Benefícios da Água de coco para a saúde

A água de coco é uma bebida muito popular no verão, sobretudo em países tropicais. Como possui poucas calorias e muitos nutrientes, é amplamente procurada por corredores e praticantes de atividades físicas em geral.

Essa bebida, que contém mais de 80% em sua composição, é encontrada no interior de uma fruta verde e jovem.

Ainda nesse panorama, a água de coco, por ser natural, é uma ótima sugestão para os dias quentes na praia. Ademais, pode fazer parte da rotina de pessoas de todas as faixas etárias.

Benefícios da água de coco

Observe a seguir os benefícios da água de coco:

1. Ajuda a diminuir o cansaço

Quando estamos desidratados, tem início o processo de lentidão de algumas funções em nosso organismo, bem como atividades cerebrais. Por sua vez, o cansaço mental não nos deixa assimilar o que acontece ao redor, e as funções musculares também não respondem com agilidade. Nesses casos, a água de coco é altamente recomendada. Os minerais presentes nessa bebida reidratam o corpo e ajuda a baixar os níveis de estresse e fadiga.

2. Combate a ressaca

Quando ingerimos bebida alcoólica, como cerveja, por exemplo, eliminamos água através da urina. Essa desidratação pode desencadear indícios de ressaca, como náuseas, tontura e dor de cabeça. Uma vez que a água de coco seja ingerida, ocorrerá a reposição de líquidos e eletrólitos. A quantidade de água de coco a ser consumida dependerá de cada organismo.

3. Auxilia na saúde dos rins

A água de coco é vista como um diurético natural. Dessa forma, quando mais ela for ingerida, menores as chances de um indivíduo desenvolver a formação de cálculos renais.

4. Ajuda a perder peso

Como a água de coco é uma bebida de baixa caloria, ela ajuda exponencialmente os indivíduos que querem controlar o peso. Além disso, essa bebida não contém corantes e é fonte de nutrientes. Sendo assim, pode ser incluída na dieta tanto para reeducação alimentar quanto na manutenção do peso. Cabe acrescentar que a água de coco por si só não é milagrosa. É fundamental que ela seja associada a uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.

5. Auxilia no controle da pressão arterial

A água de coco contém potássio, que possui a habilidade de neutralizar o efeito do sódio no organismo. Nesse sentido, essa bebida ajuda a baixar a pressão arterial e diminui as chances de desenvolver doenças cardíacas.

Propriedades da água de coco

Observe a seguir as propriedades da água de coco:

1. Melhora o processo de digestão;

2. Diminui a incidência de câimbra;

3. Melhora a circulação sanguínea;

4. Purifica o corpo;

5. Atenua os indícios do envelhecimento.

Nutrientes da água de coco

Observe a seguir os nutrientes contidos na água de coco:

1. Antioxidantes;

2. Cálcio;

3. Fósforo;

4. Manganês

5. Potássio;

6. Sódio;

7. Vitamina C; e

8. Vitaminas do complexo B.

Cabe mencionar que, além dos nutrientes elencados acima, a bebida é composta, em sua essência, por sais minerais e água.

Água de coco para enjoo

Ingerir líquido é essencial para o pleno funcionamento do organismo. Quando uma mulher engravida, a ingestão de líquidos torna-se ainda mais importante, pois, além de ajudar na circulação sanguínea, estabiliza os níveis do líquido amniótico e diminui o risco de infecção urinária.

Nessa perspectiva, muitos médicos sugerem que grávidas bebam água de coco. Isso se dá devido à abundância de nutrientes e sais minerais, que, por sua vez, minimizam o enjoo e a azia. A água coco funciona como um isotônico natural e, consequentemente, equilibra o líquido no organismo.

Água de coco para ressaca

A ressaca consiste no consumo exacerbado de bebida alcoólica, que é diurético. Posto isso, a pessoa urina com mais frequência e aumenta a concentração de álcool nos vasos sanguíneos. No dia seguinte, a pessoa pode sofrer com dor de cabeça e enjoo. Cabe mencionar que esses sintomas também podem surgir entre quatro a seis horas depois de beber. A intensidade do enjoo varia de organismo para organismo e da quantidade de álcool ingerida.

O álcool em excesso faz com que o organismo fique desidratado, além do trabalho em excesso do fígado para expeli-lo do sangue.

Para esses casos, a água de coco é muito eficaz, haja vista a presença de eletrólitos, que, por sua vez, aceleram o processo de hidratação. Além disso, o açúcar natural presente na água de coco eleva a glicemia e ajuda a diminuir o mal estar. Portanto, hidrate-se com água de coco e fique de repouso.

Malefícios da água de coco

Considerando que a água de coco possui grande concentração de sódio, a ingestão dessa bebida não é aconselhável a pessoas hipertensas, diabéticas e com deficiência renal. Adicionalmente, a água de coco possui sódio, potássio e outras substâncias. Logo, não faz bem a pessoas elencadas nesse grupo.

Quanto a indivíduos saudáveis, médicos recomendam que sejam ingeridos, diariamente, até três copos.

Aconselha-se que não seja dado água de coco ao bebê até o sexto mês de vida. Até esse momento, o leite materno é o suficiente.

Motivos para tomar água de coco

Observe a seguir alguns motivos para tomar água de coco:

1. Nutre a pele e o cabelo;

2. Auxilia na redução de peso;

3. Controla o colesterol;

4. Ajuda no processo de desintoxicação;

5. Reduz a tensão muscular;

6. Previne doenças;

7. Melhora o funcionamento do sistema nervoso;

8. Auxilia no tratamento de candidíase;

9. Previne doenças; e

10. Ajuda a diminuir os efeitos da ressaca.

Água de coco engorda

A água de coco não engorda e não promove sensação de saciedade, como as castanhas, por exemplo. Isso se dá porque a água de coco não possui fibras.

Ademais, a água de coco não conta com propriedades termogênicas, logo, ela é incapaz de acelerar o metabolismo.

Caso queira aliar essa bebida ao processo de emagrecimento, basta utilizá-la no preparo de sucos detox, por exemplo.

O ideal é que a água de coco seja consumida diretamente da fruta. Embora as opções industrializadas sejam agradáveis, os nutrientes podem sofrer alterações, como adição de conservantes, por exemplo.