Benefícios do Camarão para a saúde

O camarão é um fruto do mar delicioso e versátil, que pode ser incluído em várias receitas culinárias, seja como petiscos ou como o ingrediente principal. Mas, muito mais do que isso, o consumo desse fruto do mar traz diversos benefícios para nossa saúde. O camarão possui uma grande quantidade de vitamina D, que é responsável por auxiliar no crescimento e no desenvolvimento dos nossos ossos e dentes. Ela também age realizando a manutenção do nível de cálcio nos ossos.

Embora os camarões sejam crustáceos pequenos, não há nada de minúsculo no seu consumo. Eles possuem sabor limpo e estaladiço, sendo considerados os mariscos mais populares do mundo. A carne é firme e translúcida, surgindo numa grande variedade de cores, podendo ser rosada, cinzenta, amarela ou acastanhada. Depois de cozida, a carne de camarão fica opaca, cremosa e de cor rosada.

Quais são as propriedades nutricionais do camarão?

O camarão é uma ótima fonte de proteína de alta qualidade, além de possuir vários minerais e vitaminas que são essenciais para o nosso organismo. Eles ainda são baixos em calorias e não possuem carboidratos. Entre os nutrientes e propriedades que podemos destacar no fruto do mar estão:

  • Vitaminas:

O camarão oferece quantidades significativas de vitaminas do complexo B – B3, B6 e B12 – para o nosso organismo. Elas auxiliam o nosso corpo na produção de energia, na manutenção do correto funcionamento do sistema nervoso e na fabricação das células vermelhas do sangue.

  • Minerais:

Entre os minerais presentes no camarão estão o ferro, o zinco, o selênio, o cobre, o magnésio e o fósforo. O primeiro é importante para a produção das proteínas musculares do nosso organismo e das células vermelhas do sangue, enquanto que o zinco e o selênio juntos auxiliam no funcionamento saudável do nosso sistema imunológico. Já os últimos três, o cobre, o magnésio e o fósforo, ajudam a deixar os nossos ossos mais fortes e ainda auxiliam nos processos metabólicos.

  • Proteínas:

O camarão é uma ótima fonte de proteína completa, oferecendo ao nosso corpo os componentes essenciais para a formação de novas proteínas. Aproximadamente 100 gramas de camarões no vapor ou cozido possuem cerca de 100 calorias e 22 gramas de proteína. Essas quantidades são as mesmas encontradas em uma porção de frango ou carne.

  • Gorduras:

O fruto do mar também é um ótima fonte de gorduras insaturadas, aquelas que auxiliam na melhora dos níveis de colesterol no sangue. Ao contrário do que ocorre com as gorduras trans ou saturadas, que são prejudiciais.

  • Ácidos Graxos Ômega-3:

Os ácidos graxos ômega-3, presentes entre os componentes do camarão, são grandes aliados para quem buscar reduzir inflamações ou combater doenças cardíacas.

Quais são os principais benefícios do camarão?

Como vimos, o camarão apresenta uma série de vitaminas e minerais, além de outros elementos que oferecem diversos benefícios para o nosso organismo. Conheça alguns deles:

  • Retarda o envelhecimento da pele:

O consumo de camarão oferece benefícios para a beleza da nossa pele, pois ele contém um carotenoide chamado astaxatina, que combate o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o zinco presente no marisco participa diretamente da formação das novas células do nosso organismo e ataca os radicais livres que podem comprometer as células cutâneas.

  • Reforça os fios de cabelo:

Outro benefício estético do consumo de camarão está relacionado com a nossa saúde capilar. O cobre presente nele é um mineral que auxilia no combate à queda do cabelo. Ele proporciona força e brilho aos fios.

  • É bom para o cérebro:

Em virtude da presença das vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B12, o camarão oferece benefícios para o nosso cérebro. Ele é um bom aliado da memórias e ajuda a evitar a doença de Alzheimer e outras doenças neurológicas também.

  • Auxilia na prevenção e no tratamento da anemia:

Como o camarão é uma ótima fonte de ferro, ele pode auxiliar na prevenção e no tratamento da anemia, uma condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis. Ela pode provocar fraqueza, enjoos e indisposição.

  • É eficaz para a saúde dos ossos:

A concentração dos minerais fósforo e cálcio no camarão o tornam um bom alimento para a manutenção das saúde dos nosso ossos. Além disso, a presença da vitamina D também no fruto do mar acentua a absorção desses nutrientes pelo nosso organismo. Isso ajuda a evitar problemas relacionados com nossa estrutura óssea, como a osteoporose.

