Alcaçuz é uma planta pertencente à família Fabaceae. De nome científico Glycyrrhiza glabra, é originária da Europa e logo se espalhou pelo mundo. É utilizada para uso medicinal desde a Antiguidade, tendo relatos do seu uso pelos egípcios em seus papiros.
Conhecida popularmente como raiz doce, pau doce ou regaliz, o alcaçuz possui raízes adocicadas com sabor e aroma agradável. Das suas raízes se extrai um xarope, rico em glicirrizina, sua propriedade medicinal pode ser usada na confeitaria, em medicamentos e até na produção de algumas cervejas.
É do xarope extraído de sua raiz que ainda se pode produzir alcaçuz doce, como gelatina e bala de alcaçuz, uma bala longa, nutritiva e saborosa. Além dela, existe a bala de alcaçuz preto, que embora pouco conhecida no Brasil, é muito consumida nos Estados Unidos.
A raiz do alcaçuz traz diversos benefícios e as propriedades do alcaçuz o tornaram uma planta medicinal cientificamente comprovada para diversos problemas, inclusive renais, hepáticos, desequilíbrios hormonais e úlceras. Se não bastasse isso, há evidencias de que o alcaçuz emagrece.
O uso do alcaçuz para fins de emagrecimento vem crescendo desde que foi descoberto que seu chá tem o poder de reduzir o apetite e a vontade de ingerir doces e comidas gordurosas. Quando aliado com uma boa alimentação e exercícios físicos, o alcaçuz potencializa a queima de gordura, tanto que o óleo de cápsulas de alcaçuz está sendo vendido para consumo antes das atividades físicas.
O alcaçuz pode ser convertido e consumido como chá, extrato seco, cápsula ou xarope para uso medicinal. Porém, para uso domiciliar, o chá da raiz é o mais consumido. Para quem se pergunta onde comprar alcaçuz, o alcaçuz preço bem acessível e a raiz seca é facilmente encontrada em casas de chás e de produtos naturais.
O chá de alcaçuz tem propriedades laxativas e, para seu preparo, as raízes devem estar cortadas em pedaços pequenos para extrair o máximo possível da glicirrizina contida na sua raiz. Cerca de 30g da raiz picada deve ser adicionada a um litro de água fervendo, deixando por mais 10 minutos e depois abafando. O chá coado deve ser consumido de duas a três xícaras ao dia, sendo uma pela manhã e as outras duas preferencialmente após as principais refeições.
Pode-se ainda consumir o extrato líquido do alcaçuz. Para isso, use 250g da raiz para um litro de água. Deixe as raízes imersas por aproximadamente três dias na água e, após esse período, consuma de duas a três colheres de sopa por dia. Para uso culinário, tem o alcaçuz em pó que pode ser acrescentado ao suco, água, sobremesas, em frutas, água de coco e gelatinas. A folha in natura pode ser mascada com o intuito de combater mau hálito causados por problemas estomacais.
O xarope de alcaçuz, extraído das raízes, é mais utilizado em escala industrial para fabricação de alimentos e doces como balas de alcaçuz e também para fins medicinais, sendo encontrado em farmácias. Esse fitoterápico é indicado para crises alérgicas e respiratórias em crianças e adultos, para isso deve ser respeitada a dose indicada na embalagem.
O uso medicinal do alcaçuz abrange diversas propriedades que fazem bem ao sistema digestivo, rins, aparelho respiratório e até mesmo controle hormonal. Também é utilizado para tratamento da asma, bronquite, alergias, hepatite, diabetes, entre outros. Seu uso se estende para o mercado de cosméticos, onde age prevenindo e combatendo a hiperpigmentação e o envelhecimento da pele.
Suas propriedades hormonais, anti-inflamatórias, antialérgicas, protetora da mucosa gástrica, laxativa, anti-espasmódica, anti-hepatotóxicos, fazem do alcaçuz um importante aliado no combate a diversas doenças, tanto que seu uso como planta medicinal é reconhecido.
Por ser rico em flavonoides, a raiz do alcaçuz tem uma ação anti-inflamatória que é eficaz em diversas inflamações, até mesmo as de pele. São esses mesmo flavonoides que são os responsáveis pelo equilíbrio hormonal, fazendo com que o consumo de alcaçuz seja benéfico para pessoas que sofrem com distúrbios da tireoide e também para mulheres que sofrem de TPM, climatério e outros distúrbios menstruais.
Sua ação sobre o sistema digestivo se dá pela proteção gastrointestinal que ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites de origem nervosa. No fígado, a planta auxilia no tratamento de hepatites do tipo, A, B e C, acelerando a recuperação do órgão. Auxilia também na redução da gordura no acumulada no fígado resultante da má alimentação ou propensão genética.
O alcaçuz ainda é benéfico para indivíduos que sofrem de colesterol alto e diabetes. A planta tem propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de avc e câncer, além de reduzirem o colesterol ruim. Para os diabéticos, seus benefícios são ainda maiores, como o alcaçuz é adocicado, ele pode ser usado como um adoçante natural sem glicose. Seu chá tem propriedades diuréticas e uma substância contida na planta ajuda a diminuir os índices de glicose no sangue.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…