Benefícios do Presunto para a saúde

O presunto é a parte traseira da carne de porco preservada por meio de salmoura, defumação ou cura úmida. Diversos ingredientes podem ser usados ​​para aromatizar e preservá-lo. Esse alimento pode estar disponível pronto para comer ou ser necessário cozinhar.

Benefícios do Presunto para a saúde

Por sua vez, o presunto é um elemento básico da dieta mediterrânea tradicional, conhecida por seus componentes cheios de propriedades saudáveis. Entretanto, críticos alimentícios dizem que o presunto é prejudicial e conhecido por aumentar os níveis de colesterol, além disso, que deve ser excluído das dietas de baixa caloria.

Contudo, estudos recentes demonstraram que metade do conteúdo da gordura de porco é ácido oleico (depois do azeite, o presunto ibérico é a principal fonte de ácido oleico), proporção que aumenta no caso do presunto ibérico. Sendo assim, o presunto tem muitos benefícios para a saúde.

Um dos principais pontos para o correto tratamento e processo do presunto são a alimentação e o cuidado dos animais. O clima, a qualidade e a quantidade de ração e muitos outros fatores influenciam no resultado. A carne de porco ibérica, por exemplo, é criada em Portugal e Espanha; Andaluzia, Estremadura, Castilla La Mancha e Castilla León são os principais lugares da Espanha.

Dessa forma, o presunto é um alimento de alta qualidade, adequado a qualquer paladar. Pode acompanhar o café da manhã, numa torrada com um pouco de azeite e tomate ou em aperitivos, além de lanches e sanduíches. Qualquer momento é bom para saborear essa iguaria.

Propriedades do presunto

Os benefícios nutricionais do presunto incluem ser rico em minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12). O alto teor de ferro ajuda a prevenir a osteoporose e a reduzir o depósito e a infiltração de substâncias lipídicas nas paredes das artérias, assim como a arteriosclerose.

O presunto também é uma boa fonte de proteína. Além de conter selênio, fósforo, tiamina, riboflavina, niacina e colina. Dependendo da variedade e do método de cozimento, o presunto pode ainda possuir pouca gordura.

Para ter uma ideia, 100 gramas de presunto ibérico pata negra têm apenas 250 calorias.

Nutrientes do presunto

Presunto sem capa de gordura / 100 gramas

Valor energético – 93,7 kcal Lipídios – 2,7 gramas
Carboidratos – 2,2 gramas Fósforo – 244,1 miligramas
Proteínas – 14,3 gramas Ferro – 0,8 miligramas
Gorduras saturadas – 0,9 gramas Potássio – 307,3 miligramas
Gorduras insaturadas – 1,1 gramas Cobre – 0,0ug
Gorduras poli-insaturadas – 0,5 gramas Zinco – 1,5 miligramas
Cálcio – 23,3 miligramas Niacina – 4,0 miligramas
Manganês – 0,0 miligramas Riboflavina B2 – 0,0 miligramas
Magnésio – 17,5 miligramas Tiamina B1 – 0,5 miligramas
Colesterol – 38,5 miligramas Sódio – 1039,2 miligramas

Benefícios do presunto

Os benefícios nutricionais do presunto tendem a permanecer em segundo plano devido ao seu ótimo sabor. No entanto, você deve conhecer as vantagens que uma comida tão deliciosa como essa pode trazer. Assim, a lista de benefícios do presunto parece não ter fim quando comparada com outros alimentos populares.

  • Presunto ibérico e seus antioxidantes – O presunto ibérico contém ferro, magnésio, zinco e cálcio, que são antioxidantes e outros minerais muito benéficos. Entre seus muitos pontos fortes, encontramos as vitaminas B (B1, B2, B3 e B6). A melhor parte é que este presunto não tem tanta gordura quanto as pessoas costumam pensar. Os falsos mitos nada fizeram além de manchar seu bom nome. Da mesma forma, seu alto teor de ácido oleico ajudará a controlar o colesterol (bom e ruim).
  • Presunto serrano e o auxílio à massa muscular – Contém também os minerais mencionados anteriormente, além de fósforo e magnésio. Ele tem ainda as vitaminas citadas antes, além de algumas vitaminas D. Este presunto é altamente benéfico para a massa muscular dos atletas durante o treinamento, pois seu alto teor de proteínas e carboidratos é ideal para fornecer energia. Seu teor de ferro pode prevenir a osteoporose (diminui a perda de massa óssea), a arteriosclerose e o colesterol.

Malefícios do presunto

Geralmente, não é a contagem de gordura ou calorias que preocupa os comedores saudáveis, mas sim o fato do presunto conter uma quantidade alta de sódio.

Para as pessoas que fazem parte de uma dieta com pouco sal, uma única porção contém quase o dia todo de sódio. Mesmo que você não esteja seguindo uma dieta para hipertensão, muito sal pode fazer ganhar peso com a água. Portanto, se deseja reduzir o sódio, procure carnes com pouco sódio, incluindo presunto com menos sal.

