Benefícios da Mandioca para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos especiais, vitaminas e minerais. Por ser um alimento barato, resistente e nutritivo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vem incentivando sua produção e consumo pelo mundo afora, em especial em países em desenvolvimento.
A mandioca, cujo nome científico é Manihot esculenta, é conhecida por diferentes denominações, como macaxeira ou aipim, de acordo com a região do país. Batizado de a “rainha do Brasil”, a origem da mandioca vem possivelmente da região sudoeste da Amazônia. Por ser de fácil adaptação, se espalhou por toda a América e por mais de 100 países e é cultivada em todos os estados brasileiros.
O cultivo da mandioca está entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, sendo o Brasil o segundo maior produtor do mundo. Ela pode ser consumida cozida, frita, em purê, tapioca, polvilho e farinha, sendo uma substituta da batata.
Quando comparada com a batata, a os benefícios da mandioca são que ela é mais barata e possui maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C. Apesar de conter quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata, os carboidratos presentes na mandioca são liberados mais lentamente e por isso não geram picos de glicemia e prolongam a saciedade.
Benefícios da mandioca
As propriedades da mandioca podem ser explicadas pela sua excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como magnésio, manganês, cobre, potássio. É fonte de fibras e isenta de glúten.
Apesar de ser uma fonte de energia, essa possui carboidratos complexos, a amilopectina e a amilose, que liberam a glicose lentamente para o corpo, evitando picos de glicose no sangue e mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.
1.Ação anti-inflamatória
Os dois principais grupos responsáveis pela ação anti-inflamatória e analgésica da mandioca são os saponinos e polifenóis. Por essa propriedade, a mandioca pode ser útil no tratamento da artrite reumatoide.
2.Previne a Osteoporose
Os minerais Cálcio, Manganês, Cobre e Zinco, presentes na mandioca, ajudam a diminuir a perda de massa óssea, principalmente em mulheres na menopausa.
3.Ação antioxidante
A mandioca ou macaxeira, como também é chamada, possui resveratrol, um polifenol conhecido por suas propriedades antioxidantes. A vitamina C presente nessa raiz, além de fortalecer o sistema imunológico, também atua como um antioxidante, combatendo os radicais livres que podem danificar nossas células e causar alguns tipos de câncer.
4.Melhora a saúde da pele
A vitamina C ajuda a reduzir o aparecimento de rugas e combate o envelhecimento precoce da pele. Outra substancia presente na mandioca é o resveratrol que, segundo estudos, aumenta a resistência da pele frente aos danos causados pelo sol. Seu efeito junto com a ação antioxidante da vitamina C, ajuda a prevenir o câncer de pele.
5.Ideal para dietas sem glúten
Por ser livre de glúten, a mandioca é uma opção para portadores de doença celíaca ou alérgicos. Com seus derivados como a farinha e o polvilho, é possível que os celíacos ampliem seu cardápio.
6.Benéfica para o coração
A mandioca possui minerais importantes para a saúde do coração como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro, o manganês e o potássio, este, em especial, ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Como é também fonte de fibras, o consumo da mandioca ajuda a controlar os níveis de colesterol, promovendo assim a melhora do sistema circulatório como um todo.
7.Ajuda a perder peso
A mandioca possui carboidratos complexos que liberam glicose lentamente para nosso corpo, com isso não ocorrem os picos de glicose e insulina onde o excesso é armazenado na forma de gordura. Essa liberação lenta ainda faz com que não sintamos fome tão cedo.
Outro fator que auxilia na perda de peso é a quantidade de fibras presentes na mandioca, que além de prolongarem a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do intestino.
8.Benéfica para as grávidas
A mandioca possui ácido fólico, vitamina importante nas primeiras semanas de gestação para evitar malformações do feto.
A importância do cozimento da mandioca
A mandioca é legume, já que este é um termo genérico para os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra comestíveis. Quando crua, a mandioca possui quantidades tóxicas de glicósidos cianogénicos, que se tornam inócuas, ou seja, torna-se segura para o consumo depois de cozida.
Essas substancias, os cianetos, estão presentes principalmente na casca da raiz e qualquer corte libera os ácidos, por isso, o consumo da mandioca crua pode causar envenenamento. Os sintomas são vômito, tontura, enjoo, dores no estômago e de cabeça. Lembramos novamente que isso pode acontecer caso a mandioca seja consumida crua. Quando cozida, no entanto, é totalmente segura e benéfica.
Receitas com mandioca
A mandioca pode ser usada no preparo de purês, assada na grelha, em saladas, pães, bolos, aperitivos e no famoso caldo de mandioca ou sopa de mandioca. São feitos ainda derivados da mandioca, como tapioca, polvilho e farinhas.
Um aperitivo muito apreciado pelos brasileiros é a mandioca frita. Uma opção mais saudável desse apetitivo é a mandioca assada no forno. Para isso, primeiro descasque a mandioca e cozinhe com bastante água até que esteja macia. Deixe esfriar, retire as fibras centrais e corte em pedaços pequenos. Em uma assadeira untada, coloque os pedaços da mandioca cozida e tempere a gosto. Adicione um pouco de manteiga ou azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Remova o papel e asse por mais 15 minutos para ficar crocante.
Outro aperitivo comum é o bolinho de mandioca:
Bolinho de Mandioca com queijo
Ingredientes:
- 1 kg de mandioca
- 1 ovo
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 150 g de mussarela cortada em tirinhas
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca (180 g)
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
Descasque a mandioca e corte-a em pedaços. Em uma panela com água suficiente, cozinhe-a até ficar macia. Escorra e amasse a mandioca cozida. Em seguida, misture bem com o ovo, o sal, a salsa e a farinha de trigo. Faça bolinhas com a massa, colocando dentro uma tirinha de queijo muçarela. Passe as bolinhas nos ovos batidos e depois na farinha de rosca e frite.
Um doce muito comum principalmente no Nordeste do Brasil é o Bolo de Mandioca ou Bolo de Aipim. Essa receita é simples e rápida e o bolo é perfeito para ser saboreado junto com um café.
Bolo de Aipim
Ingredientes
- 1 e 1/2kg de aipim
- 5 ovos
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 vidro de leite de coco
- 1 coco seco
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Descasque a mandioca e deixe-a por alguns minutos sob a água corrente. Em seguida, rale a mandioca, faça o mesmo com o coco.
Misture todos os ingredientes em um recipiente fundo até obter uma massa homogênea, sendo que o último ingrediente que deve ser adicionado é o fermento em pó.
Despeje a massa do bolo em uma assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Batata-doce
Benefícios e Propriedades da Batata
Benefícios e Propriedades do Quiabo
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades do Chuchu
Benefícios e Propriedades do Inhame
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.