Categories: Plantas

Benefícios do Chá Verde para a saúde

Constantemente, aparecem novos alimentos e bebidas que prometem ser milagrosos, principalmente quando falamos em perda de peso. Um deles é o Chá Verde, que vem sendo muito comentado e consumido nos últimos anos por pessoas que desejam perder peso. Mas será mesmo que ele é tão eficiente?

A resposta é sim! Esse chá, feito a partir da erva Camellia sinensis, é riquíssimo em diversas propriedades e pode trazer muitos benefícios para o organismo, incluindo o auxílio no processo de emagrecimento.

O chá pode ajudar também a combater o envelhecimento precoce, reduzir os níveis de colesterol, aumentar a imunidade, ajudar na prevenção contra o câncer, melhorar a saúde do coração, entre outros.

Porém, muitas pessoas alegam ter dificuldade em consumi-lo devido ao seu sabor amargo. No entanto, existem diversas maneiras de suavizar e melhorar esse sabor, tornando mais fácil a sua ingestão.

Vale lembrar também que, mesmo sendo um produto natural e considerado saudável, existem restrições para o seu consumo. Por ser rico em cafeína, nem todas as pessoas devem consumi-lo, principalmente em grandes quantidades.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre cada um dos benefícios dessa erva, modo de preparo, onde comprar e tudo o que você precisa saber para tirar o melhor proveito de todas as suas propriedades!

Propriedades do Chá Verde

Antioxidante: uma das principais propriedades do chá verde é a antioxidante. Ele ajuda a combater os radicais livres que atacam as células, auxiliando assim na prevenção do envelhecimento precoce e fortalecendo o organismo.

Acelera o metabolismo: por conta da cafeína, o chá pode ajudar a elevar as taxas metabólicas, ajudando na perda de peso.

Melhora a saúde do coração: por conter grandes quantidades de flavonoides, esse chá pode ser um grande aliado na busca por um coração mais saudável.

Aumenta a imunidade: essa bebida é rica em diversas vitaminas e minerais, como a C, a B1, a B2 e a K, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e preservar a saúde.

Benefícios do Chá Verde

Esse chá possui inúmeros benefícios e, apesar de ser mais raro, dependendo da forma como for consumido, também pode trazer alguns malefícios. Vamos conhecê-los a seguir:

Confira os principais benefícios que o consumo regular desse chá pode nos trazer:

Benefícios contra o envelhecimento

Por conta de suas propriedades antioxidantes, essa bebida pode ser uma grande aliada contra o envelhecimento precoce. Essas propriedades atuam diretamente combatendo os radicais livres, deixando nossa pele, unhas, cabelos e todo o organismo mais fortes e bonitos.

Chá verde benefícios para o emagrecimento

Para quem deseja perder peso de maneira rápida e saudável, esse chá pode ser um grande aliado. Ele possui elevados níveis de cafeína e, por conta disso, ajuda a acelerar o metabolismo. Com isso, acabamos gastando mais calorias e, consequentemente, emagrecendo.

Ajuda na prevenção do câncer

Uma das grandes propriedades do chá verde é que o seu consumo regular pode ajudar na prevenção do câncer. Isso acontece porque ele possui duas substâncias, a catequina e os bioflavonoides, que impedem que as células aumentem e se multipliquem de forma descontrolada.

Melhora a saúde do coração

O consumo do chá verde pode ser um grande aliado da saúde do coração. Ele ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), e ainda é rico em flavonoides.

Chá Verde malefícios

Como qualquer alimento ou bebida, o excesso desse chá também pode trazer malefícios. Por ser rico em cafeína, ele pode trazer alterações de humor, estresse, irritação, ansiedade e batimentos cardíacos acelerados se for tomado em excesso. Além disso, se for consumido no período noturno, ele pode acabar causando insônia.

Chá Verde contra indicação

Algumas pessoas devem evitar o consumo do chá verde, dentre elas:

  • Pessoas que sofrem de ansiedade;
  • Pessoas sensíveis à cafeína;
  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com gastrite e úlceras estomacais
  • Pessoas que sofrem de insônia e outros distúrbios do sono.

Caso tenha dúvidas se você pode ou não consumir esse chá, consulte seu médico.

Como preparar o Chá Verde

Agora que já conhecemos todas as propriedades presentes nesse chá, vamos aprender qual a melhor forma de prepará-lo e consumi-lo para obter todos os seus benefícios para a saúde.

O preparo da bebida é bastante simples e prático, e você pode deixá-lo pronto logo pela manhã para ir consumindo ao longo do dia.

