Benefícios da Noz-moscada para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A origem da noz-moscada (Myristica fragans) está nas Ilhas Molucas, na Indonésia. A resistência ao clima tropical marítimo, levou a especiaria a Índia, Sri Lanka, Java, Singapura, Malásia, Papua Nona Guiné e Sumatra. Chamou a atenção dos comerciantes árabes que levaram-na para o Ocidente e tornaram a noz-moscada na especiaria mais cara do mundo.
Os portugueses foram responsáveis pela disseminação em boa parte da Europa. A partir de 1512, a noz-moscada foi monopólio de Portugal por 100 anos. A exclusividade portuguesa acabou com a chegada dos holandeses. Em 1796, os ingleses ocuparam as Ilhas Molucas e exerceram monopólio até 1802. Com o término do monopólio inglês, a especiaria invadiu o mundo.
A noz-moscada chegou ao Brasil na época do descobrimento com os portugueses. Eles monopolizaram a especiaria, mas perderam esse poder. Atualmente, o cultivo brasileiro da Myristica fragans é no sul da Bahia. Fora do país, a produção concentra-se na Indonésia, Índia, Tailândia, Zanzibar, Ceilão, Nova Guiné, Trinindad e Tobago, Colômbia e Ilhas do Caribe. Esses países exportam para Austrália, França, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e China.
Pé de noz-moscada
A árvore tem aproximadamente 10 m de altura. A propagação da noz-moscada é por semente entre outubro e abril. O solo deve ser bem drenado rico em matéria orgânica. Apesar de ser uma planta de clima tropical, a moscadeira não suporta longos períodos de seca e ventos fortes. A primeira colheita ocorre 5 anos. No primeiro ano de cultivo, a árvore deve receber sombra para as folhas não queimarem.
Quando o fruto está maduro, apresenta coloração avermelhada. A semente liberada tem membrana alaranjada, aromática e picante chamada macis. A noz-moscada está dentro da macis, para ser usada como tempero é preciso tirá-la do fruto e também da macis. Após a extração, a noz é colocada para secar por 15 dias. E a macis? Ela também é usada como tempero.
Propriedades da noz-moscada
As propriedades da noz-moscada despertaram interesse do Ocidente. No século XIX era usada para estimular a menstruação. Mas, são seus inúmeros nutrientes que fazem dela um superalimento. A noz-moscada é fonte de ferro, cálcio, vitaminas A, B3, B6, B9, manganês, magnésio, selênio, cobre, zinco, fósforo e potássio. E o bem à saúde não para aí. A noz é rica em antioxidantes como o betacaroteno e a criptoxantina. Os antioxidantes são componentes que eliminam células associadas ao surgimento do câncer. Preparado para conhecer os 13 benefícios da noz-moscada?
- Ação anti-inflamatória
A ação anti-inflamatória da noz-moscada é devido à presença do potássio, magnésio e vitamina C, esta com poder de diminuir as inflamações em mais de 40%. O tempero alivia todo tipo de dor, especialmente as musculares e nas articulações. Pessoas com reumatismo e artrite têm suas dores amenizadas após massagens com o óleo de noz-moscada.
- Melhora inflamações respiratórias
Os nutrientes que reduzem inflamações musculares e articulares têm efeito também sobre problemas respiratórios. A noz-moscada é ingrediente de xaropes e o óleo essencial também colaboram no combate a gripes e resfriados. Pessoas com asma também são beneficiadas com a ação anti-inflamatória da especiaria. Mas, o chá também dá uma forcinha. Veja como fazer o chá de noz-moscada:
- Ferva 1 litro de água, apague o fogo e adicione a noz-moscada ralada;
- Após 3 minutos, coe a bebida em uma peneira fina;
- Se desejar, adoce com mel.
Beba o chá pela manhã.
- Alivia sintomas da TPM
Mulheres, prestem atenção! A noz-moscada tem magnésio, substância anti-inflamatória e pode amenizar as cólicas. Já as vitaminas do complexo B, a miristicina e o elemicin ajudam a combater a irritabilidade.
- Fortalece os ossos
O manganês e o magnésio facilitam a absorção de cálcio. Os benefícios da noz-moscada aos ossos dá-se também com a presença do fósforo. A especiaria fortalece os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.
- Protege o coração
Sabia que a noz-moscada serve para baixar pressão? Isso porque o potássio relaxa os vasos sanguíneos. O nutriente também ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quem está com colesterol alto conta com a especiaria na luta para reduzir o colesterol ruim. A noz-moscada também ajuda para controlar diabetes, porque a especiaria estimula a produção de insulina.
- Estimulante cerebral
A miristicina e o elemicin são componentes que agem na prevenção do Alzheimer. Outro benefício da noz-moscada ao cérebro é ser um estimulante natural. O óleo essencial de noz-moscada é indicado para quem sofre com ansiedade, estresse físico e mental e depressão. Na versão in natura, o magnésio, o cálcio, o selênio, as vitaminas do complexo B são os agentes estimulantes do cérebro.
- Rico em antioxidantes
Tal característica acaba com o estresse oxidativo, condição que promove o envelhecimento das células. Esse envelhecimento abre portas para células nocivas que enfraquece a pele e também para o câncer. Os antioxidantes da noz-moscada tem poder para enfraquecer células cancerígenas no cérebro.
