Benefícios da Semente de Girassol para a saúde

As sementes de girassol são umalimento único, rico em muitos tipos de nutrientes essenciais, e às vezes difíceis de encontrar. Na verdade, as sementes de girassol são alimentos ricos em vitamina E, cobre, vitaminas B, como tiamina, fósforo, selênio e muito mais.

Na medicina, as sementes de girassol servem como uma fonte densa de vitaminas, minerais e óleos essenciais. Não só um ótimo lanche, as sementes de girassol oferecem vários benefícios extraordinários para a saúde que se alternam aos medicamentos, prevenindo diversos tipos de males.

As sementes de girassol, como quase todos os tipos de nozes e sementes, fornecem uma fonte saudável de ácidos graxos essenciais.

Seus ácidos graxos específicos estão na forma de ácido linoleico (gordura boa, também conhecida como ômega 6). Além disso, as sementes de girassol também são uma excelente fonte de fibra, aminoácidos (especialmente triptofano) que compõem os blocos de construção de proteínas, vitaminas B, fitoesteróis (esteróis presentes nas plantas) e muito mais.

Benefícios da Semente de Girassol

  • Reduz o risco de doença cardíaca – O alto fornecimento de vitamina antioxidante E (80% do seu valor recomendado diariamente em cada ¼ xícara de sementes) ajuda a reduzir a inflamação perigosa em todo o corpo, levando a várias doenças. O consumo frequente de sementes de girassóis mostrou-se adequado para ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, reduzir a hipertensão, diminuir a pressão arterial elevada e proteger contra doenças cardíacas, uma vez que os níveis de inflamação estão sob controle.
  • Ajuda a prevenir o câncer devido ao alto teor de antioxidantes – Estudos demonstram que as sementes de girassol são especialmente úteis para prevenir o câncer através da dieta com alto teor de nutrientes. A importante gama de antioxidantes, oligoelementos e outras vitaminas encontradas nas sementes de girassol ajudam a reduzir o estresse Oxidativo do corpo, que quando deixado incontrolado, contribui para o desenvolvimento do câncer.
  • Apoia a função da tireoide através do selênio – Uma das principais causas de distúrbios da tiroide, incluindo hipotireoidismo e hipertireoidismo, é uma deficiência de selênio mineral. Semente de girassol é, felizmente, uma excelente fonte de selênio. Certamente, uma das chaves para controlar os distúrbios da tireoide, sem o uso de drogas farmacêuticas. Incluir mais selênio e iodo na dieta será de grande benefício.
  • Ajuda a combater osteoporose, perda óssea e cólica muscular – As sementes de girassol fornecem uma grande quantidade de mineral essencial. O magnésio desempenha muitos papéis importantes dentro do corpo: ajuda a equilibrar a relação cálcio / potássio dentro das células, é crucial para a saúde cardiovascular global e ajuda na pressão arterial saudável.
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue e ajuda a evitar o diabetes – Uma dieta rica em todos os tipos de nozes e sementes mostrou reduzir a hiperglicemia e ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Isso diminui a chance de desenvolver síndrome metabólica, incluindo diabetes ou resistência à insulina. Sabemos, por analisar a dieta de populações que, tradicionalmente, consumiram uma grande quantidade de sementes, que os compostos encontrados nelas ajudam a combater doenças relacionadas aos níveis incontroláveis ​​de açúcar no sangue.
  • Melhora a saúde da pele – Estudos demonstraram que a vitamina E antioxidante é especialmente útil para manter a pele jovem, forte e saudável. As sementes de girassol contêm vitamina E, além de lipídios essenciais de ácidos graxos que ajudam a manter a pele hidratada e livre de danos do sol e da poluição. 

Propriedades da Semente de Girassol

As sementes de girassol vêm, naturalmente, dos girassóis. Com o nome científico de Helianthus annuus (flor do sol), da família Asteraceae, as flores amarelas produzem pequenas sementes comestíveis, que são cinzentas ou esverdeadas, encontradas originalmente com camadas escuras, cinzentas ou pretas chamadas cascas.

Os girassóis são nativos da América do Norte. Há evidências de que foram cultivados por nativos americanos até 3000 aC. No entanto, eles foram descobertos e levados para a Europa, e depois se espalharam pela Rússia, onde foram comercializados pela primeira vez como uma colheita e usados para o petróleo. 

No final de 1800, eles foram trazidos de volta para a América do Norte, onde são populares até hoje pelo seu óleo, sementes e como uma bela adição ao seu jardim.

Hoje, a semente de girassol é uma das sementes mais consumidas do mundo, especialmente nos Estados Unidos. 

Na verdade, existem três tipos de sementes de girassol comumente utilizadas: semente de girassol Nino (mais comuns), Altas e Oleicas e NuSun. O tipo mais frequentemente comido é o tipo linoleico.

As três variedades têm diferentes conteúdos de nutrientes, mas são muito semelhantes em termos de benefícios e usos para a saúde.

