Benefícios do Pão para a saúde

O pão é um alimento comumente presente na mesa no café da manhã dos brasileiros. Ele possui inúmeras qualidades para a saúde, como carboidratos, proteínas e vitamina B.

Benefícios do pão

Observe a seguir os benefícios do pão:

1. Praticidade

O pão pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento. Ele é fácil de adquirir, simples de transportar e acessível ao bolso das pessoas. Além disso, desde que mantido em um ambiente seco e fresco, pode ser conservado por um bom tempo.

2. Variedade

Há uma imensa variedade de pães disponíveis no mercado, sejam eles: pão integral, pão de centeio e pão de sementes, por exemplo. A variedade ajuda a não tornar o consumo monótono.

3. Fonte de fibras

O pão é uma importante fonte de fibras. O pão integral, por exemplo, quando misturado com centeio e outros cereais, possui uma quantidade significativa de fibras. Nesses casos, ele pode controlar o apetite e manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Propriedades do pão

Observe a seguir as propriedades do pão:

  • Pão integral com grãos: Devido à presença dos grãos, ele possui uma quantidade maior de fibras.
  • Pão de centeio integral: É o mais aconselhável para manter o funcionamento do intestino.
  • Pão integral com linhaça: Considerando que a linhaça é abundante em ômega 3, esse pão pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Pão integral com aveia: Como a aveia ajuda na redução do colesterol ruim, o pão integral com aveia é o mais aconselhável para pessoas que precisam diminuir a taxa.

Tipos de pão

Observe a seguir os tipos de pão:

1. Pão de forma

O pão de forma costuma ser preparado com farinha de trigo branca. Pode ser encontrado com outros tipos de farinha, como a de centeio, por exemplo.

Esse pão também pode ser encontrado com sementes e aveia.

2. Pão integral

O pão integral, devido à presença de farinha de trigo integral, apresenta um maior teor de fibras. Logo, o consumo desse tipo de pão pode prolongar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento do intestino.

3. Pão preto

No que tange às propriedades, o pão preto possui algumas semelhantes às do pão integral. Contudo, ele não é aconselhável para pessoas diabéticas devido ao nível de açúcar presente na composição.

4. Pão de farinha branca

A farinha branca é unânime no preparo do pão. Considerando que esse tipo possui farinha refinada, sugere-se que seja consumido com moderação, pois ele não possui um alto valor nutritivo.

5. Pão sem glúten

O pão sem glúten é feito com farinha de arroz ou fécula de batata ou de mandioca. Esse pão é recomendado para pessoas que têm intolerância ao glúten. Esse tipo de pão pode ser facilmente encontrado em padarias e supermercados com frutas secas, dentre outros.

Produção de pão

Observe a seguir os passos para a produção de pão:

1. Mistura

O primeiro passo consiste em misturar os ingredientes e iniciar o processo de sova.

2. Fermentação principal

Essa ação ocorre através do fermento biológico.

3. Divisão

Esse passo consiste em separar a massa em unidades. Esse processo pode ser feito com as mãos ou com um equipamento específico para tal.

4. Boleamento

A massa ganhará o formato de bola, que a deixará lisa e homogênea.

5. Fermentação secundária

Esse processo é feito sob temperatura controlada em uma câmara de fermentação.

6. Moldagem

O processo acima melhora a estrutura do pão e dá o formato desejado do alimento.

7. Fermentação final

Esse tempo de descanso é necessário para que a massa fique em um volume adequado antes de ser assada.

8. Cozimento

O forno industrial transformará a massa em pão. O tempo e a temperatura são fundamentais para o sucesso.

9. Resfriamento

É essencial que o pão esteja resfriado antes de ser embalado. Caso o pão seja fatiado, como acontece com o pão de forma, por exemplo, ele pode ficar deformado. Ademais, se ele for embalado quando ainda estiver quente, pode acontecer uma proliferação de fungos e bactérias. Nesses casos, pode haver a perda de sabor também.

Vale mencionar que há esteiras voltadas para o resfriamento dos pães, que possui um ventilador próprio para essa finalidade.

Malefícios do pão

Observe a seguir os malefícios do pão:

1. Diabetes

Considerando a composição do pão branco, que é essencialmente de farinha processada, é preciso tomar alguns cuidados. O consumo em excesso pode desencadear a diabetes.

2. Falsa sensação de saciedade

O pão branco não é rico em nutrientes, tampouco possui fibras. Em contrapartida, o fermento biológico está presente e provoca inchaço. Dessa forma, a longo prazo, o pão pode causar problemas e excesso de peso.

3. Quantidade significativa de açúcar

Os pães, de uma maneira geral, possuem açúcar e, a longo prazo, isso pode ser prejudicial à saúde. Vale destacar que o açúcar refinado não possui nenhum valor nutricional e, somado isso, pode desencadear o aumento de gordura no organismo.

Qual pão possui mais fibras

O pão integral é menos calórico e possui um tipo específico de fibra. No que se refere ao pão multigrãos, além de possuir diversos tipos de fibras, contribui para a saúde.

Além disso, para as pessoas que estão seguindo um plano alimentar, o pão multigrãos é o mais indicado. Ele é abundante em vitaminas do complexo B, ômega 3 e minerais como ferro, potássio e magnésio. Como esse pão auxilia na prevenção da anemia, assegura uma melhor qualidade de vida.

Faz-se importante destacar a importância da leitura do rótulo, haja vista que essa é a única maneira de certificar a presença de grãos e cereais integrais.

Pode comer pão todo dia

Bem como acontece com qualquer alimento, a quantidade consumida pode revelar se é benéfico para a saúde ou não. Sendo assim, o ato de comer pão todos os dias pode ser positivo para a saúde, desde que não haja excessos e sedentarismo. Para evitar que isso ocorra, selecione opções mais saudáveis.

Cabe mencionar que o carboidrato deve ser consumido diariamente, pois fornece energia para desempenharmos bem as atividades diárias. Dessa maneira, entende-se que o ideal é que a quantidade não deve ser excedida e sim equilibrada.

Faz-se importante destacar que o pão integral possui vantagens quanto ao pão branco. Como ele possui fibras, auxilia no bom funcionamento do trato intestinal, proporciona a sensação de saciedade por mais tempo e ajuda no controle do colesterol. Quanto ao pão escuro, a farinha é menos processada. Sendo assim, há uma presença maior de nutrientes benéficos para a saúde.

Importância do pão para a saúde

O pão é constantemente encontrado na mesa dos brasileiros devido ao sabor e versatilidade. Entretanto, é válido ressaltar que esses alimentos podem desencadear um ganho de peso quando consumidos em excesso. Sendo assim, sugere-se que o consumo seja equilibrado e, somado a isso, a prática regular de atividades físicas.

Nessa perspectiva, explica-se que o ganho de peso se dá devido às dietas que são abundantes em carboidratos e gorduras, porém, pobre em fibras e minerais.

Observe a seguir algumas razões para manter o pão na dieta:

1. Ele garante energia e disposição ao longo do dia;

2. Possui vitaminas do complexo B; e

3. Os integrais auxiliam na redução do colesterol.

Os pães podem se transformar em petiscos, como bruschettas com queijo e presunto ou cortá-los em cubos.