Benefícios do Broto de Bambu para a saúde

O bambu é uma planta da família das gramíneas e tem mais de 1.250 espécies presentes em todos os continentes. Nativo da Ásia, ele é utilizado em diversos pratos nas cozinhas da China, Índia, Nepal, Indonésia, Vietnã, Filipinas, Japão e Uganda. Por sua textura crocante e sabor suave, o bambu mais apreciado como alimento entre os asiáticos é o takenoko.

O Broto de Bambu possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo. Como possui poucas calorias, pequena quantidade de gordura e uma quantidade significativa de fibra, ele é um alimento aliado nas dietas de emagrecimento. É um alimento rico em proteínas, contendo em média 2,65g por 100g de brotos de bambu frescos, e em vitaminas e minerais.

broto de bambu

Dentre as propriedades do broto de bambu, podemos citar o controle do colesterol, o fortalecimento do sistema imunológico e suas propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias, rejuvenescedoras e digestivas.

Propriedades Nutricionais do Broto de Bambu

O broto de bambu é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde do nosso corpo. Conta ainda com fibras, baixa quantidade de gorduras e poucas calorias, se tornando um aliado na alimentação saudável e benéfico para o coração, no controle do colesterol e no fortalecimento do sistema imune.

Uma porção de 100 gramas de brotos de bambu frescos possui apenas 20 calorias, na mesma quantidade encontramos cerca de 2,5 gramas de açúcar, menos do que o em muitas frutas. A quantidade de gordura é muito pequena, menos de 0,49g por 100g de brotos.

Rico em fibras, de 6-8 gramas em uma porção de 100 gramas, os brotos frescos, quando incluídos na dieta, ajudam a garantir o bom funcionamento do intestino, a diminuir o mau colesterol (LDL), a reduzir o risco de câncer de cólon-retal e a proteger o intestino dos compostos tóxicos.

Os brotos de bambu são ricos em vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, além de Vitamina A, Vitamina E e ácido pantoténico. Alguns minerais essenciais também podem ser encontrados no bambu, como o manganês, cobre, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e selênio.

Benefícios do Broto de Bambu

 1.Auxilia na perda de peso

O broto de bambu é um alimento pouco calórico e muito saboroso. Além de conter quantidade insignificante de gordura, é rico em fibras que melhoram o trânsito intestinal, regulam a absorção de gordura e dão a sensação de saciedade. Os brotos são ainda ricos em vitaminas e minerais que devem integrar uma alimentação saudável.

2.Auxilia no controle do colesterol

O consumo de brotos de bambu é capaz de diminuir os níveis do mau colesterol, chamado LDL. Essa ação se deve à presença de fitoesteróis e fitonutrientes encontrados em brotos de bambu e das fibras, que são capazes de controlar o colesterol e reduzir os ricos de doenças cardiovasculares.

3.Propriedades anticancerígenas

Estudos indicam que os fitoesteróis, como flavona, amilase e clorofila, presentes no broto de bambu têm poder de controlar as mutações e prevenir alguns tipos de câncer.

benefícios do broto de bambu

4.Fortalece o Sistema Imunológico

As vitaminas e minerais presentes no broto de bambu são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e assim proteger o organismo contra doenças.

5.Propriedades Anti-inflamatórias

Os brotos de bambu possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Sumo de bambu são usados para tratar feridas e úlceras.

6.Utilizado na medicina tradicional chinesa

O bambu vem sendo utilizado durante anos na tradicional medicina chinesa para tratar diversos problemas de saúde. Acredita-se que seu chá pode ser eficaz contra distúrbios respiratórios e no tratamento de distúrbios do estômago. Seu uso pode ser empregado ainda como um remédio para vermes intestinais e úteis em casos de picadas de cobra e escorpião.

Por sua propriedade anti-inflamatória, os brotos de bambu também são utilizados para a limpeza de feridas e úlceras. A medicina tradicional chinesa acredita ainda que os brotos podem causar contrações uterinas e por esse motivo são utilizados durante o último mês de gravidez.

Receita com Broto de Bambu

O Broto de Bambu é um alimento muito comum e utilizado há séculos na culinária asiática. Aqui no Brasil, seu consumo não é tão expandido, porém, cada vez mais estamos aderindo aos pratos à base do broto de bambu.

