Benefícios do Langsat para a saúde

O langsat, que pertence à família Meliaceae, é uma fruta oriunda da Ásia e é considerada a flor provincial em Sumatra do Sul.

É uma planta de frutas comestíveis e características medicinais.

Uma vez introduzida nas regiões havaianas em 1930, o langsat ficou popular e agora é cultivado frequentemente em altitudes mais baixas.

Benefícios do Langsat

Essa fruta não é popular unicamente devido ao seu sabor e sim, também, porque é saudável e traz diversos benefícios à saúde.

langsat benefícios

Observe a seguir algumas das vantagens que o consumo de langsat pode trazer:

  1. Auxilia na dieta

Essa fruta apresenta um conteúdo muito diversificado de nutrientes e, dentre elas, destacamos a fibra, que ajuda no sistema digestivo. Sendo assim, para pessoas que sofrem de problemas de constipação, essa fruta pode ajudar bastante.

  1. Ajuda na saúde dos ossos

Considerando que o langsat contém fósforo, ele funciona como um agente de formação de ossos e dentes e previne a perda óssea.

  1. Colabora com a saúde da gengiva

Devido ao grande teor de vitamina C, o langsat desempenha um papel que ajuda a manter a saúde periodontal.

  1. Mantém a saúde da pele

A quantidade de vitamina E presente no langsat é muito importante para a pele, haja vista que, uma vez consumido diariamente, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, protege a pele dos danos causados por exposição aos raios ultravioleta e acelera o processo de cicatrização.

  1. Acelera o processo de recuperação

É sabido que a vitamina C é necessária para todos os indivíduos, sejam para aqueles que praticam atividades físicas regularmente ou não. Diante disso, a fruta pode ajudar a manter os níveis de imunidade e ajudar um atleta após o treino, por exemplo.

Além dos exemplos mencionados acima, o langsat apresenta outros benefícios, sejam eles:

  1. Para digestão: a pele dessa fruta pode ser utilizada para tratar diarreias e parasitas intestinais. Embora a semente seja amarga, pode ser batida e misturada com água para fazer uma solução, além de ser um bom remédio para úlceras.
  2. Para estimular o sistema imunológico: é sabido que o corpo usa vitaminas para reparar tecidos e colágeno. Nesse sentido, a vitamina C também ajuda a estimular o sistema imunológico e ajuda a proteger o organismo contra danos ocasionados por radicais livres.
  3. Para aumentar a absorção de fibras: uma porção de 100 gr de langsat possui mais de 2 gr de fibra por porção. Sabe-se que uma dieta rica em fibras reduz consideravelmente a incidência de doenças cardíacas, além de estimular os movimentos intestinais.
  4. Para baixar a febre: o langsat serve como antipirético. Sendo assim, ele pode baixar a temperatura corporal quando o indivíduo estiver febril.

A casca de langsat pode ser utilizada para tratar a malária. A resina da casca pode ser prescrita para gases e também serve como aliviar e/ou prevenir espasmos.

Cultivo de langsat

Ainda que essa árvore seja própria de floresta de terras tropicais, ela não pode ser cultivada em altitudes acima de 750 metros.

A temperatura para o crescimento deverá compreender entre 12º e 40º. Precisa de uma atmosfera úmida e não tem um bom desenvolvimento em estações secas.

As plantas antigas sobrevivem sob o sol intenso, no entanto, plantas jovens exigem sombra. Cabe mencionar que essa planta tem um bom crescimento em solos ligeiramente ácidos, bem drenados e férteis.

Considerando que essa planta tem crescimento lento, podem demorar até 20 anos para ter a primeira safra, ao passo que as árvores enxertadas podem ser cultivadas entre cinco a seis anos.

benefícios do langsat

Fruto langsat

Esse fruto não é muito grande. Tem a forma oval e seu diâmetro exterior tem entre dois a cinco centímetros.

O conteúdo é coberto por uma pele amarelada, geralmente marcada por manchas marrons.

Quando ainda está verde, possui um sabor amargo. Entretanto, quando sua casca começa a ficar amarelada, é um sinal de que está madura e o gosto mais doce.

O tamanho dessa fruta é pequeno e sua cor translúcida.

Excetuando-se o Suriname, a espécie é pouco conhecida nos trópicos americanos.

Há duas variedades botânicas diferentes, sejam elas:

  1. a) var domesticum. Pubescens: uma árvore bastante fina, aberta com galhos peludos, quase redondos, frutos com pele grossa e muito látex em seu interior.
  2. b) domesticum, chamado duku, doekoe ou dookoo: uma árvore mais robusta, com folhagem densa e de copa larga.

Produtores de Langsat

É sabido que alguns dos maiores produtores de langsat são a Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas. Embora boa parte da produção seja para o consumo doméstico, alguns são exportados para Hong Kong e Cingapura.

Para comer langsat é preciso apertar suavemente e retirar a pele. Tendo em vista que o gosto da semente é amargo, tenha cuidado para não mordê-la.

Nos últimos tempos, a demanda tem superado a oferta.

O langsat pode ser consumido cru ou também transformado em xarope. Há quem prefira cozinhar a fruta junto com outros vegetais para uma refeição mais nutritiva. Diante disso, tornou-se um excelente complemento para a dieta.

Receitas com Langsat

Suco de langsat

Para preparar esse suco você precisará de:

– 200 gramas de langsat

– 300 ml de água

Descasque o langsat e retire as sementes. Bata tudo no liquidificador e junte a água e o gelo. Por fim, adoce conforme preferir e sirva.

Valor nutricional do langsat

Uma porção de 100 gramas contém aproximadamente:

– 70 calorias

– 1,0 g de proteína

– 30 mg de fósforo

– 1,0 mg de vitamina C

– 124 mcg de riboflavina

– 89 mg de tiamina

– 0,9 mg de ferro

Curiosamente, acredita-se que o consumo excessivo da fruta faz com que as pessoas fiquem levemente alcoolizadas e eufóricas na Indonésia. Além disso, eles falam que comer a fruta os deixam mais alegres.

Por fim, é fundamental destacar que, embora não haja contraindicações quanto ao consumo dessa fruta, o consumo excessivo de qualquer alimento pode acarretar danos à saúde. Sendo assim, na hipótese de ser lactante e/ou gestante, consulte o seu médico a fim de verificar se o consumo de langsat é indicado para suas condições.