Benefícios do Manteiga para a saúde

A manteiga é um alimento básico na dieta da maioria das pessoas e pode transformar refeições leves e sem gosto em obras de arte apetitosas. Mas a manteiga também tem sido um fator de estresse e preocupação na mente de muitas delas.

Benefícios do Manteiga para a saúde

Da obesidade às doenças cardíacas, a manteiga tem sido responsabilizada por muitos males. Então, dependendo dos objetivos nutricionais e do estado de saúde, você deve planejar cuidadosamente a quantidade de manteiga em sua dieta. Mas, se consumida em quantidades moderadas e controladas, o indivíduo pode se beneficiar das vantagens nutricionais da manteiga na saúde.

No entanto, o creme é na verdade uma parte muito benéfica da dieta que pode melhorar o sistema imunológico, regular hormônios, proteger a visão, aumentar o metabolismo, estender a função cerebral, reduzir as chances de doenças cardíacas e pressão arterial, além de proteger do câncer.

Evidências apontam que a manteiga tem sido usada em diversas cozinhas culturais por mais de 4 mil anos, e estudos da cultura indiana, bem como as bíblicas, dizem que ela existe há milênios, há muito que é considerada sagrada, e tem sido respeitada por seu potencial nutritivo.

Contudo, nas últimas décadas, uma mudança de opinião deu à manteiga um péssimo nome, e as pessoas estão se voltando para a margarina, ou outros substitutos excessivamente processados ​​e quimicamente alterados, em vez da manteiga.

Isso não apenas diminui a quantidade de alimentos orgânicos presentes na dieta, mas também elimina todos os benefícios de saúde que a manteiga pode trazer para sua vida. 

Propriedades da manteiga

A manteiga é um produto lácteo que se forma quando o leite ou o creme são misturados, seja de uma fonte fermentada ou fresca. Essa manipulação física do líquido muda de uma emulsão de óleo em água para uma emulsão de água em óleo, porque as membranas das gorduras são quebradas e elas se juntam para aumentar a espessura e criar a consistência necessária à manteiga.

Esta emulsão mais grossa e mais gorda, se colocada na geladeira, cria diferentes variações de gordura que começam a se solidificar e a se misturar, resultando no sólido aparente da manteiga, que amolece a temperatura ambiente, gerando o produto lácteo que se espalha e forma o creme.

Ele tradicionalmente é derivado do leite animal, mais comumente vacas. Portanto, a manteiga, como na maioria dos produtos lácteos, é produzida principalmente em áreas com vacas. No entanto, outros tipos de manteiga também podem ser derivados de animais leiteiros, como ovelhas, búfalos, cabras e iaques.

Quanto aos nutrientes da manteiga, são devidos principalmente às quantidades impressionantes de vitaminas e minerais que são encontradas nela, possuindo vitamina A, D, E e K, além de minerais essenciais como manganês, cromo, iodo, zinco, cobre e selênio.

Valor nutricional da manteiga

Manteiga sem sal / 100 gramas

Água – 16,17 gramas Cálcio – 24 miligramas
Energia – 717 kcal Ferro – 0,02 miligramas
Proteína – 0,85 gramas Magnésio – 2 miligramas
Lípido Total (gordura) – 81,11 gramas Fósforo – 24 miligramas
Carboidratos – 0,06 gramas Potássio – 24 miligramas
Fibra Alimentar – 0 grama Sódio – 11 miligramas
Açúcares – 0,06 gramas  

Benefícios da manteiga

A manteiga é uma verdadeira delícia para o paladar, mas muitas pessoas tentam ficar longe deste laticínio porque acreditam ser maléfico para as medidas. No entanto, quando consumida com moderação, a manteiga traz muitos benefícios à saúde. Sendo eles:

