuda a eliminar os resíduos e substâncias danosas do organismo. Adicionalmente, essa bebida auxilia na produção de vitaminas do complexo B.

Propriedades da água com limão

Observe a seguir as propriedades do limão:

– Ajuda a aliviar os sintomas da indigestão;

– Melhora o humor;

– Combate o envelhecimento;

– Hidrata o organismo;

– Melhora o humor;

– Ajuda a promover a saciedade; e

– Elimina as toxinas.

Nutrientes da água com limão

Observe a seguir os nutrientes da água com limão:

– Cálcio;

– Cobre;

– Ferro;

– Fibra alimentar;

– Fósforo;

– Lipídios;

– Magnésio;

– Manganês;

– Proteínas;

– Vitamina C; e

– Zinco.

Cabe acrescentar que o limão é uma fruta fácil de ser encontrada no Brasil. Além disso, podem ser encontrados diversos tipos, como limão-taiti e limão-siciliano, por exemplo.

Como fazer água com limão

Não há segredos para preparar essa receita. Ao acordar, ainda em jejum, ferva a água e espere ficar morna. Em seguida, esprema meio limão. Beba e aguarde de vinte a trinta minutos para tomar o seu café da manhã.

Vale mencionar que algumas pessoas gostam de adoçar com mel ou açúcar.

É importante que a água esteja morna para que a bebida faça efeito. Isso se dá porque a água nessa temperatura potencializa o efeito da mistura, além de acelerar o funcionamento do intestino.

Água com limão emagrece

Com base em estudos efetuados, não há indícios de que a água com limão seja eficaz no processo do emagrecimento. Embora a bebida seja benéfica para a saúde, não é milagrosa.

Até o momento, sabe-se que a água com limão pode promover uma sensação de saciedade e, com isso, o indivíduo demora mais tempo para sentir fome. Consequentemente, faz menos refeições ao longo do dia.

Para emagrecer de forma eficaz, é preciso uma alimentação saudável associada a prática regular de atividades físicas. Lembre-se de que um profissional é a peça chave para fornecer orientações.

Para que serve água com limão

A água limão tem diversas funções positivas na vida de um indivíduo. Tendo em vista a presença da vitamina C, a água com limão possui um grande potencial antioxidante. Adicionalmente, auxilia na produção dos glóbulos brancos e na formação do colágeno.

Curiosidades da água com limão

Observe a seguir algumas curiosidades da água com limão:

1. Água com limão em jejum faz mal

Ingerir essa mistura em jejum não faz mal mediante a condição de que o limão esteja bem diluído. A quantidade de água faz a diferença, visto que a acidez do limão pode causar danos às paredes do intestino.

2. Água com limão emagrece

Até o momento, não há indícios de que a água com limão seja uma solução emagrecedora. Essa bebida pode promover no indivíduo a sensação de saciedade e, com isso, o apetite pode diminuir.

3. Água de gengibre com limão emagrece

A água de gengibre com limão possui propriedades antioxidantes. Ela melhora o processo digestivo e evita a formação de gases.

4. Água com limão deixa o hálito refrescante

Essa bebida alivia as dores de dente e a periodontite. No entanto, sugere-se que a escovação não seja feita logo após a água com limão seja ingerida, pois o ácido poderá impactar o esmalte dentário.

Riscos do consumo da água com limão

Faz-se importante mencionar que a ingestão excessiva de limão pode ser prejudicial à saúde, sobretudo se o indivíduo sofre de problemas estomacais. Além disso, o consumo em excesso do limão pode desencadear uma úlcera. Sendo assim, dietas que incluem o limão devem ser analisadas com muito cuidado, pois quantidades maiores a quatro limões por dia podem causar danos sérios.

Ainda nessa perspectiva, o consumo da água com limão em excesso pode acarretar fraqueza e problemas renais devido à pobre ingestão de minerais e vitaminas.

Visando evitar problemas à saúde, a água com limão deve estar associada a uma alimentação equilibrada, acompanhamento de um médico e prática regular de atividades físicas.

Água com limão em jejum

Ingerir água com limão em jejum possui diversas vantagens. Além de funcionar como desintoxicante, toxinas que ficam na parede do intestino são eliminadas com mais facilidade.

Uma das maneiras mais indicadas para tirar proveito dessa mistura é deixar a água morna, pois remove substâncias prejudiciais ao nosso organismo.

Observe a seguir algumas vantagens de tomar água com limão em jejum:

– Auxilia no processo de emagrecimento;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Equilibra o pH; e – Fornece energia.