Benefícios da Anchova para a saúde

É bastante comum, quando iniciamos dietas ou decidimos comer menos carne vermelha, optarmos por aumentar o consumo de carne branca, não é mesmo?! Peixes são um alimento versátil, nutritivo, saboroso e que podem ser preparados de várias maneiras.

Contudo, alguns peixes se destacam dos restantes em virtude da quantidade de benefícios que oferecem à nossa saúde. Entre essas opções está a anchova, um peixe típico de água temperada, que normalmente é encontrado no Mar Mediterrâneo e na região da Europa.

Benefícios da Anchova para a saúde

Com o nome científico “Pomatomus saltator”, a anchova está entre os peixes de menor tamanho existentes, podendo alcançar até 1,1 de comprimento e um peso total de 14kg. A medida média é de 50 a 70 cm e peso de 1 a 5kg. Essa característica acaba sendo um grande aliado, pois os frutos do mar normalmente têm níveis preocupantes de toxinas ambientais, e a anchova não absorve essas substâncias em patamares nocivos.

Principais características da anchova

Encontrada em todo o litoral brasileiro, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, a anchova se desloca em água pouco profundas, nadando próximo da superfície, e é vista com frequência em grandes cardumes, o que facilita sua pesca, que é feite de dezembro a março, e em junho e julho, pois a desova acontece em agosto e setembro – época em que é proibida a pesca. A sua carne é de boa qualidade, mas seu aspecto não é muito agradável, em virtude da cor acinzentada.

A anchova é um peixe da família dos pomatomídeos e apresenta um corpo longo, oblongo e comprido lateralmente. O dorso é azul esverdeado com ventre e flancos prateados, com uma mancha escura na base das peitorais. Ela é uma espécie voraz e predatória, que ingere suas presas em quantidade correspondente à metade do seu próprio peso. Seus principais alimentos são manjubas, savelhas e sardinhas, assim como moluscos e crustáceos.

Principais benefícios da anchova

A anchova é muito conhecida por ser o pequeno super peixe. Ela ganhou esse título em virtude da grande quantidade de benefícios que oferece ao nosso organismo. Desde a nossa pele até o nosso coração, ela ampara a manutenção da nossa saúde em proporções impressionantes.

Principais benefícios da anchova

Considerada um peixe oleoso, a anchova é rica em ácidos graxos ômega 3, que é um tipo de saudável de gordura, que auxilia em uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada. Além disso, ela também possui proteínas de elevado valor biológico, de forma que o seu teor de proteínas é parecido com o que é encontrado nas carnes vermelhas ou nos ovos. Entre outros nutrientes que são essenciais para o nosso organismo também estão as vitaminas do complexo B, como a B2, B3, B6, B9 e B12.

Conheça os nutrientes essenciais presentes na anchova e seus benefícios para nosso organismo:

  • Rica em ômega 3:

O alto teor de ácidos graxos ômega 3 é um dos principais benefícios da anchova. Essa gordura é considerada saudável e auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Outro benefício relacionado ao ômega 3 é que ele evita a formação de coágulos sanguíneos e de trombos e reduz os níveis elevados de triglicerídeos e de colesterol.

  • Saúde do coração:

O cálcio e o magnésio estão presentes na anchova e também apresentam um papel importante para o correto funcionamento do coração, além do ômega 3. O cálcio ajuda a estimular os músculos do coração e os vasos sanguíneos. Já o magnésio auxilia no relaxamento deles. Em conjuntos, os dois minerais ajudam a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.

  • Boa combinação de vitaminas:

Em virtude do alto teor de vitaminas que são solúveis em gordura, como as vitaminas A e D, a anchova é um alimento que auxilia na melhora da visão e da resistência a infecções. O peixe ainda ajuda a promover a maior absorção de cálcio pelo organismo e também está relacionada na produção de enzimas do fígado.

  • Mantém a pele jovem:

Quando consumida frequentemente, a anchova fornece ao nosso organismo alguns nutrientes que são essenciais para manter a nossa pele jovem por mais tempo. Isso ocorre em virtude da presença de ácidos graxos, selênio e das vitaminas A e E na sua composição. Quando combinados, esses nutrientes ajudam a prevenir a formação das rugas e de manchas na pele.

  • Aumenta a massa muscular:

A anchova é muito indicada para quem pratica atividades físicas ou esportivas regularmente, pois ela auxilia no desenvolvimento dos músculos. Isso ocorre em virtude da elevada quantidade de proteínas presentes na sua composição.