  • Contêm gorduras saturadas – As gorduras saturadas contêm bom colesterol e ajudam a diminuir o colesterol ruim. Portanto, são boas para o coração e ajudam a prevenir derrames. Além disso, são um dos ingredientes necessários para o desenvolvimento do cérebro. Também ajudam a contribuir para a perda de peso.
  • Possui diversas vitaminas – A manteiga contém vitaminas A, D e K, que podem ajudar a reverter os efeitos da cárie dentária. Além disso, ajudam a melhorar a visão, mantêm a pele brilhante e contribuem para a transcrição de genes.
  • Contêm bons oxidantes – Minerais importantes como cobre, zinco e manganês, podem ser encontrados na manteiga. Estes são poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres perigosos.
  • Tem ácidos graxos – Os ácidos graxos aumentam o metabolismo e sistema imunológico. Pensa-se que a manteiga contêm cadeias curtas e médias de ácidos graxos.
  • Contém CLA – O CLA reduz a massa gorda em humanos. Este ácido graxo é encontrado em produtos lácteos dos mamíferos que se alimentam de uma dieta baseada em vegetais. O CLA ajuda a combater o câncer, especialmente o de mama e cólon.
  • Contém Butirato – Cerca de 3-4% da manteiga é butirato, um ácido graxo de quatro carbonos, responsável por manter o intestino funcionando corretamente.
  • Contém cálcio – A manteiga possui bastante cálcio, necessário para ossos e dentes fortes.
  • Possui gorduras omêga-3 e ômega-6 – Diz-se que a manteiga contém o equilíbrio perfeito de ambas as gorduras ômega, necessárias para o funcionamento do cérebro e problemas relacionados à pele.
  • Possui bom colesterol – Manteiga contém o nível perfeito de bom colesterol. Isso é importante para manter uma função celular saudável. Além disso, desempenha um papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso.
  • Propriedades anticâncer – Sabe-se que os altos níveis de betacaroteno e vitamina A da manteiga ajudam a prevenir o câncer colorretal e de próstata.
  • Mantém a saúde da tiroide – A maioria das doenças relacionadas à tireoide é causada por uma deficiência de vitamina A. A manteiga contém bastante vitamina A, portanto ajuda a proteger contra doenças da tireoide.
  • Melhora a saúde sexual – Estudos comprovaram que as vitaminas lipossolúveis presentes na manteiga (A e D) podem ajudar a aumentar seu desempenho sexual.

Malefícios da manteiga

Apesar dos benefícios da manteiga, é fundamental não esquecer que ela ainda é englobada principalmente por gorduras que podem ocasionar estragos em certas pessoas, principalmente aquelas com dietas ruins, obesas ou que estão tentando perder peso.

A manteiga pode conter colesterol não saudável e, se consumida em excesso, pode levar a muitos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer, obesidade e todas as outras condições de saúde relacionadas que as acompanham. Todas as coisas boas devem ser consumidas com moderação e nunca acima das quantidades necessárias.

Tipos de manteiga

A manteiga é um dos laticínios mais ecléticos que podem ser utilizados em variadas receitas como bolos, massas, carnes, além dos pães. Porém, muitas pessoas desconhecem que há outros tipos de manteiga com propriedades e modos de preparo diferentes. Como:

  • Manteiga de barette ou extrafina – Com origem no noroeste da França, é uma das mais apetitosas. Produzida numa batedeira de madeira barette, fica com um sabor diferenciado, sendo artesanal com leite cru, não pasteurizado e de forma artesanal.
  • Ghee ou manteiga clarificada – Considerado um alimento nutritivo da culinária indiana, feito com óleo purificado, que não dispõe de toxinas da gordura do leite. Ao contrário das margarinas e manteigas habituais, ajuda na digestão, age como antioxidante, além de ser rica em vitamina A. É tida como superalimento que auxilia a conseguir energia na prática de exercícios, aumentando a resistência muscular.
  • Manteiga acidificada ou fermentada – Possui um sabor suavemente picante, produzida para quem tem esse paladar. Essa manteiga ganha uma inserção de cultura de bactérias, tendo um teor mais elevado de gordura.

Além dessas, existem muitos outros tipos de manteiga ou margarinas fáceis e difíceis de serem encontradas, mas que podem trazer um sabor novo aos acompanhamentos e à culinária conhecida.

Estão, entre elas, a manteiga com e sem sal, com outros tipos de leite, como dito anteriormente, ou, ainda, tipos distintos de manteiga vegana, feitas com coco e abacate, por exemplo.

Quanto a qual manteiga consumir, fica a critério do degustador, bastando apenas que este tome precauções de saúde e faça deste um prazer de qualidade em sua vida.

Receitas com manteiga

Macarrão na manteiga

Se você curte um saboroso macarrão, prepare um prático macarrão na manteiga. É fácil em muito rápido! Basta cozinhar o macarrão normalmente e, depois, em uma panela, derreta a manteiga. Se quiser, adicione um tempero a gosto e misture a massa com o macarrão.

Picanha na manteiga verde

Essa é uma receita que vai fazer muito sucesso no seu lar. Você só vai precisar bater em um processador a salsa, a cebolinha e o alho. Por último, adicione a manteiga e misture até que fique bem cremosa. Para servir, ponha a manteiga verde por cima da carne fatiada para que ela derreta e deixe a picanha com muito mais sabor.

Biscoito amanteigado

Essa é uma excelente opção para o preparo do café da manhã ou como um lanche da tarde. As crianças vão amar. Com as mãos, misture a manteiga, a farinha de trigo, o açúcar e o leite em pó. Assim que começar a grudar na mão, comece a fazer bolinhas pequenas. Coloque pedaços de goiabada para deixá-los ainda mais deliciosos. Depois, é só colocar no forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos.