Benefícios do Nabo para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
Nativo da Europa e Ásia Central, o nabo é uma planta herbácea crucífera, da mesma família da couve e parente do brócolis, e seu consumo remonta à Antiguidade.
Trazido para o Brasil pelos portugueses, na época da Colonização, figura na lista dos vegetais que possuem raízes (tubérculos) comestíveis.
De nome científico Brassica rapa subsp. rapa, o nabo se caracteriza por um sabor muito peculiar, picante e ao mesmo tempo levemente adocicado. No passado, chegou a ser usado para adoçar alimentos, antes do advento da cana de açúcar.
Embora não seja uma unanimidade entre os consumidores, quando combinado com os alimentos e temperos certos, o nabo resulta em pratos bastante saborosos e nutritivos, sendo utilizado na culinária de diversos países, principalmente na cozinha oriental.
Vamos conhecer as propriedades do nabo e descobrir por que ele pode fazer a diferença em nosso cardápio e na nossa vida.
Tipos de nabo
De aspecto semelhante a cenouras e rabanetes, o nabo possui folhas em tons de verde médio a escuro e flores em tons amarelados. Mas o que o define são suas raízes – os tubérculos, que apresentam cor branca ou arroxeada e podem ser compridos, redondos ou achatados.
Segundo a qualidade, as melhores variedades de nabo são:
– Purple top – Raiz de cor roxa, formato globular, é considerado o rei dos nabos.
– Snowball – Bola de neve – Raiz de cor branca, redonda, de pele lisa e sabor suave. É cultivado o ano inteiro.
– Nabo roxo – Raiz de cor roxa, forma globular, pele lisa e de boa conservação após a colheita.
– Nabo comprido inglês – De cor branca, cilíndrica e arroxeado no topo. Possui a polpa saborosa muito usada na culinária portuguesa.
Propriedades do nabo
Para falar das propriedades desse vegetal, é preciso separar suas partes, pois do nabo tudo se aproveita – da raiz e folhas até o talo. E todos possuem alto nível nutricional.
Raiz – Possui em sua composição minerais, como enxofre, zinco, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas A, B, C e a vitamina P (que auxilia na absorção de vitamina C).
O chá de raiz de nabo previne contra inflamações crônicas intestinais e o xarope com rodelas de nabo é ótimo para tratar bronquite, tosse e asma.
Folha e talos – Principal fonte de nutrientes do nabo, as folhas apresentam um sabor semelhante ao da mostarda. Além de betacaroteno, contêm alto índice de fibras, benéficas para regular o funcionamento do intestino. Também possuem expressivas quantidades de vitamina K, C, E e A, folatos, manganês, cálcio e Ômega 3.
Folhas de nabo cozidas ajudam a combater a artrite e inflamações crônicas e são um eficiente laxante natural.
Benefícios do nabo
De acordo com nutricionistas, o nabo deve entrar no nosso cardápio pelo menos uma a duas vezes por semana.
Seu índice calórico é baixo (100 gramas de nabo = apenas 30 calorias), mas ele é rico em minerais e vitaminas que ajudam a prevenir diversos problemas de saúde.
Veja abaixo alguns motivos para você incluir o nabo em seus hábitos alimentares:
– Alto teor de vitamina A, Complexo B e Vitamina C.
– Ativa o metabolismo e nossas funções cerebrais, além de ser um excelente revigorante.
– Boa fonte de fibras solúveis – ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e previne doenças cardíacas.
– Propriedades diuréticas – previne e ajuda a eliminar os cálculos renais e da vesícula.
– Purificador do sangue – possuem fitonutrientes e glicosinolato, que juntos, ajudam o fígado a eliminar toxinas, inibindo o crescimento de tumores no organismo.
– Rico em fibras, auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo e mantém a saúde do cólon.
Nabo: para que serve?
Entre as diversas aplicações você usa o nabo como:
Xarope expectorante – Nabo em forma de suco, xarope ou emplastro (no peito) é excelente para tratar bronquites e asma, dores aliviando a tosse e dores de garganta.
Anti-inflamatório – Combate frieiras e inflamações, por meio de compressas quentes sobre a área afetada.
Laxante leve – Suco de folhas de nabo ajuda a melhorar a função intestinal.
Antiácido natural – Misturado com aipo e cenoura, o suco das folhas e talos de nabo ajuda a corrigir a acidez estomacal. Suco de nabo branco também é indicado para combater cálculos biliares.
Nabo e rabanete
O nabo e o rabanete são muito parecidos e é comum se confundir um com o outro. Ambos fazem parte da família das crucíferas e são fonte de glicosinolatos, substâncias antioxidantes que têm ação muito benéfica no combate ao câncer.
Enquanto 100 g de rabanete equivalem a 14 calorias, a mesma quantidade de nabo corresponde a 18 calorias. Em termos de carboidratos e cálcio, o nabo ganha do rabanete. Já no índice de potássio, o vencedor é o rabanete (328 mg). No quesito fibras, 100 g de nabo possuem 2,6 g para 2,2 gramas de fibras no rabanete. Semelhantes em aparência, sabor e benefícios, os dois merecem um lugar no seu cardápio.
