Benefícios do Biribá para a saúde

O Biribá é uma fruta que pode ser conhecida em outros locais por outros nomes, como, por exemplo, verdadeira condessa ou araticum patiá. A fruta nasce a partir do beribazeiro, que é a árvore responsável por dar origem a esse fruto.

O biribá possui como característica uma coloração verde, que vai adquirindo uma cor amarelada com o tempo, e sua casca é composta por diversos pontos hexagonais e, até mesmo, ligeiramente pontiagudo em algumas variedades do fruto. Já a sua polpa é bem branca, onde as suas sementes de cor marrom escuro ganham grande destaque.

Além de sua aparência exótica, o seu sabor bem doce e a sua textura agradável costumam agradar grande parte dos paladares, até mesmo os mais exigentes. Se você nunca ouviu falar sobre o biribá, então este artigo é uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobre essa curiosa fruta e sobre como as suas inúmeras propriedades podem contribuir positivamente para um estilo de vida mais saudável.

Qual é a origem do biribá?

Algumas fontes citam o biribá como sendo uma fruta nativa da região das Antilhas, porém, pode-se considerar que essa é uma fruta originada também em terras brasileiras, uma vez que também foi disseminada por aqui.

Embora possa ser encontrada em outros estados do Brasil, como, por exemplo, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, a região onde o biribá é encontrado com uma maior frequência é nos estados arredores da Amazônia.

Quais são as propriedades que o biribá possui?

O biribá já é uma fruta que chama bastante a atenção devido à sua aparência peculiar, porém essa não é a única forma pela qual essa fruta deve despertar a sua curiosidade. Além de muito bonita e saborosa, o biribá possui diversas propriedades medicinais devido aos seus compostos, o que faz com que ele seja extremamente nutritivo e traga inúmeros benefícios à sua saúde.

Entre os principais itens que compõem essa fruta, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes importantes podemos citar:

  • Vitamina C
  • Lípideos benéficos à saúde
  • Potássio
  • Fibras
  • Protínas
  • Ferro
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Vitamina B1 e B2
  • Aminoácidos
  • Magnésio
  • Vitamina A

Como o consumo regular de biribá pode trazer benefícios a nossa saúde?

Como já dissemos anteriormente, o consumo regular do biribá é capaz de trazer muitos benefícios à nossa saúde. Tudo isso ocorre devido às suas vitaminas e minerais que, em conjunto, podem promover uma melhor saúde e qualidade de vida. Entre os principais benefícios podemos citar:

  1. Um grande aliado contra o Câncer: É comprovado que o biribá, suas folhas e frutos possuem importantes propriedades anticancerígenas. Embora estudos em seres humanos ainda não tenham sido realizados, alguns estudos demonstram que o extrato dessa fruta pode ser capaz de matar e impedir o crescimento e proliferação de células cancerígenas.
  2. Melhora a digestão de alimentos: Por ser rico em fibras, o biribá tem o poder de melhorar a absorção dos nutrientes necessários para a manutenção do nosso organismo, além de auxiliar na eliminação das toxinas produzidas pelo nosso corpo. Tudo isso faz com que, além de melhorar a nossa digestão após as refeições, o consumo dessa fruta também ajude a diminuir a incidência de problemas intestinais, como diarreia e constipação.
  3. Auxilia na manutenção da saúde dos olhos e no combate a infecções e doenças: Além da vitamina C, que é comprovadamente uma grande aliada para manter a saúde dos nossos olhos em dia, o biribá também possui uma substância denominada riboflavina. Ambos são ricos em antioxidantes, o que melhora a saúde dos olhos e ajuda a combater os radicais livres, fortalecendo assim o nosso sistema imunológico e melhorando o combate a doenças e possíveis infecções.
  4. Contribui para a saúde dos ossos: Por possuir minerais como o cálcio e o fósforo em abundância, o consumo regular do biribá contribui para uma melhor saúde dos ossos, evitando, ou ao menos diminuindo, a incidência de fraturas e doenças como a osteoporose.
  5. Promove a saúde do coração: O magnésio, presente no biribá, faz com que ele seja um excelente aliado na melhora da saúde do coração, ajudando a evitar doenças graves, como, por exemplo, a aterosclerose, o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a hipertensão arterial.
  6. Ajuda na manutenção de cabelos mais saudáveis e uma pele mais bonita: Por também ser rico em vitamina A, o biribá contribui positivamente para a manutenção de cabelos mais fortes e brilhantes, melhorando até mesmo o seu crescimento. Além disso, o seu consumo melhora significantemente a aparência da pele, deixando-a com mais viço e diminuindo a profundidade dos sulcos e rugas.

Onde posso encontrar o biribá?

Por ser uma fruta tipicamente brasileira, o biribá pode ser encontrado mais facilmente no Brasil, porém seu comércio é realizado com uma maior frequência nas regiões norte e nordeste do país. Já nas demais regiões, essa fruta poderá ser encontrada em mercados especializados no comércio de frutas tropicais exóticas.

Agora, caso você deseje cultivar o biribá em sua casa, é importante saber que o mesmo pode ser feito através de suas sementes e que o beribazeiro possui preferências por solos férteis e um clima mais úmido e quente.

Como consumir o biribá?

O biribá é uma fruta cujo consumo é extremamente versátil. Uma vez que a sua polpa possui um sabor doce e suave depois do processo de maturação, fazendo com que o seu consumo in natura seja totalmente indicado e muito agradável.

Além disso, essa saborosa fruta pode ser facilmente utilizada como ingrediente principal de diversas receitas nutritivas e gostosas, como, por exemplo, geleia, sucos, mousses e tortas.

Outra curiosidade interessante do biribá é que ele é uma excelente fruta para ser inserida na alimentação de pessoas que estejam em processo de reeducação alimentar. Isso porque a fruta possui em média apenas 74 calorias e, por ser uma fruta grande, e com uma quantidade razoável de carboidratos, conseguirá trazer a sensação de saciedade de forma rápida, saudável e totalmente eficiente.