Benefícios da Grama de Cevada para a saúde

A grama de cevada é um alimento pouco conhecido. Para contextualizá-la, falaremos primeiro sobre a cevada. É o quinto cereal mais cultivado do mundo e tem mais de 10 mil anos. A origem da cevada está na Etiópia e Sudeste Asiático.

A utilização do cereal na produção de bebidas é antiga. O primeiro registro de vinho à base de cevada é do ano 2800 a.C, na Babilônia. A cevada é a principal matéria-prima da cerveja. Os grãos são de tamanho mediano e exigem germinação específica, para obter enzimas que são usadas na bebida.

O cereal também possui importância nutricional. Na Grécia Antiga, a cevada era destaque na alimentação dos atletas. Já na Roma Antiga, os gladiadores eram chamados de “comedores de cevada”. A farinha de cevada é doce, o que facilita a fermentação. Mas, por ter pouco glúten, o pão é áspero e duro, exigindo a inclusão de farinhas com mais glúten para a massa ficar fofa. A farinha de cevada também pode ser usada em molhos.

A cevada chegou na América do Sul através dos espanhóis no século XV. Foi levada para os Estados Unidos no século XVI pelos holandeses e ingleses. Os maiores produtores são os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Alemanha e Rússia. A produção brasileira de cevada era apenas para atender as cervejarias. A expansão foi incentivada pelos fabricantes de cervejas. O cereal prefere clima ameno, por isso o cultivo predomina na região Sul. Entretanto, há registros de cultivo em Minas Gerais e Goiás.

O que é grama de cevada?

A grama de cevada nada mais é a folha verde da cevada. As sementes são cultivadas na areia e colhidas após 9 dias. Pesquisas apontam o potencial do alimento na prevenção e auxílio na cura de várias doenças.

Você pode cultivar a grama de cevada em casa. Para isso, adquira grãos do cereal, preferencialmente orgânicos. Coloque-os de molho em água e deixe por 24 horas. Lave apenas com água, plante em terra rica em matéria orgânica e cubra com a mesma terra. Descubra após 3 dias e espere mais 7 dias para colher. Dá para usar as folhas ou em pó, obtido batendo a grama no liquidificador ou processador.

Propriedades da grama de cevada

Os benefícios da grama de cevada foram descobertos nos anos 1970. Ela é chamada de “superalimento verde” e não é à toa. A grama ou capim de cevada tem vitamina A, do complexo B, C, E, K, ferro, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre e selênio. Falando assim, parece que essa folhagem é igual às outras. O diferencial do capim de cevada aparece quando comparamos com outras folhas. A grama de cevada é 7 vezes mais rica em vitamina C que o suco de laranja, por exemplo. Você ficará surpreso com tudo o que o capim de cevada faz pelo organismo.

  1. Ação desintoxicante

O suco de grama de cevada está no cardápio dos adeptos da alimentação saudável. O selênio, o zinco, o cobre, a vitamina A e a clorofila são os nutrientes responsáveis por limpar o organismo. Além das toxinas que causam inchaço abdominal, o capim de cevada também neutraliza metais como o alumínio e o mercúrio. A dosagem recomendada é de no máximo 2 copos por dia. A bebida é perfeita para quem precisa emagrecer.

  • Fortalece o sistema imunológico

A grama de cevada tem vitaminas A, B9, C, E, selênio e zinco. Tais nutrientes são fundamentais para fazer o sistema imunológico proteger o organismo de gripes, resfriados e até câncer. Por falar nisso, o capim de cevada apresenta eficácia na prevenção. As enzimas superóxido dismutase e catalase são capazes de destruir células cancerígenas.

  • Protege contra radiação

A grama de cevada também protege contra ação de raio-X e raios ultravioletas. O primeiro é usado em radiografias e o segundo está presente no sol e câmaras de bronzeamento artificial. A radiação também está presente nos tratamentos contra o câncer. Consumir o capim de cevada na forma de suco ou pó ajuda a proteger o organismo de danos celulares causados pela radiação.

  • Fortalece ossos e músculos

O capim de cevada tem 11 vezes mais cálcio que o leite. Além disso, ainda tem fósforo, zinco e magnésio, nutrientes igualmente importantes para os ossos. O potássio age na formação dos músculos, ajuda na recuperação pós atividades físicas, evitando as câimbras. A vitamina B12 também fortalece os músculos. O suco de grama de cevada pode ser consumido depois do treino. A bebida é altamente recomendada para pessoas acima dos 40 anos, fase onde há desgaste ósseo.

  • Previne anemia

A doença é ligada à falta de ferro no organismo. A grama de cevada ajuda na prevenção da anemia, pois tem 5 vezes mais ferro que o espinafre, vegetal símbolo na luta contra a doença.

  • Opção de vitamina B12 para vegetarianos

A deficiência de vitamina B12 é comum em dietas vegetarianas sem acompanhamento. O nutriente age na formação do DNA, glóbulos vermelhos, sistema nervoso e regeneração muscular. A grama de cevada tem alto índice de vitamina B12 e apresenta-se como aliado nas dietas sem carne.