Ele é rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras que ajudam a eliminar a gordura do corpo, fortalecem o sistema imunológico, diminuem o colesterol e ajudam a amenizar distúrbios digestivos.

Por ser um alimento muito versátil, ele serve para preparação de várias receitas como em recheios de pastéis, em tortas, broto de bambu refogado, purês, saladas, suflês, como acompanhamento de vários pratos, além do tradicional broto de bambu em conserva.

Salada de Broto de Bambu

Um uso comum do broto de bambu é na salada asiática. Existem diversas receitas de salada de broto de bambu disponíveis, entre elas a salada de broto de bambu, milho e agrião; salada asiática de arroz e broto de bambu; receitas de yakisoba e salada chinesa de brotos de bambu que têm em sua preparação brotos de bambu em conserva fatiados, cebola, cebolinha e alho picados, suco de limão e molho de pimenta e de soja.

Onde comprar Broto de Bambu

O broto de bambu pode ser encontrado cru ou em conserva e deve ser consumido preferencialmente cozido nas diversas receitas culinárias, pois tende a adquirir sabor amargo.

Esse alimento possui inúmeros nutrientes benéficos ao organismo e pode ser encontrado em feiras livres, mercados municipais e em casas que vendem produtos naturais e produtos orientais.

Como fazer Broto de Bambu

O broto de bambu tem formato cônico, coloração branca e textura levemente crocante. Pode ser encontrado cru, em conserva ou pré-cozido. Quando comprado cru, ele deve ser cozido, pois tente a amargar muito fácil.

O primeiro passo é escolher bem os brotos. Dê preferência aos que tiverem ponta amarela e casca firme, pois são os brotos novos. Quanto mais escuro e aproximando-se da cor do bambu adulto, mais maduro ele estará e mais duro.

Limpe os bambus, retirando suas folhas externas com o auxílio de uma faca até atingir a parte branca, mais macia. Cozinhe os brotos em uma panela funda ou panela de pressão. O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho dos brotos. Verifique de 20 em 20 minutos se já ficaram macios. Uma dica é trocar a água algumas vezes para ajudar a retirar o amargor característico.

propriedades do broto de bambu

Quando os brotos estiverem bem cozidos e macios, desligue o fogo e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio ainda com água fervente. Deixe de molho de 30 minutos a 1 hora, escorra e deixe esfriar. Depois, corte em rodelas e estará pronto para o uso.

Os brotos poderão ser usados em saladas, como recheio, em refogados, entre outros. Para conservar os brotos cozidos por mais tempo, você pode fazer o Broto de Bambu em conserva. Para isso, coloque em um pote de vidro: 2 partes de água, para uma de vinagre e 1 pitadinha de sal e conserve em geladeira.

Broto de Bambu para cabelo

A indústria cosmética também tem se beneficiado das propriedades do broto de bambu e podem ser encontrados xampus, condicionadores, ampolas e máscaras de tratamento com o ativo na fórmula que ajudam na hidratação do cabelo e reconstrução dos fios.

O broto de bambu possui propriedades hidratantes, protetoras e nutritivas capazes de deixar o cabelo saudável, macio, brilhante e protegido dos efeitos nocivos externos, como sol, vento e químicas.  Com esse nutriente natural, o cabelo cresce mais rápido e fortalecido, uma vez que o broto de bambu repõe as vitaminas, proteínas e água essenciais para sua saúde e construção da fibra capilar.

A hidratação com broto de bambu pode ser feita em casa para dar brilho, maciez e proteger os cabelos, sendo indicada principalmente para cabelos quebradiços e com queda acentuada.

Para a hidratação, lave os cabelos com xampu antirresíduos para remover as impurezas, enxágue bem e retire o excesso de água. Coloque o creme de extrato de bambu por todo o comprimento do cabelo em direção às ponta, deixando sempre uma distância em relação ao couro cabeludo e massageie os fios. Deixe agir por meia hora.

Para potencializar o efeito, pode-se usar uma touca térmica ou papel-alumínio.  Passado o tempo, enxágue para retirar o produto.