Benefícios do Aloe Vera para a saúde

Aloe vera é uma planta usufruída medicinalmente. Por causa da característica suculenta das suas folhas, que dentro cria um gel lembrando uma baba, popularmente ficou conhecida como babosa. Nativa do norte da África, existem mais de 200 espécies catalogadas de Aloe, mas apenas 4 são seguras para uso em seres humanos. Dentre elas destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller.

Benefícios do Aloe Vera para a saúde

Aloe vera é uma das plantas medicinais mais populares do planeta e amplamente utilizada em cosméticos e para problemas de pele como acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, entre outros. Essa planta já é utilizada pelo homem há mais de 5 mil anos e há relatos do seu uso medicinal por antigas civilizações como as gregas, egípcias, macedônias, chinesas, japonesas e até mesmo citações na Bíblia.

Composta principalmente de água, cerca de 95%, a planta é rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, minerais, aminoácidos e fitoesteróis, nutrientes que conferem as propriedades da aloe vera, como regenerador, antioxidante natural, propriedades antibacteriana e cicatrizante.

Um dos benefícios da aloe vera é seu efeito calmante e reidratante que ajuda a retirar a dor de queimaduras, reparando o tecido queimado. Atua ainda como anti-inflamatório, analgésico, auxiliar na digestão e é muito benéfico para a saúde de pele e cabelos.

Para que serve Aloe Vera

A aloe vera é rica em vitaminas A, C, D e do complexo B, mucilagens, minerais, taninos, azeites, ácidos graxos (oleico e linoleico) e aminoácidos e traz diversos benefícios para a saúde. Dentre eles destaca-se sua atuação na pele, sua capacidade de regenerar as células e de acelerar a cura de diversos problemas como queimaduras, prevenindo o envelhecimento precoce.

Possui ainda propriedades digestivas, ajuda a combater vírus, bactérias e fungos, atua como um analgésico, tem uma forte ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico. Outros benefícios medicinais da babosa incluem seu uso para problemas respiratórios, como a gripe, tosse, bronquite e para a saúde da boca. Pode secomprar Aloe veracomo gel puro, em cápsulas, como princípio ativo em cremes, xampus, condicionadores, óleos ou in natura.

Benefícios do Aloe Vera

  • Benefícios da aloe vera para pele: a aloe vera é extremamente benéfico para a pele e é muito usado em vários produtos cosméticos. Ele pode ser aplicado em queimaduras, cortes, feridas e irritações e ajuda a regeneração celular. Ajuda a matar bactérias presentes na pele e a secar espinhas.
  • Benefícios do aloe vera para o cabelo: a aloe vera nutre e estimula o crescimento dos cabelos. O gel de aloe vera se mostrou eficaz quando aplicado em regiões calvas, ajudando na remoção de pele morta, o que auxilia os nutrientes penetrarem melhor no couro cabeludo.
  • Auxilia no combate ao câncer: a aloe vera contém polissacáridos que possuem propriedades anticancerígenas e se mostraram eficientes na redução de tumores.
  • Benéfico para o sistema digestivo: o suco de aloe vera tem propriedades laxativas e pode ajudar em casos de prisão de ventre e na eliminação de toxinas. É útil também no tratamento de gastrites e úlceras, já que neutraliza os ácidos digestivos.
  • Benéfico para a pressão arterial: a aloe vera reduz a pressão arterial por dilatar os capilares, diminuir a tensão, promover a melhor circulação sanguínea e um fluxo de sangue adequado. A vitamina C presente na aloe vera também ajuda no fortalecimento de veias e artérias.
  • Benéfico no controle da diabetes e no nível de açúcar no sangue: a aloe vera ajuda no controlo do nível de açúcar no organismo por limitar a absorção de insulina no corpo. Por possuir fibras, melhora a utilização da glicose e evita picos no sangue.
  • Auxilia na redução do colesterol: a aloe vera é fonte de antioxidantes que protegem as artérias e evitam vário problemas cardíacos, além de ajudar a reduzir o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, protegendo o sistema cardiovascular.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias: a aloe vera ajuda no combate à inflamação em várias partes do corpo. Quando aplicado na pele, atua diretamente sobre o tecido, matando microrganismos, acalmando a região afetadas e estimulando a regeneração celular. Mas não é só sobre inflamações na pele que ele é benéfico, o aloe vera é uma fonte de salicilatos que reduzem o processo inflamatório.

Suco de Aloe Vera

Há muito tempo já é feito o uso e se sabe dos benefícios da aloe vera em aplicações tópicas para os cabelos e para a pele, a novidade é o consumo do suco da planta, que é rico em compostos que favorecem nosso organismo e que regula o sistema digestório e ajuda a eliminar toxinas.

O gel extraído da babosa atua como um alcalinizador do sangue, limpando as impurezas, auxiliando na eliminação de gordura na digestão e facilitando a metabolização de nutrientes, além de melhorar úlceras, gastrites e constipação e de quebra ajudar na nutrição da pele e cabelos.

Para a preparação do suco de aloe vera, primeiro deve-se saber que o gel fresco se oxida rapidamente quando está em contato com o ar. Por esse motivo é recomendado extraí-lo apenas na hora da preparação do suco. Para isso, corte as bordas espinhosas da folha, divida o caule e extraia o gel que está no seu interior.

Coloque o gel no liquidificador e adicione suco de cítricos, como por exemplo laranja, tangerina ou limão e bata por dois minutos. O uso de suco de cítricos é recomendado, já que colabora a estabilizar o gel de aloe vera e a melhorar o sabor. Esse preparado pode ser armazenado em geladeira por até uma semana. Para consumo, utilize duas colheres por copo de água para obter um copo de suco de aloe vera.

O consumo do suco de aloe vera é benéfico para várias funções do organismo. Pessoas que sofrem com constipação podem beber um copo do suco em jejum para melhorar a digestão e o movimento intestinal. Quem tem outros problemas intestinais também pode se beneficiar, por exemplo em casos de síndrome do intestino irritável e úlceras.

Como o suco é rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais, seu consumo ajuda a fortalecer o sistema imunológico e previne diferentes tipos de doenças. Pode ser consumido como um auxiliar no tratamento da diabetes já que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Porém o consumo do suco deve ser feito com cautela, já que em algumas pessoas ele pode produzir reações desfavoráveis como a perda de eletrólitos e um desequilíbrio de líquidos.