Benefícios do Arroz para a saúde

O arroz é um alimento antigo e acredita-se que tenha sido cultivado pela primeira vez na China há cerca de 6 mil anos, mas descobertas arqueológicas recentes encontraram sementes primitivas de grãos e ferramentas agrícolas arcaicas que remontam há 9 mil anos.

Benefícios do Arroz para a saúde

Durante a maior parte de sua longa história, o arroz existiu apenas na Ásia, pois somente quando os viajantes árabes introduziram o arroz na Grécia antiga, e Alexandre, o Grande, trouxe-o para a Índia, o arroz chegou a outros cantos do mundo.

Posteriormente, os mouros trouxeram-no para a Espanha no século VIII, durante suas conquistas, enquanto os cruzados foram responsáveis ​​por levar arroz para a França. Dessa forma, o grão foi introduzido na América do Sul no século XVII pelos espanhóis durante a colonização deste continente.

E os benefícios do arroz para a saúde são tais que ajudam a fornecer energia, previnem a obesidade, controlam a pressão sanguínea, combatem o câncer, fornecem cuidados com a pele, previnem a doença de Alzheimer, têm qualidades diuréticas e digestivas, melhoram o metabolismo, auxiliam a saúde cardiovascular, aliviam os sintomas de irritação, a síndrome do intestino irritado, previnem a constipação crônica, além de regularem a temperatura do corpo.

Porém, o arroz não é usado apenas como alimento básico para o consumo. Além disso, existem muitos outros usos surpreendentes do arroz.  Assim, ele é útil para secar componentes eletrônicos danificados pela água, criar uma compressa quente ou fria, evitar aglomerados de sal, ajudar a testar a temperatura do óleo antes de fritar as coisas, afiar as lâminas do liquidificador, na limpeza de vasos sujos, ajuda a amadurecer frutas mais rapidamente, impede a formação de ferrugem. Também é utilizado como um produto de beleza para fazer a pele brilhar.

Propriedades do arroz

O arroz é um grão da classe de plantas Oryza glaberrima (arroz africano) ou Oryza sativa (arroz asiático). E como cereal, é a alimentação base mais ingerida por grande parcela da população, principalmente na Ásia. Tailândia, Vietnã e China são os três maiores exportadores de arroz.

Propriedades do arroz

É a commodity agrícola (produto de qualidade e característica uniforme) com a terceira maior produção mundial, depois da cana e do milho. O arroz é o grão mais importante em relação à nutrição humana e ingestão calórica, fornecendo mais de 1/5 das calorias consumidas em todo o mundo pelos seres humanos.

O arroz, uma monocotiledônea, é normalmente cultivado como planta anual, embora em áreas tropicais possa sobreviver como uma colheita perene e produzir plantio por até 30 anos. O cultivo de arroz é adequado para países e regiões com baixos custos de mão de obra e altas chuvas, pois exige muito trabalho, além de água em abundância.

Informação nutricional do arroz

Acompanhe abaixo dados importantes sobre os nutrientes do arroz:

Porção: 100 gramas de arroz branco cozido

Valor energético: 128,3 kcal   Carboidratos: 28,1 gramas   Proteínas: 2,5 gramas   Gorduras saturadas: 0,2 gramas   Fibra alimentar: 1,6 gramas   Cálcio: 3,5 miligramas   Fósforo: 18,0 miligramas   Manganês: 0,3 miligramas Magnésio: 2,3 miligramas   Lipídios: 0,2 gramas   Ferro: 0,1 miligramas   Potássio: 14,7 miligramas   Cobre: 0,0 ug   Zinco: 0,5 miligramas   Sódio: 1,2 miligramas

Benefícios do arroz

O arroz tem vários benefícios à saúde, além disso, é uma incrível fonte de energia para o corpo. Ele é bom para a pele e regula os níveis de glicose no sangue. Por isso, aqui estão algumas vantagens para manter a vitalidade, obtidas através do arroz.

  • Grande fonte de energia – O arroz é conhecido por controlar várias doenças. A casca do arroz tem propriedades diuréticas e é uma opção eficiente para a cura da disenteria.
  • Alto valor nutricional – O arroz marrom e o branco têm seu valor nutricional único. Pois o arroz branco é rico em minerais como cálcio e ferro, também é rico em vitaminas, como niacina, vitamina D, tiamina e riboflavina. É devido ao seu alto conteúdo nutricional que é usado em todo o mundo em várias cozinhas.
  • Controla a pressão sanguínea – O arroz é considerado bom para pessoas que querem perder peso. Uma dieta de arroz tem baixo teor de carboidratos e gorduras e, portanto, é ótima para pessoas que querem perder peso.
  • Previne a constipação – O arroz contém uma quantidade muito baixa de sódio, portanto, ajuda no controle da pressão alta. O arroz é uma excelente fonte de fibra saudável. Estes ajudam no crescimento de bactérias benéficas que melhoram a digestão e regularizam o movimento intestinal.
  • Alimentação sem glúten – O arroz não contém glúten e, portanto, pode ser facilmente incluído na dieta de pessoas que sofrem de doença celíaca e alérgicas a proteínas como as encontradas no trigo, cevada, centeio e aveia. O arroz é um item alimentar altamente nutritivo, essencial para melhorar a saúde.