As sementes de girassol que foram descascadas (removidas de suas cascas) dizem ter um sabor leve de noz em comparação com outras nozes e uma textura de média a firme.

Nutrientes da Semente de Girassol

Uma dose de ¼ de porção de sementes de girassol fornece (em valores recomendados):  190 calorias, 16 gramas de gordura, 6 gramas de proteína e 4 gramas de fibra.

  • 82% de Vitamina E;
  • 70% DV de cobre;
  • 43% de vitamina B1 (tiamina);
  •  34% de manganês;
  • 34% de selênio;
  • 33% de fósforo;
  •  28% de magnésio;
  • 28% de vitamina B6;
  •  20% de folato;
  • 18% de vitamina B3;

Como consumir Semente de Girassol

É muito fácil adicionar sementes de girassol em alguns dos seus lanches e refeições favoritas. Experimente estas formas simples de obter o melhor delas com nutrientes frequentes em sua dieta.

  • Adicione as sementes em hambúrgueres, quibes e bolos de carne;
  • Use algumas sementes em uma salada ou faça manteiga de sementes de girassol para um molho caseiro;
  • Tente adicioná-las à salada de atum ou salmão, uma vez que elas adicionam uma boa textura ao prato;
  • Adicione manteiga de semente de girassol à sua aveia pela manhã, espalhe-a na torrada de grão germinada ou adicione uma colher de sopa às suas receitas favoritas de milk-shake saudável;
  • Adicione as sementes em qualquer produto assado que você faz, incluindo bolos, pães e biscoitos;
  • Use sementes de girassol no lugar de sementes de linho ou chia em qualquer receita, ou manteiga de girassol no lugar de outra manteiga;
  • Use sementes de girassol em qualquer uma de suas receitas para criar ideias de lanche saudável;

Como tirar a casca da Semente de Girassol

A maneira mais rápida e fácil de remover as cascas de sementes de girassol inteiras antes de usá-las em receitas é adicioná-las a um liquidificador, processador de alimentos ou mesmo moedor de café para que elas se tornem “moídas”. 

Isso é semelhante à forma como as sementes de linho são moídas e é uma prática comum feita para liberar alguns nutrientes das sementes que podem ser desconsideradas e absorvidas quando as cascas estão intactas.

Como fazer farinha da Semente de Girassol

Uma vez moídas as sementes, você pode derramar água sobre elas e os pedaços de casca que ficaram devem flutuar até o topo do recipiente para que você possa tirar facilmente, deixando apenas as sementes limpas em baixo. 

Evite moer demais, ou você pode acabar com manteiga de girassol. Pulverize periodicamente a farinha através de um filtro de farinha ou filtro de malha fina e repita até que todas as sementes estejam finamente moídas. Um copo de sementes de girassol faz cerca de um copo de farinha.

Deixe as sementes secarem e depois as guarde em um recipiente seco na geladeira.

A farinha da semente de girassol serve como um bom substituto para a farinha de amêndoa. Rica em proteínas e fibras, a farinha de girassol é ligeiramente doce como noz, ainda que neutra o suficiente para usar em muitos produtos assados, bem como em pães. Macarons sem nozes estão na lista de tentativa.

Mas atenção: ao usar farinha de sementes de girassol em uma receita com bicarbonato de sódio, você pode notar pequenas manchas verdes em seus produtos assados. Isso é resultado da reação química entre os dois ingredientes, e é perfeitamente seguro para comer.

Como fazer chá da Semente de Girassol

Uma maneira de usufruir das vantagens da semente de girassol para beber, é através de seu chá. Para preparar, você vai necessitar de:

  • Duas colheres de sopa de girassol torradas e um litro de água.

Em um jarro, ponha a água e as sementes e coloque no fogo, esperando ferver por exatos 10 minutos. Apague o fogo e tampe, no aguardo de esfriar. Na sequência coe e tome até 4 xícaras durante o dia.

Além de ajudar com a labirintite, tem vários nutrientes para a saúde tanto na aparência física como interna e, desta maneira, ajuda bastante o nosso corpo nas etapas do emagrecimento. A semente de girassol funciona de jeito integral, diminuindo o nosso colesterol ruim, nomeado como (LDL) e também gera a mesma ação com as toxinas, quando aspiramos emagrecer.

O que desejamos é bem-estar físico e saúde diária, a semente causa justamente isso, com a diminuição do colesterol e das toxinas corporais.

Contraindicações das Sementes de Girassol

Felizmente, preocupações e alergias a sementes de girassol não são muito comuns. 

As sementes não são compostas de oxalatos, purinas ou outras substâncias como aflatoxinas ou mofo que causam alergias, danificam o metabolismo. A única coisa a exaltar sobre o consumo de sementes de girassol é que elas são gordura poli-insaturada omega-6, sendo necessário cuidado ao equilibrar a ingestão de omega-6 com omega-3 também.