14 benefícios do Cacau para a saúde – Propriedades e para que serve
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
O cacau e seus produtos derivados como o chocolate são uma das principais fontes naturais de flavonoides, substâncias de grande importância para a saúde.
Ao longo das últimas décadas, o cacau tem sido o foco de muitas pesquisas. Os efeitos cardiovasculares do cacau e do chocolate têm sido amplamente investigados. Alguns estudos tratam ainda de outros efeitos benéficos, tais como o efeito antioxidante, anti-inflamatório, neuroprotetor, entre outros.
Origem do cacau
O cacau é nativo da Região Amazônica e foi historicamente considerado uma cultura muito importante na América Central e do Sul. Os grãos de cacau eram tão apreciados que as tribos nativas usavam como uma forma de moeda. Seu nome significa “comida dos deuses”.
Os povos antigos da América Central, os Maias e as Astecas, acreditavam que esta planta poderia transmitir imortalidade. Devido a essa crença, o consumo de cacau era geralmente reservado para realeza, guerreiros e outras pessoas da alta sociedade.
Enquanto os espanhóis estavam explorando as Américas no século XVI, o cacau estava sendo introduzido na Europa. Embora inicialmente consumido pela elite européia, o cacau rapidamente se espalhou pela população mundial. O produto mais conhecido do cacau, o chocolate, teve suas origens na Europa.
Valor nutricional da fruta cacau
O cacau é rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre. É é uma excelente fonte de potássio, selênio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares.
Acompanhe a seguir os benefícios do cacau para a sua saúde:
Benefícios do cacau
1.Melhora na pressão sanguínea – Estudos apresentaram positivas mudanças na pressão arterial como consequência da utilização de produtos feitos à base de cacau. Por ser rico em flavonoides, o cacau contribui para a diminuição da pressão arterial e para uma maior flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Essas modificações favoráveis também são atreladas à existência de antioxidantes que incentivam a formação de óxido nítrico, o que colabora com a manutenção dos vasos sanguíneos descansados, fazendo com que se mantenha um sistema circulatório sadio.
2.Auxílio na prevenção contra o câncer – O cacau demonstrou efeitos positivos na inibição do crescimento de células cancerosas sem afetar o crescimento de células saudáveis normais.
Estudos forneceram evidências sobre as qualidades quimiopreventivas e antiproliferativas exercidas pelos flavonoides presentes no cacau. Esses efeitos curativos se mostraram extremamente valiosos no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e câncer de próstata.
3.Prevenção do diabetes – O consumo de cacau mostrou-se eficiente na na regularização dos níveis de açúcar no sistema auxiliadas pelo metabolismo da glicose.
Um estudo confirmou que o cacau exerce ação antioxidante que cuida da medicação de problemas diabéticos a longo prazo, tal como nefrotoxicidade diabética. A nefrotoxicidade tem fundamental atuação no diabetes mellitus e é a grande causa de doenças renais graves. Os radicais livres intensificam essas complicações promovendo o estresse oxidativo, acarretando no dano celular e tecidual.
Além disso, uma substância presente no cacau ajuda a inibir o desenvolvimento de catarata conduzido pelo diabetes.
4.Controla os níveis de colesterol no sangue – Um estudo apresentou as eficácias hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas do cacau, ou seja, diminuem os níveis de glicose e colesterol, respectivamente, no sangue.
Uma dieta contendo cacau também mostrou redução nos triglicerídeos e um crescimento visível nos níveis de colesterol HDL (o chamado colesterol bom).
5.Saúde respiratória – Os grãos de cacau dispõem de xantina e teofilina, que colaboram com o relaxamento dos brônquios fechados, facilitando o fluxo de ar podendo combater alergias, asma e falta de ar.
6.Saúde do cérebro – Cientistas apontam que o cacau tem efeitos neuroprotetores, ou seja, protegem as células cerebrais, os neurônios, além de ter efeitos favoráveis nas funções de aprendizagem e memória. As descobertas apontam que o consumo de produtos à base de cacau aumenta o fluxo de sangue para o cérebro.
7.Saúde cardiovascular – Estudos mostraram que o cacau também desempenha ações benéficas à saúde cardiovascular. Ele é rico em flavonoides que dispõem de propriedades antioxidantes e colaboram com a proteção das células de danos oxidativos, enquanto deixam o coração mais forte. O cacau também ajuda a reestruturar a função endotelial e incentivar o colesterol HDL.
