Benefícios da Salsa para a sua saúde – Veja para que serve esta erva

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



A salsa (nome científico Petroselinum sativum), também conhecida como salsinha, salsa-hortense, salsa-comum e salsa-de-comer é uma erva que tem a sua origem na região mediterrânea, principalmente no sul da Itália, Argélia e Tunísia.

salsaDe acordo com historiadores, a salsa consiste em um dos primeiros condimentos usados pela humanidade. Foram os gregos os responsáveis por ela ter se espalhado para o mundo todo, onde está presente em diversas receitas culinárias.

A folhagem é de cor verde-escura e atinge até 20cm de altura e existem diversas espécies dessa erva, sendo que algumas podem suportar melhor o calor do que outras. As espécies são diferenciadas pelo seu tamanho e aspecto das folhas, como a salsinha lisa e a crespa.

Pertencente à mesma família do aipo e da erva-doce, as folhas da salsa são altamente utilizadas como tempero na culinária do mundo todo, seja na forma crua em saladas, cozida junto a legumes, como no preparo de vitaminas, chá de salsa desidratada ou fresca. Também são usadas junto às sementes e raízes no preparo de remédios naturais há milhares de anos.

Apesar de a salsa ser muitas vezes confundida com o cheiro verde, o último consiste em uma mistura da salsinha com a cebolinha. Há regiões do Brasil onde o coentro, erva de sabor bem marcante, também é incluído na mistura. Além disso, vale citar que a salsa e a salsinha são a mesma erva, mas o salsão é um alimento diferente.

A melhor forma de conservar a salsa é lavá-la apenas no momento em que será usada. Isso porque, quando as folhas são guardadas úmidas na geladeira, têm a tendência a ficarem escurecidas e apodrecerem de forma mais rápida.

benefícios da salsaOutra maneira de armazenar é guardá-la fresca dentro de um recipiente fechado na geladeira. Para que o tempo de duração das folhas seja maior, coloque uma folha de papel toalha ou então um guardanapo em cima da salsa, para que a umidade das folhas seja absorvida e permaneçam frescas por um período de tempo maior.

A salsa é rica em vitamina A, vitamina B1, B2, C, D e K. Além disso, ela possui diversos minerais, como fósforo, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Conheça mais sobre as propriedades da salsa:

  • Ferro: O ferro ajuda no combate a anemia, anorexia e também evita a sensação de fadiga e cansaço físico.
  • Vitamina K: Beneficia a saúde dos ossos a coagulação sanguínea.
  • Fibras: Melhora a função intestinal, evitando a prisão de ventre.
  • Betacaroteno: contém ação antioxidante e trata-se de um imunoprotetor.
  • Clorofila: Possui propriedades antissépticas e depurante.
  • Vitamina A: Contribui para o fortalecimento das as mucosas, as vias respiratórias, intestinal e urinária. As infecções também são evitadas, pois essa vitamina é responsável pela produção das células brancas do sangue.
  • Vitamina C: A vitamina C participa da formação do colágeno, proteína que contribui para a cicatrização das feridas e a manter os ossos e os dentes saudáveis.

Benefícios da salsa

Além de deixar o prato mais saboroso e colorido, ela traz diversos benefícios para a saúde. A salsa ajuda a tratar doenças renais, infecções urinárias, retenção de líquido e gases intestinais, entre outros benefícios, que serão citados a seguir.

1.Faz bem para os rins – Tomar chá de salsa é benéfico para o combate de pedras nos rins e infecções urinárias, além de controlar a hipertensão. A razão para isso é porque a salsa possui efeito diurético e estimula a função renal, eliminando o líquido do organismo. Por isso, trata-se de um excelente remédio para purificar os rins.

2.Previne o câncer – Estudos feitos com a salsa revelaram que essa erva, em especial o seu óleo essencial, pode ajudar a evitar o surgimento de tumores cancerígenos. Por essa razão, é considerada como um alimento “quimiopreventivo” pelos cientistas. Por ser rica em antioxidantes, como a luteolina, ingerir salsa regularmente ajuda no combate aos radicais livres, substâncias que podem levar ao câncer e causar o envelhecimento precoce.

3.Contribui para a digestão – Consumir salsa ajuda a melhorar a digestão dos alimentos, o que evita a ocorrência de espasmos intestinais. A prisão de ventre e digestão lenta também são melhoradas com a ingestão dessa erva. Para melhorar a digestão, o ideal é que ela seja usada por meio de infusão e ingerida antes das refeições.propriedades da salsa

4.Atua como um afrodisíaco – A salsa é usada como afrodisíaco desde os tempos antigos, quando acreditavam que ela tinha o poder de aumentar o desejo sexual e a libido. De acordo com cientistas, o motivo para isso é porque ela possui fito estrogênios, que são responsáveis por isso. Além disso, esses componentes possuem benefícios especiais para as mulheres, já que protegem a saúde uterina, contribuem para o trabalho de parto e melhoram a produção de leite.