  • Fortalece o sistema imunológico:

Os minerais presentes no camarão proporcionam diferentes benefícios ao nosso sistema imunológico, o que deixa o nosso corpo melhor protegido contra várias doenças e infecções.

Mas camarão pode fazer mal? Há contraindicações?

Apesar de todos os benefícios que o camarão oferece ao organismo, ele possui alguns componentes que podem provocar alergias em algumas pessoas. Quem sofre desse mal, de maneira geral sente coceira, inchaço na boca e na garganta e vermelhidão na pele. Os casos mais raros e mais graves podem levar a um choque anafilático.

Além de estar na lista de alimentos alergênicos, o camarão também possui um teor elevado de colesterol e sódio, o que pode prejudicar a saúde cardiovascular. O colesterol pode elevar os níveis de colesterol ruim no sangue, enquanto que o sódio aumenta a pressão arterial. Isso significa que ele coloca pressão exagerada sobre os nossos vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Como consumir o camarão?

O camarão tem a fama de ser um ingrediente sofisticado e caro, não é mesmo!? Mas engana-se quem pensa que é preciso gastar muito para apreciar um prato cheio desse fruto do mar. Para preparar qualquer prato de forma adequada, os cuidados já devem começar na hora da compra.

Para saber se os camarões estão frescos, verifique se eles mantêm o corpo em curva e a cabeça grudada a ele. Outra dica importante está relacionada com o cheiro suave e a casca brilhante. Eles indicam o frescor do crustáceo. Caso contrário, eles já estão em processo de deterioração. Há quem prefira comprar o camarão congelado, mas saiba que sempre ocorre um pouco de perda de sabor e textura. Mas, o aspecto positivo é que há mais cuidado nesse processo, pois o alimento não está exposto à contaminação nem fora da temperatura ideal.

Na hora de preparar os camarões, se eles estiverem congelados, a dica é descongelar eles dentro da geladeira mesmo. Para isso, retire o pacote do congelador na noite anterior ao dia do preparo e os coloque na geladeira tradicional. Já a limpeza só é necessária para os camarões médios ou grandes, os pequenos podem ser consumidos inteiros.

Durante a limpeza dos crustáceos, é preciso retirar a cabeça e a tripa, assim como ter cuidado para que eles não sejam contaminados por bactérias. Para isso, a dica é deixar eles de molho em uma tigela com água gelada e, conforme for limpado, os colocar em outro prato com água também.

Quando for grelhar, fritar ou cozinhar os camarões é preciso ficar atendo, pois a carne deles cozinha muito rápido e, caso você se distraia, irá perder o ponto. Confira duas receitas que têm o camarão como ingrediente principal:

Camarão na manteiga de alho:

Para preparar essa receita, será necessário uma xícara de manteiga, duas colheres de sopa de mostarda, uma colher de sopa de suco de limão, uma colher de sopa de alho picado, uma colher de sopa de salsa fresca picada e 900 gramas de camarão fresco limpo. 

Primeiro, deixe o forno pré-aquecendo em temperatura alta, em torno de 230ºC. Em seguida, em uma panela no fogo baixo, coloque a manteiga e deixe derreter junto com a mostarda, o alho, a salsa e o suco de limão. Assim que derretida completamente, retire a mistura do fogo. Em uma assadeira rasa, coloque os camarões e os reque com a manteiga. Após, leve o recipiente para o forno e deixa por uns 15 minutos ou até os camarões estarem em tom rosado.

Bobó de camarão:

Para preparar essa receita será necessário 450g de camarão, 800g de mandioca descascada e cortada em toletes, 50g de pimentão vermelho, 50g de pimentão verde, 80g de tomate, 70g de cebola, seis dentes de alho roxo, 90g de azeite de dendê, 50ml de azeite de oliva, 150ml de leite de coco, pimenta do reino picada a gosto, sal refinado a gosto e um litro e meio de água. 

Primeiro, limpe os camarões e faça um caldo com as cascas, as cabeças e água. Em seguida, coloque a mandioca para cozinhar nesse caldo e faça um processo ainda quente. Reserve. Refogue o alho esmagado no azeite de oliva e junte a cebola. Acrescente também os camarões e deixe até que eles fiquem rosados. Após, retire-os e reserve. Agora, refogue os pimentões junto com os tomates picados, o alho, a cebola e o coentro. Processe essa mistura ainda quente leve de volta ao forno, então acrescente o leite de coco, a mandioca processada e o azeite de dendê, mexendo até dar o ponto. Finalize acrescentando os camarões.