Nabo: como preparar
Rico em sais minerais, o nabo possui ácidos aromáticos que resultam em um sabor forte e um tanto picante.
Tanto as folhas quanto os talos são usados em saladas, caldos, sopas, cozidos, refogados, e também como recheio. Mas antes de inseri-los nas receitas, é preciso ter cuidado desde a compra.
- Escolha nabos frescos e firmes, com folhas de cor verde vivo, pois quando não está tenro, ele fica mais amargo.
- Corte os talos com uma faca afiada.
- Em seguida, lave os nabos em água fria ou deixe de molho por poucos minutos para eliminar sujeira e bactérias.
- Descasque os nabos removendo as camadas externas para expor as mais novas, da mesma forma que se descasca uma cebola.
- Com os nabos limpos, eles podem ser utilizados em saladas, refogados e outros pratos.
Receitas com nabo
Embora não seja um dos vegetais mais populares na mesa do brasileiro, você vai se surpreender em ver como o nabo pode “render” como ingrediente em diversas receitas. Selecionamos duas para você.
Assado com cascas de nabo
Ingredientes:
- 04 xícaras (de chá) de cascas de nabo bem lavadas, picadas e cozidas
- 02 colheres (de sopa) de queijo ralado
- 01 xícara (de chá) de pão amanhecido, embebido no leite
- 01 cebola pequena picada
- 01 colher (sopa) de óleo
- 02 ovos batidos
- Cheiro verde e sal a gosto
Como fazer:
- Bata no liquidificador as cascas cozidas.
- Coloque a mistura obtida em um recipiente e adicione os demais ingredientes.
- Misture bem.
- Unte uma forma com óleo (ou manteiga), despeje a massa e em seguida, leve para assar até que fique dourada.
- Sirva quente.
Nabo salada com cenoura e maçã
O nabo é um alimento saudável e refrescante, por isso combina muito bem com tipos variados de saladas. Esta é uma delas, que além de gostosa, é rica em vitaminas.
Ingredientes:
- 01 nabo médio
- 01 cenoura grande
- 01 maçã reineta
- Folhas de alface
- Sumo de um limão
- Sumo de uma laranja
- 2 colheres de sopa de óleo
- Sal e pimenta a gosto.
Como fazer:
- Descasque o nabo, a cenoura e a maçã, rale-os formando tiras finas e misture numa taça.
- Lave bem as folhas de alface e escorra-as.
- Prepare o molho com óleo, os sumos do limão e da laranja e tempere com sal e pimenta.
- Cubra o fundo da saladeira com as folhas de alface e coloque sobre elas o nabo, cenoura e maçã ralados.
- Complete regando com o molho.
Nabo emagrece?
O nabo é um vegetal muito indicado para quem quer ficar em paz com a balança.
Ele está incluído no grupo de alimentos de caloria negativa, ou seja, que ajudam o corpo a queimar mais caloria do que consome.
Com baixo índice calórico, 100 g de nabo representam apenas 35 calorias.
Além disso, por conter fibras, ele ajuda a reduzir a gordura que se acumula no organismo, sendo um ótimo diurético e purificador do sangue.
Como plantar nabo?
Ótima opção para hortas domésticas, a época mais recomendada para o plantio de nabo é de fevereiro a julho, porém, ele pode ser cultivado o ano todo.
Antes de plantar, siga estas dicas:
– Clima e solo – O nabo se dá melhor em temperaturas entre 14°C a 22°C e prefere solos porosos e frescos, bem drenados, com fertilidade média e baixa acidez.
– Sol e água – Esse vegetal gosta de sol, mas também com meia sombra. Durante a brotação, ele precisa de mais água, mas durante o crescimento, deve ser regado com moderação – a cada 3 dias.
– Plantio – Depois de adubar o terreno, distribua as sementes no canteiro, mantendo um espaço de 5 cm a 15 cm entre as mudas.
– Colheita – Em dois meses pode ser feita a colheita. Recomenda-se colher antes de seu pleno desenvolvimento para obter nabos bem tenros.
– Pragas – O nabo é muito resistente, mas para evitar ataques de fungos, pulgões e lagartas, recomenda-se pulverizar com sulfato de nicotina ou outros inseticidas comerciais.
O plantio do nabo pode ser feito em rotação com o cultivo de ervilha, abóbora ou cenoura.
Nabo forrageiro, um adubo verde
Entre as utilidades do nabo está seu uso como adubo verde orgânico e alimento do gado. O nabo forrageiro é um tipo de nabo vermelho usado por produtores, tanto para cobrir o solo em plantio direto, incorporando matéria orgânica à terra, quanto para alimentação do gado no pasto. Muito usado na rotação de culturas, o plantio de nabo forrageiro ajuda a combater a infestação de pragas, preparando a terra para a plantação seguinte. Dessa forma, economiza-se gastos com herbicidas.
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades da Couve-flor
Benefícios e Propriedades do Repolho
Benefícios e Propriedades da Beterraba
Benefícios e Propriedades do Rabanete
Benefícios e Propriedades do Alho-porro
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.