Benefícios do Vinagre para a saúde

O vinagre, conhecido por muitos como vinagre destilado, ou a base de álcool, é um dos principais apoios familiares no mundo todo há centenas de anos. É fácil compreender a razão, pois esta substância versátil agrega valor em sua utilização em diversos setores, como jardinagem, limpeza e culinária.

Ele pode ser produzido a partir da fermentação de alimentos como beterraba, batata, melaço ou soro de leite. Geralmente, a receita específica depende de qual item de comida encontrava-se mais prontamente disponível em uma região específica.

Assim, a história do vinagre remonta às civilizações antigas, onde se diz que um barril de vinho ficou fermentando por muito tempo, e os foliões, ao abrirem o engradado, descobriram que o vinho velho se transformou num líquido muito azedo. Dessa forma, nasceu o vinagre que conhecemos hoje. 

Este aliado da cozinha não apenas tem a incrível capacidade de fornecer a praticamente qualquer prato a quantidade certa de acidez, como também é uma potencial promessa de auxílio à saúde. Hoje, o vinagre é considerado um remédio caseiro acessível para grande número de doenças, desde aftas até inchaços.  

Ainda melhor, enquanto outros tratamentos holísticos podem exigir uma ida cara à loja de alimentos naturais, é provável que o vinagre já esteja na parte de trás do armário da cozinha.

Então, descubra por que o vinagre pode ser um dos alimentos mais versáteis da culinária e as várias maneiras de usá-lo para melhorar sua saúde.

Propriedades do vinagre

No processo de fabricação do vinagre, o álcool é convertido em algo chamado ácido acético, um dos principais compostos promotores de saúde, que ajuda a reduzir o açúcar no sangue, o armazenamento de gordura e sacia o apetite, entre outras coisas boas.

O processo de fermentação e as bactérias probióticas resultantes em algumas variedades da substância, como o vinagre de maçã cru e não filtrado, também foram apontados como um fator benéfico.

O vinagre é um líquido que consiste em cerca de 5 a 20% de ácido acético, água, oligoelementos e, em alguns casos, aromas. Ele tem sido usado como tratamento para muitas doenças distintas desde a época de Hipócrates, por volta de 420 a.C.

O ácido acético diluído, por si só, não pode ser considerado vinagre, porque o líquido contém outros minerais, vitaminas e aminoácidos. Outros produtos bioativos do vinagre são ácido gálico, catequina, epicatequina e ácido caféico.

Nutrientes do vinagre

Porção: 1 colher de sopa / 14,9 gramas

Calorias: 3 kcal / 11kJ   Gordura: 0,0 gramas   Gorduras Saturadas: 0,0 gramas   Gorduras Monoinsaturadas: 0,0 gramas   Gorduras Poli-insaturadas: 0,0 gramas   Carboidratos: < 0,1 gramas Açúcares: < 0,1 gramas   Proteína: 0,0 gramas   Fibra Alimentar: 0,0 gramas   Colesterol: 0,0 miligramas   Sódio: < 0,1 gramas   Água: 14,1 gramas

Benefícios do vinagre

O vinagre não é um elixir mágico, mas pode ajudar na perda de peso, colesterol e muito mais. Não sabia? Então continue lendo para descobrir alguns dos surpreendentes benefícios do vinagre à saúde.

  • Perda de peso – Um pouco de vinagre pode dar impulso aos esforços de perder peso. Pessoas que adicionam vinagre de framboesa ou de maçã diariamente a suas dietas por pelo menos quatro semanas diminuem mais do que aquelas que não usam vinagre.  
  • Ajuda a equilibrar o colesterol – O vinagre de maçã ajuda a aumentar o “bom” colesterol HDL. Além disso, ele contém um polifenol, ácido clorogênico, que reduz o colesterol LDL “ruim”.
  • Reduz a pressão alta – A quercetina antioxidante, encontrada em vinagres à base de uva como o balsâmico, pode ajudar a domar a pressão alta. Essa mesma propriedade também está em vinagres de maçã.
  • Auxilia na prevenção de diabetes – O ácido acético, que confere sabor azedo ao vinagre de vinho tinto e outros vinagres, ajuda a ficar satisfeito depois de comer, minimizando os picos de açúcar no sangue.
  • Ajuda a prevenir o câncer – Os vinagres contêm fenóis, compostos vegetais naturais associados à redução do risco de câncer. E um tipo de vinagre de arroz, o kurosu, possui mais do que qualquer outro essa substância.

Tipos de Vinagre

O vinagre é feito de diferentes frutas, arroz, cevada e outros alimentos com alto teor de açúcar. Alguns tipos são vinagre de maçã, vinho de arroz, vinagre balsâmico, vinagre branco destilado, tinto e vinagre de frutas. Mas, dependendo do exemplo, eles possuem níveis levemente diferentes de acidez.