  • Mantém ossos e dentes fortes:

A anchova é rica em vitamina D, um nutriente que está cada dia mais deficiente na população e que é responsável por regular os níveis de cálcio presentes no nosso sangue. A vitamina D também atua na absorção e fixação do cálcio nos ossos e dentes, os mantendo saudáveis e fortes. Além disso, o peixe também possui vitamina A, fósforo e magnésio, nutrientes que atuam no crescimento e na manutenção de ossos fortes.

  • Melhora a imunidade:

A presença da magnésio e de vitamina A na anchova faz com que ela seja um bom aliado do nosso sistema imunológico, responsável pela proteção do organismo contra as doenças.

  • Previne a anemia:

A anchova é um alimento rico em ferro, tanto que cerca de 20g suas possuem aproximadamente 12% do que é indicado ingerir diariamente para os homens e 5% para as mulheres. Com isso, ela se torna um ótimo alimento para a prevenção da anemia, condição causada pela deficiência de nutrientes no organismo, entre eles o ferro.

  • Indicada para grávidas:

Entre outra vitaminas presentes na anchova está o ácido fólico, ou a vitamina B9, que é um nutriente fundamental na dieta das mulheres que estão grávidas. Ele participa de diversas funções no organismo, entre elas a formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez. Além disso, a anchova não possui mercúrio e outras substâncias que são tóxicas e estão presentes em alguns peixes.

  • Magnésio:

O magnésio atua no nosso organismo acelerando o nosso trânsito intestinal e causando um efeito suave de laxante. Além disso, ele também é importante para o bom funcionamento dos nossos músculos e nervos, o que é essencial para quem tem transtornos de humor e pratica esportes.

  • Previne problemas da tireoide:

Outro nutriente presente na anchova é o iodo, que é essencial para o correto funcionamento da nossa glândula tireoide. Ela é responsável por regular muitas funções metabólicas do nosso organismo, tais como o desenvolvimento do cérebro e o crescimento fetal.

Melhores formas de preparo da anchova

Para termos certeza que vamos consumir todos os benefícios acima citados é importante prestarmos atenção no momento de comprar a anchova. Ela precisa ser fresca! Para isso, confira as dicas abaixo para saber o que é preciso observar na hora de comprar o peixe:

  • As escamas precisam estar bem associadas e brilhantes;
  • Os olhos do peixe devem estar brilhantes também e salientes;
  • As brânquias da anchova precisam estar bem vermelhas ou em um tom rosa acentuado;
  • Apesar do mau cheiro característico de peixe, o odor não pode causar incômodos. O peixe que é bom apresenta cheiro de maresia;
  • Busque por peixes que ainda tenham escamas, pois eles ajudam a evitar o contato com outras substâncias que podem causar contaminação.

Agora que já sabemos como comprar a anchova, vamos conhecer algumas formas mais comuns de consumo da anchova? Veja abaixo algumas sugestões de receitas:

  • Anchova grelhada:

Para preparar a anchova grelhada, pegue uma faca ou um garfo e faça vários furos no peixe inteiro – já sem a barrigada. Em seguida, passe a salsinha, o suco de limão, a cebolinha picada, o sal grosso, o manjericão e algumas folhas de louro sobre o peixe. Após, embrulhe o peixe em papel alumínio. Cuida para fechar bem os lado para que não saia ou entre ar. Coloque o peixe em uma churrasqueira por 45 a 60 minutos, virando em intervalos de 15 minutos para assar nos dois lados. Após, coloque em uma travessa e retire o alumínio.

  • Anchova frita:

O primeiro passo é limpar a anchova e depois temperá-la com suco de limão, pimenta e sal. Após, passe os pedaços cortados do peixe em farinha e coloque para fritar em uma frigideira com óleo. Após, repasse em uma travessa e aguarde a gordura do óleo escorrer.

  • Anchova no forno:

Para preparar a anchova no forno, tempere o peixe com alho, sal, cebola, pimenta, tomate e suco de limão. Em seguida, coloque o peixe em uma assadeira azeitada com azeite de oliva. Aguarde por cerca de 30 minutos e após regue o peixe com azeite de oliva e o embrulhe com papel alumínio. Leve ao forno por 35 minutos em temperatura média. Após isso, retire o papel alumínio e deixa a assadeira por mais uns 15 minutos no forno para secar o líquido que irá se formar sobre o peixe.