Benefícios da Água para a saúde

A água é muito benéfica para a saúde. Recomenda-se que seja inserido, pelo menos, dois litros de água por dia, haja vista que essa prática pode regular a temperatura corporal e prevenir problemas de saúde.

Benefícios da água

Observe a seguir os benefícios da água:

1. Mantém a pele hidratada;

2. Facilita o processo de digestão;

3. Regula a temperatura corporal;

4. Auxilia no processo de emagrecimento;

5. Combate a acne e espinhas;

6. Melhora o funcionamento dos rins;

7. Previne o aparecimento de pedras nos rins;

8. Melhora a circulação sanguínea;

9. Ajuda a regular o intestino;

10. Impede o aparecimento de pedras nos rins;

11. Diminui o inchaço.

Vale destacar que a ingestão de água não deve ser substituída por outro líquido, como sucos ou refrigerantes, por exemplo.

Propriedades da água

A água é vista como um solvente universal, logo, umas das propriedades mais notáveis é a dissolução universal.

A água deve ser insípida e inodora. Caso contrário, pode possuir líquidos ou gases, que podem estar dissolvidos ou não.

Água em jejum

Ingerir água em jejum possui diversas vantagens. Isso se dá porque essa prática pode estimular o sistema digestivo por um longo período. Com isso, o processo digestivo por ser melhorado.

Vale acrescentar que água com limão em jejum e em temperatura morna incentiva o funcionamento do intestino. Sendo assim, essa mistura pode ser vista como um laxante natural, visto que o resultado é quase imediato. Ademais, água com limão faz com que o indivíduo se sinta mais saciado por mais tempo.

Água ajuda a emagrecer?

Beber água auxilia no processo de emagrecimento, pois mantém o estômago cheio durante o dia. Consequentemente, a fome será enganada. Ademais, a ingestão de água auxilia no trânsito intestinal.

Lembre-se de manter uma alimentação balanceada somada a prática regular de atividades físicas.

Beber água todos os dias

Beber água diariamente é fundamental. Isso se dá devido ao fato de que a ausência de água pode prejudicar funções metabólicas importantes, além de comprometer o sistema circulatório e funcionamento dos rins.

Ainda nessa perspectiva, a água pode desintoxicar o organismo e regular a temperatura do corpo. Pessoas que não gostam de beber água devem ingerir chás de ervas, como erva cidreira. Caso prefira sucos, é preciso ficar atento com as calorias.

Quantidade ideal de água todos os dias

O consumo diário de água, além de ajudar o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde.

Para saber a quantidade adequada a ser consumida, multiplique o peso por 0,03. Embora esse cálculo possa ser feito por qualquer pessoa, a necessidade da ingestão é única. Para exemplificarmos melhor a questão, usaremos a rotina de uma atleta. Como um profissional pode perder até um litro de água por hora, há a necessidade de ingerir uma quantidade maior de água.

Tipos de água

É possível encontrarmos propagandas, seja na internet ou em revistas, de diversos tipos de água com os mais variados tipos de promessas, como emagrecimento e hidratação instantânea, entre outros. Embora a ingestão de água seja essencial, esse líquido por si só não é milagroso.

Observe a seguir os tipos de água e os benefícios que podem trazer:

1. Água potável

A água acima mencionada é fundamental no processo de emagrecimento e para a manutenção da saúde. Quando estamos muito tempo sem ingerir líquido, tem início o processo de desidratação. Algumas pessoas costumam confundir com fome, logo, comem mais do que o devido.

2. Água de berinjela

A água de berinjela pode ser obtida através do seguinte processo: corte o vegetal em cubos e coloque de molho. Após um tempo, retire a berinjela e beba a água. Acredita-se que a água esteja rica em nutrientes e contribua para a efetiva perda de peso. Até o momento, não há nenhuma pesquisa que confirme os benefícios dessa água.

Em contrapartida, a berinjela por si só é muito benéfica para a saúde, visto que reduz a gordura presente no fígado, bem como combater artrite e diabetes.

3. Água de gengibre

A água de gengibre, mediante a condição do consumo adequado, contribui exponencialmente para uma dieta equilibrada. Para obter o efeito desejado, esprema ou rale o gengibre. Ele soltará um líquido, que poderá ser ingerido dessa forma ou em saladas.

Como o gengibre possui ação termogênica, ele pode auxiliar na perda de peso. Entretanto, é importante mencionar que a água de gengibre sem uma dieta adequada e a prática adequada de atividades físicas é ineficaz. Além disso, pessoas que possuem problema de coração devem consumir moderadamente essa água.

4. Água com limão

Não há pesquisas que comprovem a eficácia da água com limão. Até então, é sabido que o limão pode ajudar no processo de desintoxicação do organismo e, consequentemente, facilitar a perda de peso.

Cabe destacar que pessoas com gastrite ou úlcera devem evitar beber água com limão.

5. Água Sass

A Água Sass foi criada e conta com ingredientes como hortelã, pepino, limão e gengibre. Esses alimentos ficam submersos por doze horas para posterior consumo. Como a água conta com gengibre, pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Destacamos que essa água isolada não é eficaz no processo de emagrecimento. É preciso praticar atividades físicas regularmente, além de uma alimentação adequada.

6. Água com gás

Muitos acreditam que a ingestão de água com gás esteja associada ao ganho de penso. No entanto, não comprovações científicas de que auxilie no ganho de peso, tampouco na perda.

Sugere-se, apenas, que a água com gás não seja consumida por pessoas que tenham problemas com gases.

7. Água de coco

A água de coco é muito apreciada por pessoas que moram no litoral brasileiro. Ela é rica em minerais, carboidratos, vitaminas, antioxidantes e outros minerais que ajudam o corpo a funcionar melhor.

Motivos para beber mais água diariamente

Observe abaixo alguns motivos para beber água diariamente.

1. Limpa o organismo;

2. Protege a saúde ocular;

3. Mantém a pele jovem;

4. Prevenção de câimbras;

5. Protege contra pedra nos rins;

6. Controle da pressão sanguínea;

7. Auxilia no processo de emagrecimento;

8. Melhora o funcionamento do intestino; e

9. Auxilia no processo de absorção de vitaminas.

Como beber mais água

Observe a seguir algumas estratégias para beber mais água:

1. Busque ter uma garrafinha por perto.

Como nem sempre estamos perto de um filtro de água, tenha sempre em mãos uma garrafa d’água. Esse hábito poderá te ajudar a lembrar da importância e benefícios de ingerir água regularmente. Além disso, manterá o estômago preenchido.

Aconselha-se que o consumo seja moderado no período da noite, pois poderá ocasionar idas ao banheiro durante a madrugada.

2. Use a tecnologia como aliada

Sabemos que nem sempre nos lembramos de beber água. Para tanto, é possível baixar alguns aplicativos para fazer esse trabalho ou colocar um aviso no celular para lembrar da ingestão de água.

3. Abuse dos chás

Os chás são incríveis. Além de hidratarem, trazem diversos benefícios à saúde.

4. Consuma frutas ricas em água

Frutas como melancia, melão, laranja e morango, por exemplo, contribuem exponencialmente para a hidratação do organismo.

Evidenciamos que o consumo isolado desses alimentos não supre a quantidade de água necessária para o corpo.

5. Acrescente suco concentrado

Caso queira, acrescente suco concentrado de frutas. Lembre-se de não exagerar na quantidade, tampouco no açúcar.