8.Cura de feridas – Extratos da fruta foram reconhecidos por suas características curativas de feridas sendo usados para a produção de medicações naturais. Os extratos colaboram na prevenção de diversas variedades de infecções no corpo.
9.Controle da obesidade – Um estudo apresentou os principais benefícios do cacau para prevenir a obesidade conduzida por dieta baseada em gordura. Seu consumo ajuda na inflexão do metabolismo lipídico e na diminuição da síntese da transportação de ácidos graxos. O cacau também apresentou melhoria na termogênese, o mecanismo de fabricação de calor nos tecidos de gordura e no fígado.
10.Melhora o humor – A ingestão de cacau apresentou efeitos parecidos com os de antidepressivos em alguns processos fisiológicos. Estudos mostraram que os flavonoides do cacau colaboram na melhora do humor, no combate à depressão e na promoção de atividades cognitivas aprimoradas no decorrer do esforço cerebral contínuo.
11.Melhora o funcionamento do intestino – Pesquisas demonstraram que produtos de cacau consumidos regularmente ajudam numa melhor atuação intestinal por aumentar a frequência das movimentações intestinais sem induzir efeitos colaterais como incomodidade ou dores abdominais.
12.Tratamento da deficiência de cobre – Estudos apresentaram o valor do cacau na câmbio de cobre, resultando em grandes melhorias no nível de hemoglobina, na avaliação de leucócitos e no nível de cobre em pacientes com deficiência deste nutriente.
De acordo com os resultados, o cacau é tido como um integrante rico em cobre, assim como também um remédio para tratar sua deficiência. Ele colabora na prevenção e tratamento de doenças como anemia e leucopenia.
13.Tratamento de distúrbios neurodegenerativos – A presença de flavonoides no cacau demonstrou efeitos positivos no tratamento de enfermidades neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer. Os resultados da pesquisa propõem que esses fitoquímicos dispõem de características sinérgicas, o que ajuda na redução do estresse oxidativo na mente. Isso contribui para a prevenção de dano de células neuronais e atua protegendo a membrana dessas células.
14.Cuidados com a pele – Foi demonstrado que o cacau é eficiente para se manter uma boa saúde da pele. Pesquisas relatam que seu consumo ajuda na diminuição dos efeitos das manchas induzidas por raios solares e na redução da rugosidade da pele. Também colabora com a melhoria da elasticidade e da hidratação.
Cacau: árvore
A árvore de cacau, ou cacaueira, cujo nome científico é Theobroma cacao L., mede de 12 a 25 pés de altura, crescendo de forma natural em climas tropicais.
Cacau: fruta
O fruto é uma cápsula de celulose doce que envolve um agrupamento de cerca de 40 sementes de cacau.
Cacau x chocolate
Cacau e chocolate são coisas diferentes. O cacau é o componente com baixo nível de gordura dos grãos finamente moídos. Estes grãos, conhecidos como massa de cacau, também é composta por manteiga de cacau, que é um produto não lácteo, de origem natural.
Já o chocolate é um alimento feito com base no grão fermentado e torrada do cacau, sendo comumente adicionado leite e açúcar.
Benefícios do cacau em pó
Muitos chocolates e produtos derivados são condenados por conterem muitas calorias, mas isso devido à adição de substâncias como açúcar e não ao próprio cacau. Na verdade, o cacau em pó, que vem do grão de cacau, é altamente nutritivo e pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde.
Valores nutricionais do cacau em pó
Duas colheres de sopa de cacau em pó contêm apenas 25 calorias e 1,5 g de gordura. Ele também fornece 14% do valor diário recomendado de fibras, 8% do valor diário de ferro e 14% do valor diário de magnésio.
Cacau como comer
Aqui estão 5 ideias deliciosas para adicionar cacau na sua dieta sem qualquer culpa.
- Substitua o achocolatado no preparo de vitaminas. Você pode adicionar cacau em pó na vitamina de banana e o próprio doce da fruta será suficiente.
- Polvilhe cacau em pó sobre trufas de chocolate amargo
- Prepare um mingau de aveia com mel e cacau em pó
- Prepare um cappuccino light com leite em pó desnatado, café solúvel e cacau em pó.
- Faça cookies de banana com aveia e adicione cacau em pó na massa.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Coco
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades do Milho
Benefícios e Propriedades da Soja
Benefícios e Propriedades do Café
Benefícios e Propriedades da Canela
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades do Tomate
Benefícios e Propriedades da Batata
Benefícios e Propriedades do Gengibre
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades do Caju
Benefícios e Propriedades da Amêndoa
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.