5.Combate a anemia – A salsa é um alimento rico em clorofila, que age como um purificador sanguíneo. Além disso, como contém um alto teor de vitamina C, o consumo dessa erva acelera a absorção do ferro pelo organismo, o que regula o teor de hemoglobina e evita a anemia.

6.Trata o mau hálito – Tomar o suco feito com a salsa é uma maneira eficaz de acabar com o mau hálito. Isso porque ele promove a limpeza do cólon que, quando apresenta um acúmulo de bactérias, consiste em uma das causas do mau hálito.

7.Ajuda a cicatrizar feridas – Por ser uma erva rica em histidina, que consiste num aminoácido essencial para reparar os tecidos do corpo, a ingestão da salsa ajuda na cicatrização das feridas de forma mais rápida. Por esse motivo, é ideal para as pessoas que se recuperam de feridas ou que passaram por uma cirurgia.

8.Possui ação anti-inflamatória – Outro benefício da salsa fica por conta da presença da vitamina C em sua composição. A vitamina C encontrada na salsa apresenta ação anti-inflamatória, o que combate o surgimento de distúrbios inflamatórios. Por conta disso, o consumo regular dessa erva previne a artrite reumatoide, que provoca uma inflamação nas articulações, e a osteoartrite, que consiste numa degeneração da cartilagem articular.

9.Ajuda a reduzir o peso – A salsa apresenta uma propriedade diurética, o que faz com que a retenção de líquido pelo organismo seja evitada. Por esse motivo, não é correto afirmar que a salsa emagrece, pois ela não ajuda a queimar caloria. O que faz com que o seu consumo ajude a reduzir os números na balança é devido à eliminação do excesso de líquido que ficam acumulados no nosso corpo.

10.Faz bem para as mulheres – Para as mulheres, o uso da salsa ajuda a combater as dores menstruais intensas, além de promover o fluxo da menstruação. A salsa também é ideal para as mulheres na menopausa, pois equilibra os níveis hormonais, principalmente o estrogênio.

salsa benefícios

Contra indicações e malefícios da salsa

Apesar das propriedades da salsa para a manutenção da saúde serem muitas, há casos onde o seu consumo deve ser evitado:

  • A salsa deve ser evitada por mulheres que possuem ciclos menstruais intensos, pois ela contém componentes que estimulam a menstruação.
  • Quem é portador do diabetes deve consumir a salsa sem excesso, pois ela reduz os índices de glicose, o que pode resultar em hipoglicemia.
  • O consumo da salsa por gestantes deve ser evitado, pois pode causar sangramento, sendo que o consumo excessivo pode causar até mesmo o aborto.
  • Sobre o chá de salsa, contra indicações existem quando ele é consumido exageradamente, pois pode baixar a pressão arterial. Por isso, o recomendado é que seja ingerido de forma moderada.

Além disso, o consumo da salsa de forma excessiva pode provocar efeitos colaterais, como problemas renais, e reações alérgicas em determinadas pessoas. Porém, quando consumida de forma equilibrada, não apresenta danos à saúde.

Receitas de chá de salsa

Chá salsa: infecção urinária

O chá de salsa emagrece e também ajuda a tratar infecções urinárias. Aprenda como preparar e usufruir desses benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
  • 1 colher (sopa) de barbas de milho
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva durante alguns minutos.
  2. Em seguida, basta coar enquanto ainda estiver morno.
  3. Tome no decorrer do dia, sem adoçar.

Chá de salsa com limão

Com o consumo da salsa, benefícios para os rins são alcançados. Por isso, esse chá vai atuar no seu organismo favorecendo a digestão e depurando os rins de forma natural.

Ingredientes

  • 5 ramos de salsa
  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

  1. Lave bem os ramos da salsa e coloque numa panela com a água para ferver.
  2. Após ferver a salsa, coe e coloque numa jarra.
  3. Adicione o suco de limão e tome no decorrer do dia, começando com a ingestão antes do café da manhã.
  4. O ideal é tomar esse chá de salsa para os rins por 2 vezes na semana.

Chá de salsa com quebra-pedra

Veja como preparar outra receita que ajuda a tratar e evitar infecções urinárias.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de quebra-pedra
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver em uma panela e adicione todos os ingredientes.
  2. Deixe ferver durante alguns minutos e coe.
  3. Tome no decorrer do dia e evite adoçar.

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades do Tomilho

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Alho-poró

Benefícios e Propriedades do Cominho

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Couve-flor

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Repolho

Benefícios e Propriedades da Beringela

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.