Benefícios do Triticale para a saúde

Você já ouviu falar no triticale? Esse cereal, extremamente nutritivo e saudável, vem ganhando cada vez mais espaço quando falamos em nutrição e boa alimentação.

Benefícios do Triticale para a saúde

Em princípio, esse cereal que na verdade é o resultado da mistura de outros dois tipos de grãos, foi desenvolvido para ser utilizado na dieta de gados. No entanto, hoje em dia ele também pode ser utilizado para o consumo humano.

Este é um cereal que se destaca dos demais por conta de algumas de suas características. Ele tem diversas propriedades, como grandes quantidades de fibras, proteínas e também alguns minerais essenciais para a saúde, como o ferro, o magnésio, o cálcio e a Vitamina B6.

Por conta de todas essas propriedades, o triticale pode ser benéfico para a saúde em diversos aspectos. Ele ajuda, por exemplo, a controlar a diabetes, a fortalecer os ossos, a controlar o excesso de peso, tratar a asma, melhorar problemas circulatórios, dentre outros.

Neste artigo, você irá conhecer a origem desse cereal, todas as suas propriedades, benefícios, morfologia, tabela nutricional, formas de consumir e outras informações importantes. Para começar, iremos saber como ele surgiu.

Origem do Triticale

Triticale nome científico: Triticosecale wittmack

Na verdade, este não é um cereal encontrado na natureza. Ele se trata de uma espécie de cereal híbrido. Isso porque ele se originou de uma mistura entre o trigo e o centeio.

No final do século XIX, os cientistas estavam em busca de uma forma de melhorar o trigo, aumentar seu valor nutricional e seus benefícios para a saúde. Foi então que, misturando-o ao centeio depois de muitas pesquisas, eles conseguiram criar o triticale.

Inicialmente, a intenção era que esse cereal fosse utilizado na alimentação de gados, para deixar os animais mais fortes, saudáveis e bem nutridos de maneira mais econômica. No entanto, com o passar do tempo, foi-se percebendo que até mesmo os seres humanos poderiam se beneficiar com o seu consumo, devido ao seu grande número de propriedades benéficas.

Morfologia do Triticale

Mas afinal, qual é a aparência desse cereal?

Como era de se esperar, ele possui uma aparência que fica intermediária entre o trigo e o centeio. Em suas espigas encontra-se entre 20 e 30 espiguetas. Já os seus grãos são mais compridos que os do trigo e mais grossos que os do centeio. Vamos conhecer um pouco mais quais são as propriedades que esse cereal possui.

Propriedades do Triticale

O triticale possui diversas propriedades que auxiliam na manutenção e no funcionamento do nosso organismo. Ele pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, e até mesmo a melhorar a aparência da pele. Por conta disso tudo, é considerado pelos especialistas como um supercereal.

Vamos conhecer a seguir quais são as suas principais propriedades e de que forma elas atuam em nosso corpo e contribuem com nossa saúde:

1.Fonte de Fibras

Diferente do trigo comum, esse cereal possui um elevado teor de fibras. Isso é muito importante e ajuda a contribuir na saúde e manutenção do organismo, regulando o intestino, controlando os níveis de açúcar no sangue, trazendo mais saciedade para quem está de dieta, dentre outros benefícios.

2.Rico em proteínas

Quando comparado aos cereais comuns, o triticale possui quantidades bastante significativas de proteína. Esse é um fator de extrema importância quando falamos em saúde, inclusive da pele, do cabelo e das articulações.

3.Rico em manganês

O manganês, apesar de pouco falado, é um mineral de extrema importância para a nossa saúde e bem estar, e é encontrado em grandes quantidades no triticale. Um de seus principais benefícios é o fato de ter uma poderosa ação antioxidante. Por conta disso, ele se torna um excelente aliado em tratamentos de pele.

Ele ajuda ainda na renovação celular, no fortalecimento dos ossos, na transformação do açúcar ingerido em energia, dentre outros benefícios. E além do manganês, o triticale também é uma excelente fonte de outros minerais, como o cálcio e o ferro.

Benefícios do Triticale

Sabemos que esse cereal foi desenvolvido para ser uma opção mais saudável e nutritiva. Mas afinal, quais são os benefícios que os seres humanos podem obter ao consumi-lo? Eles são muitos, então vamos conhecer os principais a seguir:

1.Ajuda no tratamento da diabetes

As fibras presentes nesse cereal ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. O manganês, que está presente em grandes quantidades, também auxilia nesse controle, ajudando a transformar o açúcar ingerido em energia.

2.Melhora o funcionamento do intestino

Intestino preguiçoso pode ser um grande problema na vida de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Esse cereal é um grande aliado para quem sofre com isso. E novamente as fibras são as responsáveis por esse benefício. Isso porque elas ajudam a regular o trânsito intestinal, acabando com constipação, inchaço, dores e outros tipos de problema.