Tipos de presunto

Existem muitos tipos de presunto no mundo, dependendo da região de sua produção. No entanto, não são tão populares nem tão baratos quanto os comumente consumidos. Mas entre os mais relevantes, temos:

  • Presunto ibérico – Também nomeado de jamón ibérico, possui vários aspectos que o fazem peculiar e de alta qualidade. Ele é produzido por meio de um tipo de porco, o ibérico da pata negra. Sendo os animais de origem espanhola, especificamente criados para que a carne fique com um sabor diferente.
  • Presunto serrano – O jamón serrano é parecido com o ibérico, pois também vem da Espanha. Contudo, em diferença, o porco é branco e criado em locais montanhosos, além de ser alimentado com cereais para que sua carne tenha um gosto mais suave.
  • Presunto cozido – Fácil de ser encontrado em supermercados e muito usado pelos brasileiros. Produzido com a carne da pata traseira do leitão salgado, temperado e defumado.
  • Presunto de parma – É um presunto cru de origem italiana, feito do pernil inteiro, menos as patas. Os porcos possuem cerca de 130 quilos, onde a carne é deixada secando e salgando por 10 meses.

Como é fabricado o presunto

O presunto vem das patas traseiras do porco, como dito antes, especificamente do meio do osso da haste e é preparado e vendido de várias maneiras.

Dessa forma, são vendidos com osso, parcialmente desossados ​​ou desossados. E a menos que o presunto seja vendido como fresco, eles são curados, o que pode significar cura por via úmida ou salmoura, ou ainda cura a seco.

Outra distinção que você encontrará é se o presunto está totalmente cozido, parcialmente cozido ou não cozido. Para ser considerado presunto cozido, ele precisa ter sido aquecido a uma temperatura interna de pelo menos 64ºC e os parcialmente cozidos devem atingir pelo menos 58ºC.

O presunto cru e o parcialmente cozido precisam ser assados ​​antes de servir, enquanto os presuntos totalmente cozidos precisam apenas ser aquecidos. E o presunto envelhecido é aquele que é fortemente curado e defumado, que foi pendurado até a idade de 1 a 7 anos. Eles são cobertos por um molde que deve ser raspado e lavado antes de comer.

Presunto engorda?

Quantas vezes vimos alguém remover a gordura externa do presunto antes de comê-lo? Contudo, ele não engorda, o que faz isso é o que comemos junto com o presunto, como por exemplo: o copo de vinho, o pão, a massa.

Mas você precisa saber que 100 gramas de presunto fornecem as mesmas calorias que um copo de uísque ou uma lata de atum. Portanto, a gordura proveniente desse alimento é saudável.

Visto que o presunto fornece, surpreendentemente, 43 gramas de proteína de alta qualidade (carne bovina ou qualquer outra carne animal). Além disso, está cientificamente comprovado que podemos substituir o consumo de carne vermelha por um delicioso prato de presunto.

Presunto ou peito de peru

A escolha de presunto ou peito de peru depende do tipo de peru que você escolher, pois uma porção de 100 gramas de peito peru light contém 157 calorias, enquanto a mesma porção de peru normal contém 187 calorias. Uma porção de 100 gramas de presunto contém 163 calorias, menos do que o peru normal.

A mesma porção de carne de peru light contém mais proteína que o presunto e a carne de peru normal. O peru de carne light contém 30 gramas de proteína, enquanto o presunto e o peito de peru normal contêm 17 e 29 gramas, respectivamente. No entanto, ao comparar o teor de proteínas de dois tipos de carne, outros fatores também devem ser considerados.

Isso inclui gorduras saturadas, colesterol, teor de sódio e outros elementos que, quando consumidos em excesso, podem ser prejudiciais ao organismo. A proteína é mais saciável do que carboidratos ou gordura.

O peito de peru normal tem maiores quantidades de ferro, cálcio, fósforo, zinco e cobre em comparação com o presunto. Também contém vitamina B6, E, K, niacina, riboflavina e ácidos graxos e ômega-6.

O teor de sódio no peito de peru light é de 79 miligramas, enquanto o de presunto é de 1.304 miligramas. Portanto, se você precisar escolher entre presunto e peru, opte sempre por peito de peru light.

Receitas com presunto

Assado de batata com presunto e queijo

Ingredientes

  • 1quilo de batata
  • 600 gramas de presunto
  • 600 gramas de queijo mussarela
  • 2 caixas de creme de leite
  • 2 pacotes de sazón
  • Pimenta do reino
  • Azeite
  • Vinagre
  • Sal e temperos a gosto

Modo de fazer

Descasque as batatas e corte em rodelas nem muito finas e nem muito grossas. Tempere as batatas ainda cruas e coloque numa vasilha. Pegue uma forma e vá intercalando batata, creme de leite, presunto e queijo.Finalize com bastante queijo. Leve ao forno pré-aquecido 180º graus, deixe por 45 minutos e vá olhando de vez em quando. Depois é só saborear.