Benefícios da Semente de Abóbora para a saúde

As sementes de abóbora são uma parcela comestível do fruto tipicamente assadas para o consumo. Elas são um ingrediente comum na cozinha mexicana, muitas vezes consideradas um lanche saudável.

As sementes da abóbora são também conhecidas como pepitas, significado espanhol para “pequena semente de abóbora”.

Consumir frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado ao risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida.

Estudos sugeriram que o aumento do consumo de alimentos vegetais, como sementes de abóbora, diminui o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca e mortalidade geral, promovendo a pele e o cabelo saudáveis, o aumento da energia e o peso geral mais baixo.

Benefícios da Semente de Abóbora

As sementes de abóbora são excepcionalmente ricas em magnésio, um dos sete macros minerais essenciais. Duas colheres de sopa de sementes de abóbora contêm 74 miligramas de magnésio, cerca de 25% da dieta diária recomendada.

O magnésio desempenha um papel importante em mais de 300 reações enzimáticas dentro do corpo, incluindo o metabolismo dos alimentos e a síntese de ácidos graxos e proteínas. O magnésio é vital para o bom funcionamento dos músculos.

A deficiência de magnésio, especialmente predominante em populações mais antigas, está ligada à resistência à insulina, síndrome metabólica, doença cardíaca coronária e osteoporose.

  • Saúde Óssea – O magnésio é importante para a formação óssea. A alta ingestão de magnésio está relacionada a uma maior densidade óssea e demonstrou diminuir o risco de osteoporose em mulheres na pós-menopausa;
  • Diabetes – A cada 100 miligramas/dia de aumento na ingestão de magnésio, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 diminui em aproximadamente 15%. Baixos níveis de magnésio podem prejudicar a secreção de insulina e diminuir a sensibilidade à insulina;
  • Saúde do Coração – A melhora nos perfis lipídicos foi observada com uma ingestão de 365 miligramas de magnésio por dia;
  • Saúde do Coração e do Fígado – As sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, antioxidantes e fibras. Esta combinação tem benefícios tanto para o coração quanto para o fígado. A fibra em sementes de abóbora ajuda a diminuir a quantidade total de colesterol no sangue e diminuir o risco de doença cardíaca. A pesquisa até o momento sugere que os omega-3 podem diminuir o risco de trombose e arritmias, que levam a ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e morte súbita cardíaca.
  • Prevenção de Insônia – As sementes de abóbora são uma rica fonte de triptofano, um aminoácido. O triptofano tem sido usado para tratar a insônia crônica porque o corpo a converte em serotonina, o hormônio que permite “se sentir bem” ou “relaxante” e a melatonina, o “hormônio do sono”. Comer algumas sementes de abóbora antes de dormir, com uma pequena quantidade de carboidratos, como um pedaço de fruta, pode ser benéfico para fornecer a seu corpo o triptofano necessário para a produção de melatonina;
  • Gravidez – Estima-se que mais de 80% das mulheres em todo o mundo tenham ingestão inadequada de zinco. Baixos níveis de zinco alteram os níveis circulantes de hormônios múltiplos associados ao início do trabalho de parto. Além disso, o zinco é essencial para a função imune normal e prevenção de infecções uterinas. Tudo isso poderia potencialmente contribuir para o parto prematuro;

Propriedades da Semente de Abóbora

As sementes de abóbora podem ser pequenas, mas estão repletas de nutrientes valiosos.

Erva rastejante durável da família da Cabaça Cucurbitaceae com até 10m.

As sementes de abóbora, também conhecidas como pepitas, são sementes planas e verdes escuras. Algumas estão no miolo, com a casca branca e amarela, embora algumas variedades de abóboras produzam sementes sem conchas. 

As sementes de abóbora têm uma textura maleável e mastigável, além de um sabor sútil de noz. São provavelmente mais conhecidas assadas, tão deliciosas e nutritivas que podem ser apreciadas ao longo de todo o ano. 

Como o melão e o pepino, as abóboras e as sementes de abóbora pertencem à família da cabaça ou das Cucurbitáceas. O gênero mais comum é a espécie Cucurbita máxima.

A abóbora tem sido cultivada há tanto tempo que sua forma selvagem já não existe e seu local de origem é incerto. Se for nativa da Ásia, foi introduzida nas Américas nos tempos pré-históricos.

A abóbora, o milho e o feijão foram os principais frutos e vegetais cultivados pelos americanos pré-colombianos. O fruto estava entre os símbolos da primeira celebração de ação de graças dos peregrinos norte-americanos.

