Benefícios da Noz pecã para a saúde

A noz pecã é nativa da América do Norte e México e possui uma casca de coloração marrom dourado por fora e mais clara por dentro.

Esse fruto de casca dura tem um sabor adocicado e alto nível de óleo monoinsaturado. Cabe mencionar que a noz pecã possui o teor de gordura maior do que todas as nozes, qual seja, 70%.

Nogueira pecã

A árvore é oriunda do sul dos Estados Unidos da América e foi introduzida no Brasil por imigrantes norte-americanos que vieram para o país por volta de 1866.

É uma árvore frutífera e de grande porte que tem um bom desenvolvimento em regiões de clima temperado. É considerada uma árvore adequada para ser cultivada em um jardim amplo, entretanto, ela leva um tempo considerável para crescer.

noz pecan benefícios

Desse tipo de árvore podemos aproveitar a madeira, que é considerada de ótima qualidade, além de poder ser usada na fabricação de móveis. As nozes são aproveitadas pelos esquilos.

A nogueira pecã possui propriedades medicinais, como antioxidante, reduz os níveis de colesterol, funciona como nutriente, desintoxica, auxilia no processo de cicatrização e é diurética.

Propriedades da noz pecã

Tendo em vista as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a noz pecã é um alimento essencial no cardápio de quem dá importância à qualidade de vida e bem-estar.

A noz pecã contempla onze tipos de vitaminas fundamentais ao organismo. Embora seja muito calórica, esse tipo de noz auxilia na manutenção do peso, visto que a sua essência é aproveitada pelo corpo em processos metabólicos e gera energia.

Uma porção equivalente a trinta gramas de noz pecã apresenta cerca de:

– 195 calorias

– 4,0 calorias

– 2,5 gramas de proteína

– 20 gramas de gordura

– 2,7 gramas de fibra

– 115 miligramas de potássio

– 78 miligramas de fósforo

Benefícios da noz pecã

Observe a seguir os diversos benefícios que esse tipo de noz pode trazer para o seu dia a dia:

  1. Ajuda na saúde cardíaca

As propriedades antioxidantes são uma das responsáveis pelos benefícios das nozes para um coração mais saudável. Ademais, as nozes são conhecidas popularmente por reduzir a pressão arterial em pacientes não diabéticos, o que reduz consideravelmente os agravos referentes à saúde do coração.

benefícios da noz pecan

  1. Auxilia a saúde óssea

O manganês, o cobre e o zinco, concomitantemente com outros nutrientes, são altamente utilizadas no tratamento de osteoporose. Pesquisas apontam que, além da noz pecã contemplar esses nutrientes, o consumo dela aumenta a densidade óssea.

  1. Reduz os sintomas da TPM

O manganês, que também é encontrado na noz pecã, ajuda da redução dos sintomas da TPM, como cãibras e alterações de humor, por exemplo. Quando consumida juntamente com cálcio, o mineral potencializa os benefícios e acarreta impactos positivos quanto aos sintomas da TPM.

  1. Melhora a saúde ocular

Sabe-se que a vitamina E presente na noz pecã é fundamental para reduzir os riscos referentes ao desenvolvimento da catarata e manter a saúde ocular.

Interrompa imediatamente o consumo da noz na hipótese de ter alguma reação alérgica. Caso não sinta nada, desfrute dos benefícios da noz da dieta.

Chá de noz pecã emagrece?

O consumo contínuo desse chá pode ajudar a desinchar, que por sua vez ocorrerá a eliminação do excesso de líquidos, logo, a perda de peso. Além disso, ele ajuda a eliminar resíduos no sangue alojados por conta da má alimentação, como gorduras saturadas, por exemplo.

Ainda nessa perspectiva, o chá de noz pecã ajuda a reduzir o mau colesterol, visto que ele dissolve placas de gordura. Para pessoas que sofrem de problemas no aparelho digestivo, esse chá pode auxiliar nos casos de constipação intestina.

É essencial destacar que o chá de noz pecã não fará milagres. É preciso adotar uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Óleo de noz pecã

Há tipos de óleo pouco conhecidos que acrescentam saúde à mesa brasileira. Um deles é o óleo pecã, que contempla 30% a menos de gordura saturada em sua composição do que um óleo de oliva.

É sabido que, uma vez que a gordura saturada é substituída pela insaturada, há a redução de 20% de problemas cardiovasculares.

Ainda nessa perspectiva, 70% dos ácidos graxos contemplados nesse azeite são ômega-9.  Isso significa que diminui os níveis de colesterol ruim, LDL, e aumenta o HDL, o colesterol bom.

Nogueira pecã macadâmia

Esse tipo de nogueira é oriundo do continente australiano, que se adaptou muito bem à ecologia brasileira.

A nogueira macadâmia difere-se da pecã por ter formato redondo. Esses frutos nascem como um cacho de uva e apresentam-se envoltas em uma casca rígida, difíceis de se quebrar. Para colher esse fruto, é preciso que ele esteja maduro e caia no chão.

Dentre o grupo, é a que possui menor concentração de proteínas e carboidratos e maior teor de gordura. Diante disso, ela é uma das melhores opções para pessoas que estão fazendo dietas com baixo consumo de proteínas e carboidratos.

Nogueira pecã amendoeira

Sabe-se que a árvore de amêndoas é uma das mais antigas cultivadas. Seu período de maturidade é atingido a partir do oitavo ano de idade e sua estimativa de vida é cinquenta anos.

O nome do fruto dessa árvore é amêndoa, que pode ser consumida pura ou utilizada como ingredientes em sobremesas e refeições.

Amêndoas podem ser usadas na fabricação de óleo, que é muito utilizado em farmácias. Cabe mencionar que os resíduos desse óleo são venenosos, logo, não devem ser como alimento para a criação de gado, por exemplo.

A semente pode ser doce, pouco ou muito amarga. É um alimento que, além de contemplar um excelente valor nutricional, diminui os efeitos do colesterol e reduz o risco de ataques cardíacos.

Noz pecã mudas

Visando o êxito na plantação, as mudas de raiz nua devem ser plantadas nos meses mais frios. Quanto às embaladas, podem ser plantadas em qualquer época do ano.

Uma pecaneira precisa de, em média, cem metros quadrados para se desenvolver. As mudas custam, em média, R$ 35,00.