Benefícios do Cranberry para a saúde

Originário da América do Norte, o cranberry é uma pequena fruta vermelha que vem chamando cada vez mais a atenção de habitantes de outros países. Embora esteja se tornando mais popular atualmente, essa fruta já era conhecida de algumas pessoas devido às suas propriedades medicinais.

Devido a essa fama ligada à medicina popular, o cranberry tem se tornado uma fruta cada vez mais comercial. Depois que os benefícios de seu consumo vieram à tona, diversos produtos que o utilizam como matéria-prima base surgiram no mercado.

Onde o cranberry se originou?

Como falamos anteriormente, o cranberry teve sua origem na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos. Lá, seu consumo é amplamente difundido, sendo que a sua utilização é feita principalmente em datas especiais, como em Ação de Graças, por exemplo, fazendo com que esse alimento se tornasse uma verdadeira tradição na mesa das famílias americanas.

Seu aparecimento foi datado pela primeira vez em meados de 1620, quando alguns americanos passaram a recobrir carnes de animais com uma espécie de pasta à base da fruta, a fim de conseguir conservá-la por um maior tempo.

Além disso, seu uso não se restringia somente a fins culinários, isso porque por sua polpa produzir um suco de cor vermelha, algumas pessoas observaram que ela poderia ser utilizada como uma espécie de tinta, sendo usada assim para o tingimento de diversos tipos de tecido.

Outra função do cranberry era também como um tipo de anticéptico, uma vez que a sua polpa era aplicada diretamente em ferimentos, inclusive nos causados por flechas com veneno, pois acreditavam que ela teria o poder de desinfetar o local.

Os anos se passaram e logo a fruta começou a ser consumida em outros locais do mundo, tornando-se mais popular. No Brasil, embora não seja uma fruta comumente encontrada devido à sua dificuldade de adaptação ao clima, o cranberry vem ganhando cada vez mais adeptos ao seu consumo.

Aqui no nosso país a fruta pode ser encontrada através de outras denominações:

  • Oxicoco
  • Mirtilo Vermelho
  • Arando Vermelho
  • Aierela

Quais são as propriedades contidas no cranberry

A fama a partir dos inúmeros benefícios do consumo dessa fruta não é à toa. Embora seja um fruto realmente pequeno, o cranberry possui uma quantidade enorme de nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e em grande porcentagem. Entre eles podemos citar:

  • Proantocianidina
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina A
  • Vitamina K
  • Antioxidantes
  • Flavonóides
  • Ácidos Fenólicos
  • Fibras
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Zinco

A quantidade de nutrientes que o cranberry possui é realmente incrível, não é mesmo? A parir disso, não fica muito difícil imaginar como o seu consumo regular pode contribuir de forma muito efetiva para a melhora da nossa saúde.

Conheça os principais benefícios do cranberry para a sua saúde

Normalmente o cranberry é utilizado por pessoas que desejam ter uma melhora no estado geral de saúde, mas também vem sendo amplamente consumido como um aliado poderoso para auxiliar no processo de emagrecimento.

Entretanto, o seu consumo pode atuar de diversas formas que a grande maioria das pessoas nem imaginam. Confira a seguir o que o cranberry pode fazer por você:

  1. Ajuda a prevenir doenças

Um dos princípios de atuação mais importantes do consumo do cranberry é a sua ação poderosa contra infecções do trato urinário, como a infecção urinária. Isso porque as chamadas proantocianidinas evitam que as bactérias se liguem às paredes do trato urinário, trazendo efeitos maléficos à sua saúde.

  • Ajuda a evitar prisão de ventre

Devido à presença de uma significativa quantidade de fibras, o consumo regular de cranberry pode ajudar a melhorar o funcionamento do seu intestino através da liberação do fluxo intestinal. Além disso, seus componentes ajudam a proteger a microbiota intestinal e a prevenir doenças graves, como o câncer retal, por exemplo.

  • Auxílio poderoso no processo de emagrecimento

Embora não seja nenhum santo milagroso, o cranberry pode sim ajudar no processo de emagrecimento saudável caso seja aliado a uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos.

Essa fruta pode ser considerada uma estrela no processo de emagrecimento, pois as suas propriedades ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol e gordura, levando consequentemente ao emagrecimento.

  • Combate o envelhecimento

Por ser rico em vitamina C e antioxidante, o cranberry pode auxiliar ativamente no processo de regeneração celular da pele, fazendo com que o processo de envelhecimento ocorra de forma mais lenta.

Onde posso encontrar o cranberry?

Se você deseja comprar cranberry, é necessário saber que esta pode não ser uma missão das mais fáceis. Porém, existem alguns lugares que comercializam a fruta congelada ou desidratada.

Além disso, o preço da fruta in natura pode ser um pouco salgado, justamente pela dificuldade em encontrá-la em terras brasileiras.

Como consumir o cranberry?

O cranberry tem a vantagem de ser uma fruta muito versátil e, por isso, é possível se obter as mais variadas receitas utilizando-a como ingrediente. Seu sabor é um pouco diferente do que estamos acostumados e alguns relatam que ela tem um gosto agridoce.

A partir da fruta, é possível se fazer sucos, chás, vitaminas e doces. Além disso, com a sua popularização como um ótimo aliado ao emagrecimento, muitas pessoas passaram a utilizar suplementos à base do cranberry.

Todo mundo pode se beneficiar do consumo de cranberry?

Embora seja uma fruta, nem todo mundo consegue aproveitar os benefícios de seu consumo. Isso por que o cranberry possui altas quantidades de ácido salicílico, substância que pode ser encontrada também em aspirinas.

Sendo assim, pessoas que já possuem histórico de reações alérgicas a aspirina devem evitar ao máximo o consumo da fruta.

Além disso, pode-se encontrar uma alta porcentagem de oxalato no cranberry, que é uma substância que, em combinação ao cálcio, contribui para a formação de cálculos renais. Portanto, pacientes com problemas de rim não devem ingeri-lo em grandes quantidades.

Portanto, se você não possui nenhum dos problemas citados acima, aproveite e comece a se beneficiar das propriedades do cranberry o quanto antes.