  • Preserva a saúde do cérebro

Consumir grama de cevada protege a mielina, membrana que recobre os nervos cerebrais. Dietas pobres em vitamina B12 levam a um desgaste da mielina, provocando degeneração dos neurônios. Incluir o capim de cevada é recomendado, principalmente na terceira idade, para manter o sistema nervoso funcionando bem. Pesquisa realizada no Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford (Inglaterra) afirma que as vitaminas B12, B6 e B9 reduzem os riscos de diminuição do cérebro em idosos.

  • Colite ulcerosa

A colite ulcerosa é uma doença que ataca a mucosa interna do intestino grosso e cólon. Os antioxidantes da grama de cevada removem as toxinas. Essa faxina auxilia no tratamento, pois potencializa a ação das bactérias que protegem o sistema digestivo.

Contraindicações da grama de cevada

Elas existem mesmo com um “superalimento verde”. Saiba quem não pode comer a grama de cevada:

  • Intolerantes ao glúten: o intestino deles não consegue processar essa proteína que deixa as massas mais fofinhas. Portanto, os intolerantes ao glúten não podem consumir a erva de cevada para não sofrerem com vômitos e diarreia;
  • Gestantes e mulheres amamentando: a inclusão e exclusão de quaisquer alimentos nessas fases exige acompanhamento médico.

Informação nutricional sobre a grama de cevada

Para quem adora uma tabela nutricional, reunimos a informação nutricional sobre grama de cevada:

Informação Nutricional
Grama de cevada – 1 a 2 colheres de chá
Sódio 3 mg
Proteínas 2,6 g
Clorofila 62 mg
Vitamina A 4,4 mg
Vitamina B2 0,15 mg
Vitamina C 12 mg
Cálcio 20 mg
Ferro 0,6 mg

Receitas com grama de cevada

Agora você sabe para que serva grama de cevada! Mas, que tal aprender receitas incríveis de suco de capim de cevada para fortalecer sua imunidade?

Suco de grama de cevada com manga

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de grama de cevada;
  • 1 copo de manga picada;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 copo de água de coco;
  • Um punhado de espinafre.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar e sem adoçar. O suco é ótimo para os lanches intermediários.

Suco de grama de cevada com leite de amêndoas e banana

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de grama de cevada;
  • 250 ml de leite de amêndoas ou 1 ½ xícara de amêndoas hidratadas e descascadas;
  • 1 banana;
  • 1 colher de sopa e Whey Protein.

Modo de preparo

Corte a banana em rodelas e deixe no freezer até congelar. Bata o leite, a banana e o Whey Protein no liquidificador. Beba sem coar e adoçar antes do café da manhã.

Pão com grama de cevada e uvas-passas

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 25 gramas de fermento biológico;
  • 1 colher de sopa de uvas-passas;
  • 2 colheres de sopa de grama de cevada;
  • 1 colher de sopa de linhaça;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 ovo.

Modo de preparo

Coloque o sal, a farinha e a grama de cevada em uma vasilha e misture bem. Bata o óleo e o ovo no liquidificador. Junte essa mistura com a farinha e as uvas-passas e misture bem. Adicione o fermento e mexa mais um pouco. Transfira para uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Asse em forno a 180o por 40 minutos.

Sorvete de grama de cevada e abacaxi

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de grama de cevada;
  • 1 abacaxi picado em cubos ou 350 gramas de abacaxi em calda;
  • 200 gramas de creme de leite sem soro;
  • 2 claras.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o creme de leite. O ponto certo é quando ficar areado. Adicione o creme de leite e misture devagar. Transfira para forminhas de sorvete e deixe no congelador ou freezer até obter consistência de sorvete.

Água de cevada

Ingredientes

  • 3 litros de água;
  • 1 xícara de cevada;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 copo de suco de limão espremido na hora ou 1 copo de suco de laranja espremido na hora.

Modo de preparo

Coloque a água e a cevada em uma panela e ferva. Abaixe o fogo e espere a água reduzir à metade. Desligue o fogo e quando estiver em temperatura ambiente, coe e coloque o sal e o açúcar. Mexa um pouco e adicione o suco de limão. Caso ache muito amargo, adicione algumas gotas de mel. A água de cevada pode ser consumida gelada ou quente. Os benefícios são combater azia e diarreia. 

A grama de cevada é uma desconhecida que merece sua atenção. Além de ser um “superalimento verde”, é uma oportunidade de trazer mais sabor a sua vida. Se você não perde a oportunidade de incorporar alimentos saudáveis ao seu cardápio, tem que recuperar o tempo que passou sem ela. Mas, onde comprar grama de cevada? Ela é figurinha carimbada nas lojas de produtos naturais físicas e virtuais. Corra e garanta esse poderoso alimento.

O que você achou da grama de cevada? Deixe sua opinião e diga o que achou do sabor.