Benefícios do Chá de Amora para a saúde
Usualmente, associamos as frutas vermelhas às geleias. Essa fruta, facilmente encontrada nos jardins de diversas regiões do país, pode ser muito versátil. A amora é uma fruta da amoreira, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A árvore frutifica a partir do mês de novembro, entretanto, as folhas estão disponíveis para uso durante o ano todo. Ela pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, em sobremesas e sucos.
Quanto às folhas, há a possibilidade de utilizá-las para fazer chá, que, por sua vez, auxiliam no tratamento ósseo e inflamações nas cordas vocais. Seja em dia de temperatura quente ou amena, o chá de amora é uma ótima opção. Há quem prefira beber tão logo saia do fogo, outros preferem gelado.
O que é chá de amora
O chá de amora é uma bebida que pode ser feito tanto com as folhas de amora quanto com a fruta.
Cabe mencionar que o chá de amora é muito indicado para mulheres que estão na fase da menopausa, visto que pode aparentar a atuação do estrogênio. Essa prática ajuda a diminuir a onda de calor que, para algumas mulheres, pode ser implacável.
Benefícios do chá de amora
Observe a seguir os benefícios do chá de amora:
1. Ajuda a proteger os ossos
Como a amora é rica em manganês e potássio, o chá ajudará a proteger a estrutura óssea.
2. Minimiza os sintomas da menopausa
A amora e a folha são ricas em fitormônios. A ação se assemelha ao estrogênio no organismo, haja vista que ajuda a combater os sintomas típicos da menopausa, como insônia e ondas de calor.
3. Previne a anemia
Como possui uma quantidade significativa de ferro em sua composição, a amora ajuda a prevenir a anemia. Lembre-se de combinar com algum alimento que seja fonte de vitamina C, como a laranja, por exemplo.
4. Regula o trânsito intestinal
O chá de amora possui quantidades significativas de fibras. Logo, a ingestão ajuda a evitar a prisão de ventre e facilita o trânsito intestinal.
5. Ajuda a combater a calvície
O chá de amora inibe a queda dos fios e revitaliza a circulação sanguínea no couro cabeludo. Sendo assim, pode ajudar a retardar a calvície.
A amora é capaz de estabilizar a pressão arterial e normalizar as taxas de colesterol.
Por fim, a amora também diminui o risco de doenças cardíacas.
Propriedades do chá de amora
Observe a seguir as propriedades do chá de amora:
- Propriedades diuréticas;
- Propriedade antimicrobiana;
- Controla a glicose;
- Estimula a memória;
- Funciona como antioxidante;
- Ajuda a circulação sanguínea;
- Auxilia no tratamento de gengivites e periodontites
- Alivia as cólicas menstruais; e
- Melhora a inflamação das cordas vocais.
Nutrientes do chá de amora
A amora é abundante em:
- Antioxidantes;
- Ferro;
- Fibras;
- Flavonoides;
- Leveduras;
- Magnésio;
- Manganês;
- Vitamina C;
- Vitamina E; e
- Vitamina K.
Uma vez que os nutrientes elencados acima se reúnem, podem trazer diversos benefícios à saúde, sobretudo para prevenir a anemia e para as pessoas que desejam perder peso. Vale destacar que, para que o ferro seja aproveitado pelo organismo, ele deve ser consumido junto com a vitamina C.
Folha de chá de amora
É importante mencionar que, bem como acontece com outros chás, é preciso ter cautela ao consumir o chá de amora. Até o momento, nenhuma pesquisa concluiu que gestantes aproveitariam ou não dos benefícios desse chá.
Ainda nesse cenário, cada mulher grávida possui um organismo, bem como indicação de chás, alimentos e remédios. Sendo assim, sugerimos que o seu médico obstetra seja consultado antes de iniciar a ingestão. Vale destacar que a amora deve ser consumida moderadamente, pois em demasia pode causar diarreia.
Para fazer o chá de amora é preciso recorrer à amoreira. Essa árvore indígena é proveniente do continente asiático e, devido às suas propriedades, lastrou-se ao redor do mundo. Há dez espécies de amora existentes, contudo, as mais conhecidas são a branca e a preta.
Ainda nessa perspectiva, a folha do chá de amora é abundante em vitaminas e minerais. O chá dessa fruta possui aproximadamente vinte vezes mais cálcio do que o leite, por exemplo. Cabe salientar que é fundamental manter os níveis de cálcio, haja vista que essa prática contribui para a estrutura óssea, além de reduzir o risco de sobrepeso.
No que tange ao potássio presente na folha, ele controla a pressão, previne o AVC e controla a pressão arterial. Quanto ao ferro, também presente na folha, ele atua prevenindo o déficit de ferro e, consequentemente, evita a anemia.
A folha de chá de amora contém magnésio. Esse elemento é necessário para mais de duzentas reações bioquímicas no corpo de um indivíduo. Dessa forma, o magnésio ajuda a equilibrar o funcionamento muscular, controla o ritmo cardíaco e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ademais, o magnésio controla os níveis de açúcar no sangue e mantém estável a pressão sanguínea.
Chá de amora para a menopausa
O chá de amora é utilizado para vários tratamentos. Dentre eles, destacamos o alívio para os sintomas da menopausa, bem como do desconforto do período pré-menstrual, como dor de cabeça e desconforto abdominal graças à presença de flavonoides.
É fundamental ressaltar que indivíduos que têm o nível de açúcar baixo no sangue devem evitar tomar chá de amora em excesso, haja vista que a folha de amora reduz o nível de açúcar no sangue. Adicionalmente, pessoas que tomam remédios para controlar a diabetes também devem evitar a ingestão desse chá, pois a medicação pode interagir com as substâncias presentes no chá.
Destaca-se que, para que não haja dúvidas, o ideal é que o médica seja consultado. Apenas ele poderá dizer com precisão o que pode acarretar para a sua saúde a ingestão contínua desse chá.
Caso queira obter o chá através do processo de infusão, pode ser feito com folhas secas, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e supermercados.
Observe a seguir como fazer o chá de folha de amora com gengibre:
Para tanto, você deverá reservar:
- Meio litro de água filtrada;
- 1 folha de amora;
- 2 colheres de chá de gengibre; e
- Cravo.
Para obter esse chá, você deverá colocar a água no fogo até adquirir fervura. Feito isso, desligue e reúna todos os ingredientes. Tampe por alguns minutos e beba em seguida. Adoce, se quiser.
Ressaltamos que o chá de amora deve ser consumido em até vinte e quatro horas, pois após esse tempo acontece a perda de propriedades.
Como fazer chá de amora
Para fazer o chá de amora, você pode:
1. Colher as folhas da árvore, a amoreira; ou
2. Comprá-la.
O chá pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos orgânicos. Caso a preferência seja colher diretamente do pé, é preciso ter cuidado e observar se o solo não está contaminado.
Observe a seguir como preparar o chá de amora:
Primeiramente, coloque três colheres de chá de folha de amora em 300 ml de água. Deixe descansar a infusão por alguns minutos. É possível adoçar com açúcar ou adoçante.
Caso seja difícil encontrar a fruta ou adquirir as folhas, outra alternativa para obter os benefícios é tomar as cápsulas de amora. Elas podem ser facilmente encontradas em drogarias e lojas de produtos orgânicos. Lembre-se de ler o rótulo atentamente antes da ingestão.