Benefícios do Oxicoco para a saúde

Sabe-se que o cranberry é um fruto oriundo da América do Norte e recebe diversos nomes, como mirtilo-vermelho, oxicoco e arando.

O oxicoco, cujo nome científico é vaccinium vitis idaea, consiste em uma fruta ácida, altamente rica em antioxidantes e capaz de proporcionar bem-estar.

Benefícios do Oxicoco

oxicoco benefícios

Os benefícios dessa fruta ácida incluem proteção a cáries dentárias, tratamento de infecções e doenças inflamatórias.

Observe a seguir alguns benefícios:

1. Melhora a saúde cardiovascular

Essa fruta ajuda a diminuir a incidência de doenças relacionadas ao coração, visto que os flavonoides contidos nessa fruta, além de diminuírem a ameaça de aterosclerose, possuem propriedades antioxidantes.

2. Ajuda a manter uma gravidez saudável

É sabido que o aumento drástico da pressão arterial é um problema corriqueiro enfrentado por muitas mulheres durante o processo gestacional. Sendo assim, uma vez que o oxicoco é consumido, pode ajudar a reduzir os reflexos em virtude do seu teor de vitamina C e E.

3. Previne problemas renais

Essa fruta reduz a quantidade de magnésio e cálcio encontrados na urina. Além disso, as propriedades polifenólicas contidas no oxicoco ajudam a combater as infecções renais.

4. Melhora a saúde ocular

A propriedade antibacteriana contida no oxicoco neutraliza doenças degenerativas e elimina as toxinas nocivas que protegem os olhos.

5. Auxilia a saúde estomacal

Haja vista que o oxicoco serve como fontes de flavonoides, ele pode colaborar com a diminuição do risco de desenvolvimento de problemas estomacais, como gastrite, por exemplo.

Há outros benefícios quanto ao consumo dessa fruta, bem como:

– Ajuda no tratamento de infecções urinárias;
– Reduz o odor da urina;
– Previne gripes e resfriados.

Contraindicações do Oxicoco

Faz-se importante destacar que não há comprovações científicas quanto às finalidades terapêuticas em lactantes e/ou gestantes.

oxicoco propriedades

O suco de oxicoco pode aumentar a quantidade de vitamina B12 no organismo de pessoas que padecem de inflamações estomacais e baixa acidez no estômago. Diante disso, o consumo em excesso de vitamina B12 pode acarretar reações alérgicas e alterações no baço.

Portanto, é essencial consultar o médico antes de consumir o suco e/ou a fruta.

Para que serve o Oxicoco

O oxicoco, bem como seu suco, contém ácido oxálico, que podem aumentar a capacidade coagulante de alguns medicamentos. Nessa perspectiva, indivíduos que estejam com cálculos urinário devem limitar o consumo desse tipo de bebidas.

Onde comprar Oxicoco

Essa fruta pode ser consumida em formada de suco, in natura e também como ingrediente de preparações de bolos ou doces.

Nesse sentido, a fruta in natura pose ser encontrada em grandes hipermercados e hortifrutigranjeiros. Ademais, pode ser encontrada em forma de cápsulas, funcionando como suplemento de selênio, vitamina e zinco.

Propriedades do Oxicoco

Considerando que o oxicoco contém quantidades significativas de antioxidantes, combatem os danos causados pelos radicais livres e protegem contra o surgimento de tumor e câncer, por exemplo.

É importante mencionar que muitos médicos sugerem a ingestão dessa fruta como uma forma de prevenir infecções e fortalecer o sistema imunológico.

A seguir falaremos sobre as propriedades dos minerais dispostos no oxicoco:

– Selênio: por ter ação antioxidante, reforça o sistema imunológico
– Zinco: auxilia células do sistema imunológico e diversas reações químicas no organismo;
– Vitamina A: está relacionada ao crescimento e desenvolvimento físico e funcionamento do sistema imune

Como plantar Oxicoco

Embora sejam cultivadas para venda, também podem ser plantadas em casa.

Observe a seguir os passos para cultivá-los:

O primeiro passo consiste em escolher um tipo. Feito isso, deverá escolher a época do ano certa para o plantio.

Sabe-se que os oxicocos podem ser plantados em diversas épocas do ano e cultivados em climas mais frios. Encontramos grandes dificuldades para tal plantio devido ao clima quente em quase todo o território brasileiro, contudo, talvez seja possível obter uma pequena colheita na região sul do Brasil.

As plantas que estão em fase de crescimento, por volta de três anos de idade, por exemplo, podem ser plantadas no verão, desde que adquiridas em um vaso e/ou xaxim.

É fundamental preparar a terra, visto que esse tipo de planta tem requisitos únicos. Os oxicocos, para germinarem, precisam de uma terra com pH baixo e alta concentração de matéria orgânica. Portanto, periodicamente é importante substituir a terra atual.

Antes de efetuar o plantio, regue de maneira que não deixe a terra encharcada. Considerando que não são cultivadas com sementes e sim de estacas, esses tipos de plantas não dão frutos antes do terceiro ou quarto ano de vida.

Ainda nessa perspectiva, as plantas têm um melhor desenvolvimento em áreas de hortas e jardins, visto que precisam de espaço, entretanto, também é possível desenvolver-se em um vaso grande.

Atente-se às ervas daninhas, mantenha as plantas bem regadas, fertilize a terra e controle pestes e doenças.

Como esse tipo de planta produz, geralmente, cerda de quatro quilos e meio de frutas para cada metro quadrado, sugere-se que, a partir do momento em que são colhidas, sejam armazenadas em um recipiente impermeável. Caso os oxicocos sejam cozidos, o tempo de durabilidade na geladeira pode chegar a um ano.

Oxicoco cereja

Essa pequena fruta vermelha nos lembra uma cereja e está cada vez mais popular no território brasileiro com o nome de oxicoco.

Em que pese os seus benefícios em potencial, essa fruta exige alguns cuidados no que se refere à ingestão. A quantidade recomendada é de 480 ml e, se consumido além disso, podem acarretar dores de barriga e diarreia. Quanto às gestantes e lactantes, essa fruta não é recomendada devido à escassez de pesquisas para esses casos.

Oxicoco cranberry desidratado

A cranberry desidratada é composta por antioxidantes que, indiretamente, podem auxiliar na perda de peso. Nesse sentido, o sistema digestivo acelera o metabolismo e inibe o acúmulo de gordura no sangue.

Ainda nesse seguimento, a cranberry desidratada pode auxiliar pessoas que estão no processo de emagrecimento através da prática de exercícios físicos, haja vista que a frutose fornece energia e maior disposição para o corpo. Outro benefício dessa fruta desidratada é que ela ajuda no alívio do estresse diário e do mau humor, reações que acometem pessoas que estão em dieta.

Pesquisas estão em curso quanto à quantidade ideal do consumo de cranberry desidratada, no entanto, para pessoas que optam por tomar o suco, estima-se que a quantidade a ser ingerida seja de 200 ml diariamente.

Oxicoco acerola

De todos os alimentos ricos em nutrientes antioxidantes indicados para combater os males do envelhecimento, gostaríamos de citar um especial: a acerola!

A árvore é conhecida como aceroleira, um arbusto nativo da América do Sul e América Central. A fruta contempla cerca de nove vezes mais vitamina C do que a laranja e é usualmente encontrada em suco, pó ou suplemento.