Tipos distintos de vinagre são mais populares em países e regiões divergentes do mundo. O único ponto comum entre qualquer vinagre são suas propriedades benéficas e antioxidantes.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é a espécie mais conhecida de vinagre na agremiação natural da saúde. Defende-se que resulta em muitos tipos de vantagens, várias das quais são embasadas pela ciência.

Isso engloba colesterol reduzido, perda de peso, sintomas de diabetes e níveis mais baixos de açúcar no sangue. É também um remédio popular antigo e tem sido usado para vários fins domésticos e culinários.

Assim, o melhor jeito de integrar o vinagre de maçã na dieta é usando na cozinha para molhos de salada, maionese caseira e outros tipos de receitas. Alguns indivíduos preferem misturá-lo em água para tomar como bebida. As doses comuns variam de 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 ml) a 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia, misturadas em um copo grande de água.

No mínimo, o vinagre de maçã parece seguro, desde que ninguém exagere e tome quantidades excessivas. O vinagre de maçã também possui vários outros usos não relacionados à saúde, como condicionamento do cabelo, cuidados com a pele, atendimento odontológico, uso em animais de estimação e como agente de limpeza.

Tudo isso pode ser bastante útil para pessoas que gostam de manter as coisas o mais natural e livre possível de produtos químicos.  

Como consumir vinagre branco

As variadas possibilidades culinárias para o vinagre branco o tornam popular nas cozinhas por todo o mundo. Ele possui um sabor mais intenso e mais forte do que outros gêneros de vinagre. Sendo assim, provavelmente não deve ser ingerido sozinho.

No entanto, pode ser um ingrediente muito prático de ter à mão como parte de uma receita. Por isso, alguns dos usos mais conhecidos do vinagre branco na culinária são:

  • Para conserva de picles, legumes, ovos e diversos outros alimentos que podem ficar embebidos em vinagre para uso posterior. 
  • No tempero de infinitas saladas para alegrar o sabor e deixá-las marcantes.
  • Na produção de marinadas e molhos, pois o vinagre branco dá um sabor extra. Nas marinadas, o ácido no vinagre também funciona como um agente amaciador de carnes, frutos do mar e vegetais.
  • Para o cozimento de pães, onde o vinagre branco pode ser usado juntamente com o bicarbonato de sódio como agente de fermentação de produtos de panificação. O vinagre ácido reage com o bicarbonato de sódio alcalino e libera gás dióxido de carbono que ajuda a aumentar os produtos de panificação.
  • Na produção de queijos, em que alguns deles podem ser produzidos a partir de leite e vinagre branco. Então, quando colocado no leite, o vinagre ácido muda as proteínas do líquido, possibilitando que a coalhada e o soro se apartem. A consequência é um queijo leve e macio.

Receitas com vinagre

Bolo de vinagre

Ingredientes:

3 ovos

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa vinagre branco ou vermelho

1/2 xícara de óleo

3/4 xícara de água

1 colher fermento em pó

Modo de fazer:

Junte todos os ingredientes líquidos no liquidificador. Coloque o açúcar e vá derramando aos poucos a farinha de trigo com o fermento sem desligar o liquidificador.

Deixe bater por um momento até tudo se misture. Direcione ao forno alto por aproximadamente 10 minutos até que o bolo cresça. Posteriormente, abaixe para 180º ou 200º graus a depender do forno por 35 a 40 minutos em forma untada. Se desejar após assado regue por cima com leite condensado e coco e está pronto.

Usos do vinagre

O vinagre branco normalmente consiste em 4-7% de ácido acético e 93-96% de água. Ele pode ser usado para cozinhar, assar, limpar e controlar ervas daninhas.

Pode também ajudar na perda de peso, diminuindo o açúcar no sangue e o colesterol. Quem tem uma garrafa de vinagre em sua despensa, provavelmente a usa de várias maneiras.

O vinagre branco possui ainda uma variedade de aplicações domésticas práticas, nenhuma delas relacionada à comida. E como o vinagre tem propriedades antimicrobianas, é desinfetante e limpador útil para uma infinidade de superfícies e aparelhos.

Além disso, é certamente mais barato do que outros agentes de limpeza doméstica disponíveis no mercado. Itens fáceis de limpar com o vinagre são: roupas manchadas, cafeteiras, janelas e espelhos, pratos, pavimentos, banheiros, chuveiros e banheiras, incluindo bancadas.

Malefícios do vinagre

Embora o vinagre branco seja geralmente seguro, ele ainda pode ser prejudicial. Pois o consumo excessivo de vinagre pode agravar as condições inflamatórias no trato gastrointestinal superior, como azia ou indigestão.

Além disso, o consumo exagerado de alimentos ácidos, como o vinagre, pode contribuir para a degradação do esmalte dos dentes. Dessa forma, estudos indicam que o vinagre branco pode ser mais prejudicial à dentição do que outros tipos de vinagre.

Algumas pesquisas sugerem ainda efeitos adversos quando certos medicamentos para o sangue e o coração são suplementados com vinagre. Isso pode incluir baixo nível de açúcar no sangue ou baixos níveis de potássio.