Benefícios do Figo da Índia para a saúde

O Figo da Índia é uma fruta exótica muito comum na região do Oriente Médio, de sabor doce e polpa muito suculenta. Além de chamar atenção por seu sabor único e sua diferente aparência, a fruta vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas devido às suas propriedades e benefícios para a saúde.

Um dos fatos mais interessantes acerca deste fruto é o de que a planta que o origina é nada mais nada menos do que um cacto. Além disso, a aparência do figo da Índia é bastante semelhante ao da planta, sendo que sua casca conta com alguns espinhos.

Quando maduro, a casca que o reveste pode contar com várias nuances de cores, dependendo da variedade, como verde, amarelo, vermelho, branco ou até mesmo roxo. Já a sua polpa, tem uma textura que se assemelha a uma goma, possuindo algumas sementes em seu interior.

Nunca ouviu falar sobre o figo da Índia, mas está curioso pra saber como ela pode melhorar a sua qualidade de vida? Então este artigo será valioso para você!

Onde se deu a origem do figo da Índia?

Embora receba um nome que dá a entender que a sua origem seja oriental, o figo da Índia foi cultivado pela primeira vez no México, há cerca de 9 mil anos. Com o passar dos anos, e a vinda de povos europeus para o continente americano, a fruta foi levada para o outro lado do mundo, onde começou a se difundir por outros países.

Por ser uma fruta cuja planta que lhe dá origem consegue se adaptar muito facilmente à grande maioria dos climas e solos, o figo da Índia passou a ser cultivado em praticamente todo o mundo. Aqui no Brasil, o fruto também passou a ser cultivado, ficando popular principalmente na região nordeste, onde pode ser conhecida através dos seguintes nomes:

  • Abaibeira
  • Figo do diabo
  • Piteira
  • Figueira da índia
  • Figueira tuna ou tuna
  • Palma

Quais são as propriedades do figo da Índia que podem beneficiar a sua saúde?

Embora o figo da Índia seja uma fruta pouco conhecida, quem já a consome há algum tempo afirma que este alimento pode ser realmente um verdadeiro aliado para manutenção da sua saúde e bem-estar.

Além disso, diversos estudos acerca do fruto mostram que, além de ser rico em nutrientes, o figo da Índia possui uma propriedade que pouquíssimas frutas têm, sendo muito eficiente no tratamento de doenças das vias respiratórias. Confira a seguir os componentes que tornam essa fruta tão especial:

  • Magnésio
  • Potássio
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitaminas B1 e B2
  • Cálcio
  • Zinco
  • Fósforo
  • Cobre
  • Ferro

O que torna esse alimento tão especial é justamente o fato de possuir todos esses componentes em grande porcentagem, fazendo com que ele também tenha um alto pode anti-inflamatório.

Quais benefícios o consumo regular de figo da Índia pode trazer para a sua saúde

Depois de conferir a quantidade de vitaminas e minerais que o figo da Índia possui, não é muito difícil perceber que ele é uma ótima forma de diferenciar a sua alimentação, tornando-a mais saudável e trazendo diversos benefícios para o seu corpo e saúde.

Sendo assim, veja de que forma o seu consumo regular pode contribuir para a sua qualidade de vida:

  1. Melhora o seu sistema imunológico

Devido à grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, o consumo da fruta pode favorecer a produção de células do sistema imune, tornando-o mais forte e resistente a doenças e infecções.

  • Contribui para a saúde dos dentes e ossos

O figo da Índia conta com uma enorme quantidade de cálcio em sua composição. Sendo assim, consumir a fruta com certa regularidade pode não só contribuir para a prevenção de doenças como osteoporose, como também deixar a saúde de seus ossos e dentes em dia.

  • Ajuda no controle da diabetes

Embora seja uma fruta rica em açúcar, alguns estudos já mostraram que o figo da Índia pode, sim, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente logo após as refeições, inclusive em pacientes diabéticos.

  • Previne o câncer

Como já falamos anteriormente, o figo da Índia possui grande teor de substâncias antioxidantes. Tal fato contribui para que seja um forte combatente dos chamados radicais livres, agindo assim de forma eficiente contra diversos tipos de câncer.

  • Ajuda a controlar o colesterol

Estudos realizados em 2014 mostraram que indivíduos que passaram a incluir figo da Índia em suas refeições conseguiram reduzir significativamente os níveis de LDL no sangue (colesterol).

Além disso, os pacientes que participaram desse estudo também relataram menor ganho de peso depois do consumo da fruta, o que pode ser facilmente pelo poder que a fruta possui em causar alterações positivas no funcionamento do nosso metabolismo.

Onde posso encontrar o figo da Índia?

Por ser uma planta que se adapta bem ao calor e o clima seco, o figo da Índia é uma fruta exótica que pode ser encontrada no Brasil com certa facilidade. Se você se interessou e deseja comprá-la, indicamos que faça a busca em mercadões municipais ou lojas especializadas na venda de frutas.

Se você deseja realizar o cultivo do figo da índia, saiba que também é possível. Embora goste de solos mais úmidos, o cacto que dá origem à fruta não exige solos extremamente irrigados e ricos em nutrientes para vingar. Caso tenha se interessado, é possível encontrar mudas facilmente em estufas.

Como comer o figo da Índia?

As formas de se consumir o figo da Índia são variadas, e podem ser feitas diversas receitas utilizando a fruta como base para geléias, sucos e alguns doces. Há quem faça também o consumo dessa fruta em forma de cápsulas para tentar se beneficiar de suas propriedades.

Já se a sua opção é fazer o seu consumo in natura, a única recomendação é que haja a remoção completa da casa para evitar acidentes com algum espinho.

E aí, você já sabia da existência da fruta e como ela poderia ajudar a manter a sua saúde em dia? Conte pra gente nos comentários!