Benefícios da Banana vermelha para a saúde

Conhecida popularmente como Banana vermelha, a Musa acuminata é uma fruta original do Caribe. Além do nome, cuja origem se deu pela cor de sua casca, a banana vermelha também é conhecida algumas regiões por diversos nomes, como:

  • Banana Red Dacca,
  • Banana roxa
  • Banana de São Tomé, 
  • Banana curta  
  • Banana-do-paraíso.

A banana vermelha é uma fruta que vem aos poucos se tornando mais conhecida. Com uma coloração bastante peculiar e bem diferente, a banana vermelha possui um formato bem semelhante ao da banana amarela que já conhecemos, porém sua casca tem uma coloração avermelhada que costuma chamar e muito a atenção de quem a vê.

Além de ser muito conhecida pela sua cor, o seu sabor adocicado também faz com que essa fruta desperte cada vez mais o interesse de quem busca uma alimentação mais saudável e diferente. A seguir, falaremos um pouco mais sobre a banana vermelha, os benefícios e as propriedades que ela possui.

Qual é a origem da banana vermelha?

Como já falamos anteriormente, a banana vermelha teve sua origem em algumas regiões do Caribe, onde, até hoje, é o locar em que a fruta possui um maior consumo por parte da população.

Ainda assim, essa fruta é vendida em todo mundo, podendo ser encontrada mais facilmente em algumas regiões da Ásia, África e América do Sul, e em algumas regiões do Brasil, uma vez que foram trazidas há muitos anos pelos africanos.

Quais são as propriedades que a banana vermelha possui?

Além de ser uma fruta muito bonita, a banana vermelha também chama muito a atenção devido às suas inúmeras propriedades. Sendo considerada um alimento quase completo, essa variedade de banana é constituída por 11 tipos de vitaminas, açúcares benéficos à saúde e 6 tipos de minerais, sendo também uma fruta riquíssima em fibras.

Entre os principais componentes dessa fruta que agem trazendo para o nosso corpo mais saúde e vitalidade, podemos citar:

  • Vitamina C
  • Potássio
  • Betacaroteno
  • Vitamina B6
  • Glicose, sacarose e frutose
  • Alto teor de fibras

Como o consumo regular da banana vermelha pode trazer benefícios à nossa saúde?

A partir das propriedades que foram citadas acima, não é muito difícil imaginar quais são os benefícios da banana vermelha para a nossa saúde e bem-estar. Quer saber quais são? Então se liga nessa lista que preparamos para vocês:

  1. Auxilia na prevenção a anemia: Por ser rica em vitamina B6, o consumo da banana vermelha, se feito de forma regular, pode ajudar e muito na prevenção da anemia. Isso porque uma maior quantidade dessa vitamina em nosso organismo faz com que o nosso sangue consiga produzir uma quantidade maior de hemoglobina. 
  2. Ajuda a prevenir a hipertensão arterial: Devido à grande quantidade de potássio que a banana vermelha possui, a sua ingestão pode não só ajudar a regularizar os níveis de hipertensão arterial, como também diminuir e muito o risco da ocorrência de doenças cardíacas.
  3. Deixa o nosso sangue mais saudável: Além de melhorar a produção de hemoglobina, como falamos no primeiro item, a banana vermelha pode melhorar e muito a qualidade do seu sangue. Isso porque possui muitas vitaminas e antioxidantes que atuam de forma eficaz na melhora da qualidade do sangue a na circulação sanguínea de uma forma geral.
  4. Aumenta a performance de ganho de massa muscular: A banana vermelha possui uma grande quantidade de potássio e outros minerais que juntos beneficiam o ganho e a construção de massa muscular magra, sendo ideal para quem quer obter bons resultados na academia.
  5. Melhora a digestão: Mais uma vez a união de altos níveis de potássio e de uma grande quantidade de fibras faz com que o consumo da banana vermelha melhore e muito a digestão. Tal fato faz com que seja diminuída a incidência de problemas intestinais, como a diarreia, gases e constipação e indigestão após as refeições.
  6. Contribui para a saúde dos ossos: Devido à presença do potássio, com um maior consumo dessa fruta, melhora-se também a retenção do cálcio pelo organismo, o que contribui positivamente para ossos mais fortes e saudáveis.
  7. Deixa os cabelos e a pele com aparência mais bonita e saudável: Por ser rica em vitamina C, a banana vermelha é considerada uma grande aliada para manter a aparência de sua pele ainda mais jovem e saudável. Além disso, ela melhora também a saúde dos cabelos, deixando-os mais fortes e com brilho, aumentando assim a velocidade de seu crescimento.
  8. Aumenta os níveis de energia do nosso corpo: A ingestão de uma quantidade razoável de banana vermelha faz com que o nosso organismo reponha rapidamente os estoques de energia do nosso corpo, e tudo isso através de baixas calorias. Por esse motivo, a banana vermelha é considerada um excelente pré-treino.

Onde posso encontrar a banana vermelha?

A banana vermelha é uma fruta que pode ser encontrada em feiras e mercados especializados em frutas atípicas em algumas regiões do país, e o seu preço costuma ser um pouco maior do que o da banana amarela. Porém, se você deseja obter uma muda de banana vermelha em sua casa, poderá ter um pouco mais de trabalho para encontrá-la.

Curiosidades sobre a banana

Algumas pessoas já ouviram falar sobre outros tipos de banana, mas a verdade é que a banana azul não existe. O que ocorre realmente é que há um corredor em formato de banana localizado entre a Itália e a Inglaterra, que por ter essa forma recebeu o nome de banana azul.

Como consumir a banana vermelha?

Existem diversas receitas que podem ser feitas a partir da banana vermelha, como, por exemplo, o próprio doce de banana feito através de sua polpa. Porém, a fruta pode ser consumida também em forma de vitaminas e ou até mesmo in natura, já que ela possui um sabor deliciosamente doce e agradável.

Gostou de saber um pouco mais sobre a banana vermelha? Então que tal inserir essa fruta deliciosa e saudável na sua alimentação e aproveitar ao máximo os seus benefícios não é mesmo?