Benefícios do arroz integral

  • Previne doenças do coração e Alzheimer – O tipo integral contém uma grande quantidade de neurotransmissores que impedem a ocorrência da doença de Alzheimer. Ele também possui propriedades antioxidantes que protegem o coração, minimizando a ocorrência de doenças cardíacas e derrames.
  • Ajuda na digestão – O arroz integral é uma boa fonte de fibras e, portanto, melhora a digestão. O arroz contém uma quantidade muito baixa de gorduras saturadas e colesterol, tornando-o um alimento saudável para o coração.
  • Protege do câncer – O arroz integral é rico em fibras e protege o corpo de vários tipos de câncer. A fibra de arroz atua como um escudo contra as células cancerígenas, protegendo assim o corpo contra o câncer.

Tipos de arroz

As pessoas escolhem diferentes tipos de arroz, dependendo de suas necessidades culinárias, disponibilidade e possíveis benefícios à saúde. Ele pode ainda ser escolhido pelo tamanho de cada grão.

A culinária asiática é especializada em grãos longos, enquanto países das Américas optam por grãos de comprimento médio ou curto.

Diferentes tipos de arroz incluem arroz branco, parboilizado, basmati, vialone nano, integral, arbóreo, selvagem, negro, glutinoso, vermelho, carnaroli, entre outros. Eles podem ser grãos longos, médios e curtos, além de levar um tempo de preparação muito pequeno.

Para a maioria das pessoas, arroz é sinônimo de arroz branco de grãos curtos. Essa variedade é considerada saudável, pois contém a maioria dos nutrientes, sendo rico em ácidos graxos ômega-6, conhecidas pelas propriedades pró-inflamatórias. No entanto, geralmente é pobre em vitaminas e minerais.

O arroz branco é o tipo mais consumido, mas o arroz integral (grãos integrais) está se tornando cada vez mais popular em alguns países ocidentais devido aos seus benefícios à saúde.

Também diversos itens são fabricados de arroz, integrando xarope, farinha, leite e óleo de farelo de arroz. Comumente, eles possuem tonalidade branca, no entanto o arroz integral pode ter uma variedade de cores entre o avermelhado, marrom, arroxeado ou preto.

Como fazer arroz

Ingredientes:

  • 200g de arroz agulhinha
  • 50g de cebola picada (1 cebola média)
  • 20g de alho picado (4 a 5 dentes)
  • 50 ml de azeite (1/4 de xícara)
  • Água o quanto baste
  • Sal a gosto

Modo de fazer:

Aqueça uma panela com o azeite, acrescente a cebola, o alho e deixe refogar, mexendo até que esteja dourado. Acrescente o arroz, o sal e frite bem. Coloque água fervendo até que cubra o arroz, coloque o fogo baixo e deixe que cozinhe. Caso a água seque e o arroz ainda não esteja cozido, adicione mais água. Deixe cozinhar até secar, e cheque novamente se já está cozido. Desligue o fogo, solte o arroz com um garfo e sirva. Rendimento: 2 porções.

Receitas com arroz

Arancini

Bolinhas de arroz fritas, tradicionalmente levando um recheio de risoto e cobertas com migalhas de pão. Para economizar tempo, use o arroz já feito e misture com queijo, cogumelos, bacon, ou o que preferir. Depois, é só empanar e fritar. Uma ótima ideia de aperitivo que vai muito bem com saladas.

Bolo de arroz

Semelhante ao arroz de forno, as sobras de grãos podem ser usadas para criar um bolo. É necessário combinar arroz cozido com ovos batidos e um recheio da sua preferência. Adicione milho, atum e algum queijo mais salgadinho, como o feta ou de cabra. Coloque a mistura em uma frigideira que suporte o forno por 10 minutos, aproximadamente.

Malefícios do arroz

O consumo de arroz é provavelmente mais seguro. No entanto, comer arroz branco em quantidade excessiva diariamente pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade. Portanto, uma dieta equilibrada deve ser mantida.