No entanto, para que esse resultado seja realmente efetivo, não basta apenas consumir uma grande quantidade de fibras. Para que o efeito aconteça, é essencial tomar bastante água, sendo que o recomendado pelos especialistas é de pelo menos 8 copos por dia

3.Auxilia no processo de emagrecimento

Existe ainda mais uma vantagem nas fibras: elas ajudam a diminuir a fome. Por isso, esse cereal é também recomendado para aqueles que desejam emagrecer, pois ele faz com que a pessoa coma menos e se sinta saciada por mais tempo, promovendo assim um emagrecimento mais rápido e sem sofrimento.

4.Aumenta os glóbulos vermelhos

Alguns minerais dos quais o triticale é rico, como por exemplo o ferro e o cobre, são essenciais para a produção de glóbulos vermelhos. Por conta disso, o consumo desse cereal ajuda a aumentar e melhorar essa produção. As vantagens disso são muitas, pois há uma melhora na circulação sanguínea. Por conta disso, todo o funcionamento do corpo fica mais equilibrado, o metabolismo é acelerado e a energia aumenta.

5.Ajuda no fortalecimento dos ossos

Outro benefício muito importante desse cereal, principalmente para mulheres que estão passando ou já passaram pela menopausa, é que ele ajuda a fortalecer os ossos. Isso acontece por conta de alguns de seus minerais, como o fósforo, o zinco e o principal deles, o cálcio. O consumo regular do triticale ajuda a aumentar os níveis desses minerais e promover a saúde e o fortalecimento ósseo, ajudando a cicatrizar possíveis lesões e principalmente a prevenir doenças.

Diferença entre triticale e trigo

Por conta de sua origem, muitas pessoas acabam confundindo o triticosecale com o trigo comum ou até mesmo achando que existem poucas diferenças. No entanto, eles são bastante diferentes, principalmente em termos nutricionais, sendo o primeiro muito mais nutritivo e saudável.

Composição

O trigo comum é puro, não existindo nenhuma mistura com outro cereal. Já o triticale é uma mistura entre o trigo comum e o centeio, criado através de muitos estudos com a intenção de melhorar os grãos de trigo.

Fibras

Essa é uma grande diferença entre ambos. O trigo, principalmente em suas versões mais populares e refinadas, como é o caso da farinha branca, é extremamente pobre em fibras. Já o triticale as possui em grandes quantidades, sendo uma excelente opção de alimento para inclui-las na dieta.

Proteínas

A quantidade de proteínas também é outra característica que diferencia esses dois tipos de grão. Enquanto o trigo quase não possui, o triticosecale as possui em quantidades bastante significativas.

Minerais

Outra diferença entre esses grãos que fazem com que o triticale seja uma opção muito mais saudável são os seus altos níveis de minerais. Por conta disso, ele pode ajudar no tratamento da diabetes, de problemas do sistema digestivo, de circulação, respiratórios e de pele.

Produção

A produção de ambos também é bastante diferente e, nesse quesito, o trigo leva vantagem. Isso porque a sua é muito mais abundante e feita em larga escala, o que também acaba fazendo com que seja mais rápida de barata. Já a produção de triticale exige um investimento, o      que faz com que não seja cultivado em todo lugar. No Brasil, por exemplo, a sua produção acontece na Região Sul.

Vamos a seguir conhecer sua tabela nutricional.

Valor nutricional do Triticale

Como dissemos acima, este é um alimento extremamente nutritivo. Por isso, vamos ver a seguir a sua tabela nutricional para uma porção de 100 gramas:

Calorias: 336

Carboidratos: 72 g

Proteínas: 13 g

Gorduras Totais: 2,1 g

Sódio: 5 mg

Potássio: 332 mg

Magnésio: 130mg

Ferro: 2,6 mg

Cálcio: 37 mg

Vitamina B6: 0,1 mg

A seguir, vamos conhecer algumas formas de preparar e consumir esses grãos tão nutritivos.

Receitas com Triticale

Agora que já conhece todos os seus benefícios, você deve estar se perguntando: mas afinal, como inclui-lo na dieta?

Existem diversas opções, já que esse cereal é encontrado tanto em grãos quanto em flocos. No entanto, a maneira mais fácil e prática de utilizá-lo é como farinha. E o ideal, para que a receita não acabe ficando muito pesada, é misturá-la com a farinha de trigo comum, utilizando metade de cada.

Alguns exemplos de receitas que podem ser feitas são:

  • Farinha;
  • Biscoitos;
  • Pães;
  • Massas;
  • Dentre outras.

O triticale é, sem dúvidas, um cereal muito nutritivo e bastante recomendado para quem está em busca de uma dieta mais rica e saudável.