- Ajuda a dormir melhor
Dietas pobres em magnésio afetam a qualidade do sono, segundo estudo divulgado na revista Medical Hypothesis. A deficiência de potássio também atrapalha o sono, afirma pesquisa de 1991 divulgada na revista Sleep. As substâncias elemicina e miristicina são sedativos leves que podem entrar no tratamento da insônia. Um copo de leite com mel e noz-moscada ajuda a ter uma boa noite de sono.
- Melhora o funcionamento do intestino
A noz-moscada tem fibras, por isso é eficaz no combate à prisão de ventre, diarreia e doenças do trato gastrodigestivo como a Doença de Chron, caracterizada por dores abdominais, diarreia e sangramento retal.
- É bom para labirintite
A doença afeta a audição e o equilíbrio, geralmente afeta pessoas acima dos 40 anos. Consumir Noz-moscada para labirintite é um tratamento natural eficaz.
- É afrodisíaco
A noz-moscada sempre está na lista de alimentos afrodisíacos. As vitaminas do complexo B estimula a produção de hormônios sexuais. A especiaria também favorece a ereção. Usá-la como tempero ou tomar o chá de noz-moscada é uma boa pedida para esquentar a relação.
- Emagrece
O chá de noz-moscada emagrece! Isso porque a especiaria tem fibras que prolongam a saciedade. O tempero também livra o fígado e rins de toxinas que causam retenção de líquidos.
- Bom para pele
O magnésio atua também na produção de colágeno, proteína que fortalece a pele. A máscara facial de noz-moscada elimina manchas e cicatrizes de espinhas. Para prepará-la, misture ½ colher de chá da especiaria, ½ colher de chá de canela, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de suco de limão. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna. Use a máscara uma vez por semana.
Noz-moscada faz mal?
Depende. Adultos que consomem mais de 2 colheres de chá por dia podem ter sudorese, sentir náuseas, tonturas e palpitações. O excesso também pode causar alucinações, pois a noz-moscada tem efeito alucinógeno. O uso em qualquer quantidade por gestantes é proibido, porque a especiaria é abortiva. Mulheres amamentando e crianças menores de 2 anos também não podem consumir a noz-moscada.
Como usar noz-moscada?
A função tradicional da noz-moscada é temperar. A especiaria realça o sabor de carnes, risotos, pratos indianos, molho branco, sopas e caldos. Mas, ela também é usada no café, cappuccino, milk shake, em bebidas alcoólicas e nos doces com baunilha. Quando usada na versão em pó, as propriedades da noz-moscada são preservadas. Quem preferir a in natura, deve comprar em pouca quantidade, do contrário a oxidação elimina seus nutrientes.
A recomendação é ralar a noz inteira somente no momento de servir o prato. O armazenamento da noz em pó ou inteira é em pote bem fechado em ambientes sem umidade, luz solar direta e calor.
Receitas com noz-moscada
Molho branco
Ingredientes
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 1 copo de requeijão;
- ½ litro de leite frio;
- ¼ colher de café de noz-moscada ralada;
- 1 ½ colher de sopa de manteiga;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Dissolva o amido de milho no leite e reserve. Frite a cebola com manteiga até ficar transparente. Adicione o creme de leite e o requeijão e cozinhe por 1 minuto. Coloque o amido de milho dissolvido e mexa até engrossar. Adicione a noz-moscada ralada quando o molho estiver pronto.
Biscoito de noz-moscada e linhaça
Ingredientes
- 2 ovos inteiros;
- 4 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó;
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 1 colher de sopa rasa de manteiga;
- 1 pitada de sal;
- Noz-moscada ralada a gosto;
- 3 colheres de sopa de linhaça.
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes. Abra a massa e faça círculos com uma xícara de chá. Frite os biscoitos até dourarem ou asse por 20 minutos.
Mingau de aveia com noz-moscada no forno
Ingredientes
- 200 ml de creme de leite;
- 150 gramas de aveia;
- 75 gramas de uva-passa;
- 60 gramas de amêndoas inteiras ou trituradas;
- 50 gramas de avelã;
- 1 pera descascada e picada;
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara;
- ½ colher de noz-moscada ralada;
- 1 fava de baunilha;
- 1 colher de chá de canela em pó.
Modo de preparo
Misture bem a aveia e as sementes da fava. Coloque a aveia, amêndoas, a pera, a avelã, a uva-passa, o creme de leite e o leite e misture bem. Transfira para uma assadeira e polvilhe com a noz-moscada. Asse em forno a 180o por 35 minutos. Tire o mingau do forno, polvilhe com açúcar e deixe no grill por mais 3 minutos ou até formar uma crosta.
Viu porque não pode faltar noz-moscada em casa? Além de realçar o sabor de pratos salgados, dá para fazer doces. Siga nossas orientações sobre armazenamento e consumo e fique mais saudável com as propriedades dessa especiaria. O pacotinho com 8 gramas custa menos de R$10,00. A noz-moscada é encontrada nos supermercados e lojas de produtos naturais, onde é vendida a granel.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Canela
Benefícios e Propriedades do Cardamomo
Benefícios e Propriedades do Orégano
Benefícios e Propriedades da Salsa
Benefícios e Propriedades do Coentro
Benefícios e Propriedades do Alho-porro
Benefícios e Propriedades do Gengibre
Benefícios e Propriedades da Cebolinha
Benefícios e Propriedades do Manjericão
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.