Benefícios da Tâmara para a saúde

É sabido que, para manter nosso corpo funcionando de forma saudável, é necessário tomar se algumas atitudes, bem como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. Determinados alimentos auxiliam no equilíbrio do corpo e proporcionam uma vida mais saudável, evitando, assim, reações inesperadas.

Nessa perspectiva, uma fruta avermelhada e de polpa fibrosa pode acrescentar proteção e aumentar a sua imunidade: a tâmara.

O que é tâmara?

A tâmara é uma fruta originada da tamareira, um tipo de palmeira, que pode alcançar até 25 metros de altura. Essa fruta possui o nome científico Phoenix dactylifera L. e pertence à família Arecaceae (Palmae).

benefícios da tâmara

Essa fruta é muito nutritiva, haja vista a presença de proteínas, açúcar, vitamina C e minerais. Ainda que possua um alto teor de açúcar, a tâmara é rica em fibras, potássio, cobre e é altamente energética.

Pode ser consumida in natura e pode ser encontrada na versão “seca”, como as ameixas, por exemplo. Entretanto, dessa forma, algumas propriedades são perdidas.

Tâmara árvore

As tamareiras são conhecidas pelas doces frutas que produzem e que se formam em cachos distintos. Uma tamareira madura e estável é capaz de produzir, em média, de quarenta e cinco a noventa quilogramas de frutas anualmente. Em contrapartida, o rendimento pode variar conforme a idade da árvore e condições climáticas.

É importante ressaltar que o frio tem impacto negativo sob essa árvore. Tamareiras precisam de temperaturas superiores a -6 °C para prosperarem. Além disso, a fruta precisa de um ambiente seco com noites quentes.

Tamareiras gostam de água em abundância e precisam ser regadas regularmente durante os meses de verão para produzirem as frutas. A ação de regar deverá ser feita quando o solo estiver completamente seco. Essa prática evita infecções nas raízes, sobretudo quando localizada em regiões litorâneas com baixas temperaturas.

Áreas frias e com alto nível de umidade não são favoráveis para a plantação dessas árvores. Entretanto, em áreas que possuam um clima mediterrâneo e influência costeira leve, as árvores terão um ótimo desenvolvimento.

Quanto tempo leva para produzir a tâmara?

As primeiras safras, que são produzidas quando as árvores atingem entre os cinco e oito anos, podem pesar até dez quilogramas. O ápice da produção ocorre quando estão entre os trinta e trinta e cinco anos, tendendo a declinar após os sessenta anos. Essas árvores chegam ao fim da vida reprodutiva por volta de oitenta anos. Nesse período, a produção cai exponencialmente ou deixa de existir.

tâmara propriedades

Tâmara fruta origem

Essa fruta é oriunda de regiões áridas e semiáridas do Oriente Médio. Começou a ser citada no Brasil por volta de 1950, quando não havia cultivo comercial.

A tâmara é hermafrodita, haja vista a presença de brotos femininos e masculinos.

A árvore possui raízes profundas e finas, que são responsáveis por absorver água e nutrientes para a planta.

Propriedades da tâmara

Tâmaras são ricas em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro. Além de contar com a presença de vitaminas A, B, B5 e C, possuem efeito tranquilizante e laxativo.

O consumo pode auxiliar nos casos de anemia, visto a quantidade de ferro. Adicionalmente, a vitamina C presente nas tâmaras ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e retarda o aparecimento de rugas.

Acrescenta-se que o consumo regular pode ser reconhecido como medicina alternativa, visto que melhora a visão, olfato e a audição.

Restrições da tâmara

O consumo de tâmaras para as pessoas que estão em tratamento de depressão ou pressão alta requer cuidados, visto que substâncias presentes na medicação podem elevar a pressão arterial e/ou causar outros danos.

Benefícios da tâmara

Observe abaixo alguns dos benefícios da tâmara:

  1. Auxilia no tratamento da anemia

Sabe-se que a anemia é uma das consequências de dietas sem supervisão médica. Isso acontece porque grande parte das pessoas retira nutrientes necessários do cardápio, como o ferro, por exemplo. Nessa perspectiva, a tâmara contém níveis significativos de ferro, logo, essa fruta pode auxiliar no tratamento.

  1. Fortalece os ossos

Há quantidades significativas de minerais encontrados na tâmara. Dessa forma, elas contribuem generosamente para o fortalecimento dos ossos e prevenção de algumas doenças, como a osteoporose, por exemplo. Além disso, fortalece todo o corpo, sobretudo quando indivíduos atingem uma faixa etária avançada, quando os ossos se enfraquecem naturalmente.

tâmara benefícios

  1. Reduz a constipação

Tendo em vista que essa fruta é rica em fibras, contribui exponencialmente para o trato intestinal, que por sua vez reduz o risco de câncer do cólon e hemorroidas. Acrescenta-se que o potássio, também presente na fruta, pode agir contra diarreias.

  1. Fornece energia

Como as tâmaras são ricas em açúcares naturais, pode ser o lanche ideal para as pessoas que estão precisando de energia, sem mencionar que aumenta a força e diminui a sensação de cansaço, muito comum entre os adeptos de atividades físicas.

  1. Reduz a pressão arterial

Pesquisas demonstram que tâmaras podem reduzir até 9% os riscos de AVC. Ademais, consumir essa fruta, ao menos por duas vezes por semana, reduz os níveis de colesterol LDL, que contribui para ataques cardíacos. Diante disso, pode-se observar que o consumo favorece a saúde do coração.

  1. Efeito anti-inflamatório

Tâmaras são ricas em um mineral muito conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios: o magnésio. Nesse sentido, ao incluir essa fruta na alimentação, segundo estudos feitos, pode-se reduzir a incidência de doença de Alzheimer e artrite, por exemplo.

  1. Alergias

O enxofre orgânico é outro elemento presente na tâmara. O consumo pode reduzir os impactos de rinite alérgica sazonal e aumentar a imunidade do corpo.

  1. Auxilia na dieta

Embora as tâmaras sejam ricas em açúcar, quando consumidas moderadamente, podem trazer benefícios ao plano alimentar e fornecer nutrientes ao organismo.

Além disso, essa fruta é indicada para construção e fortalecimentos de peso.

Variedades da tâmara

Quando atingem o estágio final de amadurecimento, o grau de umidade e teores de açúcares solúveis permitem classificar as tâmaras em três categorias, sejam elas: tâmaras moles, semi secas e secas.

Como a tâmara tem cerca de 70% de seu peso constituído de açúcar, é uma das mais calóricas. Ao mesmo tempo, são extremamente nutritivas.

Tâmara fruta preço

Tâmaras podem ser adquiridas em hipermercados, hortifrutigranjeiros e até mesmo na internet. Como a colheita é feita em cachos, podem ser comercializadas dessa maneira, por unidade e, ainda, com ou sem caroço.

Os valores podem variar entre R$ 10 e R$ 55. Caso a compra seja efetuada pela internet, deve-se colocar o CEP no local indicado para calcular o frete e as condições de entrega. Recomenda-se que, após o recebimento, o armazenamento seja em local fresco e seco.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades da Noz

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Caqui

Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Amêndoa

Benefícios e Propriedades do Pistache