Aproximadamente 2 colheres de sopa de sementes de abóbora assadas (28 gramas) contém:

  • 125 calorias;
  • 15 gramas de carboidratos (incluindo 0 gramas de açúcar e 5 gramas de fibra);
  • 5 gramas de proteína;
  • 5% das suas necessidades diárias de ferro;

As sementes de abóbora assadas são mais densas de nutrientes, para a mesma porção de 28 gramas, elas fornecem:

  • 163 calorias;
  • 4 gramas de carboidrato (incluindo 2 gramas de fibra e menos de 1 grama de açúcar);
  • 8 gramas de proteína;
  • 8% das necessidades diárias de ferro;

As sementes de abóbora também são uma fonte de magnésio, zinco, cobre e selênio. O óleo das sementes de abóbora contêm muitos outros nutrientes que demonstraram oferecer benefícios para a saúde.

Como consumir Semente de Abóbora

Muitas pessoas se perguntam para que servem sementes de abóbora na culinária, além de ingeri-las assadas. Obviamente, que desse modo são um petisco suculento, porém é possível variar e incrementar outros pratos.

Tente fazer:

  • Saladas com sementes de abóbora;
  • Granola caseira com uma mistura de nozes, sementes de abóbora e frutos secos;
  • Misture sementes de abóbora e azeite, tempere com cominho e alho em pó, depois asse como camada da torrada;
  • Manteiga de semente de abóbora, misturando sementes de abóbora inteiras e cruas em um processador de alimentos até ficarem lisas;

Ou, tente essas receitas saudáveis ​​e deliciosas desenvolvidas por profissionais registrados.

Riscos e precauções das Sementes de Abóbora

As sementes têm um alto teor de gordura, por isso são propensas a ranço. Mantenha as sementes de abóbora em um local fresco, escuro e seco para melhorar a vida útil. Se armazenadas corretamente, as sementes de abóbora poderão ser mantidas de 3 até 4 meses.

É a dieta total ou o padrão geral de alimentação que é fundamental para prevenir doenças e na obtenção de boa saúde. É melhor comer uma dieta variada do que se focar em certos alimentos como a chave para uma vida saudável.

Óleo de Semente de Abóbora

Extrair óleo da semente de abóbora é um processo complicado. Envolve assar as sementes em uma temperatura ideal. Isso garante que nenhum dos ácidos graxos importantes seja danificado durante o aquecimento. Após assadas, as sementes de abóbora são colocadas numa prensa, permitindo que o óleo seja extraído das sementes.

O óleo de sementes de abóbora ajuda a promover a saúde urinária e saúde cardíaca. Está cheio de vitaminas e propriedades anti-inflamatórias, juntamente com ácido linoleico e ácido oleico. 

Aqui está o que você precisa saber sobre os potenciais benefícios à saúde para quem ingere óleo da semente de abóbora.

  • Efeitos na saúde mental – Tradicionalmente, o óleo da semente de abóbora e as sementes de abóbora em geral são utilizados para aumentar o humor e evitar a depressão.
  • Efeitos no cabelo e na pele – O óleo das sementes de abóbora tem sido associado a efeitos positivos sobre o crescimento do cabelo, especialmente nos homens. Um estudo descobriu que os homens que ingeriram 400 miligramas de óleo da semente de abóbora todos os dias durante 24 semanas tiveram 40% mais de crescimento de cabelo do que os homens no grupo placebo.
  • Efeitos na saúde do coração – Gorduras saturadas não são boas para os corações saudáveis. Mas ainda pode ser confuso saber quais gorduras são corretas para comer. Óleo da semente de abóbora é realmente uma gordura insaturada, o que significa que é o tipo de gordura “boa”. Gorduras insaturadas como óleo da semente de abóbora podem realmente promover um coração saudável.
  • Efeitos na saúde da próstata – O óleo das sementes de abóbora, juntamente com o óleo de palmito, mostrou resultados promissores como terapia alternativa para a hipertrofia benigna da próstata (HBP). HBP é uma condição comum em que a próstata se torna maior. Isso pode ser extremamente doloroso e bloquear o fluxo de urina.
  • Efeitos na saúde urinária – Em geral, o óleo da semente de abóbora parece ter um efeito positivo no trato urinário. Este trato é composto de rins, bexiga e uretra, que conecta a bexiga com a abertura urinária.
  • Efeitos na menopausa – o óleo das sementes de abóbora foi usado para ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menopausa. Isso resultou numa diminuição das ondas de calor, dor nas articulações e dores de cabeça. As mulheres que tomaram óleo da semente de abóbora também tiveram um aumento nos níveis de HDL, que é o “bom” colesterol.

Como consumir o Óleo da Semente de Abóbora

Como a semente de linho, o óleo da semente de abóbora pode ser tomado em forma de pílula líquida ou concentrado. Ele pode ser comprado em lojas de saúde ou através de um revendedor on-line. 

Na maioria das vezes, as pessoas tomam óleo das sementes de abóbora na forma de pílula. Isso geralmente porque é mais conveniente e é mais fácil de engolir. É comumente vendido em cápsulas medidas, mas você pode encontrá-lo em diferentes doses.