Receitas com Chá Verde

Conheça a seguir a receita para preparar 1 litro de chá:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de chá
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo.
  • Assim que as primeiras bolhas começarem a surgir, antes de ferver completamente, desligue o fogo.
  • Acrescente as ervas, tampe e deixe abafando por 10 minutos.
  • Depois disso, coe e consuma.
  • Se desejar, você pode colocá-lo para gelar.
  • Se você nunca tomou, pode prepará-lo com apenas uma colher de sopa de erva nos primeiros dias para que seu paladar se acostume com o sabor forte.
  • Você pode também deixá-lo abafando por menos tempo. (o mais indicado são pelo menos 5 minutos).

Chá Verde com gengibre

Caso deseje potencializar seu poder emagrecedor, uma ótima alternativa é acrescentar gengibre na receita do chá, pois ele possui propriedades termogênicas que aumentam a temperatura corporal, fazendo o organismo gastar ainda mais calorias.

Com frutas

Para tornar o seu chá ainda mais saboroso e nutritivo, você pode também acrescentar frutas à receita. Morango, maçã, abacaxi, laranja e limão são algumas boas opções. Prepare o chá da maneira como ensinamos acima e, em seguida, bata no liquidificador com as frutas de sua preferência. Além de obter mais vitaminas, isso também vai ajudar a diminuir o amargo da bebida.

Com mel

Outra maneira de diminuir o amargo do chá e torná-lo mais doce é acrescentando 1 colher de sopa de mel e batendo no liquidificador para misturar bem. Porém, mesmo sendo saudável, para as pessoas que desejam perder peso isso não é recomendado, já que o mel é bastante calórico.

Com outras ervas

Existe ainda mais uma forma de disfarçar o sabor amargo do chá verde: adicionando outras ervas ao preparo. Você pode acrescentar as ervas de sua preferência, mas algumas boas opções são a hortelã, a erva doce e a erva cidreira.

Chá verde como tomar

Você pode consumir esse chá de diversas formas diferentes, como falamos acima. No entanto, para obter bons resultados em relação à perda de peso, o recomendado é consumir 5 xícaras (1 litro) por dia. O ideal é tomar pelo menos uma em jejum e as demais ao longo do dia, antes e depois das principais refeições.

Porém, evite tomar o chá verde no período noturno. Preferencialmente, tome a última xícara pelo menos 6 horas antes de dormir. Por ser rica em cafeína, se for consumida à noite a bebida pode acabar atrapalhando o seu sono e causando insônia.

Chá Verde comprar

Esse chá tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos. Por conta disso, tem se tornado cada vez mais fácil encontrá-lo à venda, até mesmo em cidades pequenas. Alguns lugares onde você pode procurá-lo são:

  • Lojas especializadas em produtos naturais;
  • Lojas especializadas em chás;
  • Lojas de suplementos;
  • Farmácias;
  • Supermercados;
  • Mercados municipais;
  • Feiras;
  • Lojas de homeopatia;
  • Lojas online de produtos saudáveis.

Chá Verde de saquinho

Para quem deseja ter ainda mais praticidade na hora do preparo e do consumo pode optar pelo chá de saquinho, que é facilmente encontrado à venda em supermercados. No entanto, apesar de mais prático, ele pode não ser assim tão benéfico para a saúde.

Isso porque, durante o processo de industrialização, algumas de suas propriedades acabam se perdendo. Por isso, se possível, opte sempre por preparar o chá com a erva natural que, além de tudo, ainda é mais barata.

Chá Verde em cápsulas

Outra opção para quem deseja praticidade e, principalmente para quem não gosta do sabor do chá é consumi-lo em forma de cápsulas. Elas devem ser ingeridas antes das principais refeições, e são facilmente encontradas à venda em lojas de suplementos e casas de produtos naturais. No entanto, seu preço costuma ser um pouco mais elevado.

Chá Verde emagrece?

Essa é a grande dúvida da maioria das pessoas que desejam começar a consumir esse chá. Será que ele, de fato, ajuda na perda de peso?

Sim, ele pode ajudar e muito! Como já dissemos, isso acontece porque essa é uma erva rica em cafeína, que tem a capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia, queimando mais calorias e levando à perda de peso.

No entanto, tomar o chá não deve ser a única medida. Para ter os melhores resultados possíveis, é preciso aliar seu consumo a algumas outras mudanças de hábito, como por exemplo:

  • Se alimentar de maneira saudável;
  • Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana;
  • Diminuir o consumo de doces, fast foods e industrializados;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Dormir bem.

Aliando todos esses hábitos com o consumo do chá verde os seus resultados relacionados ao emagrecimento certamente serão incríveis!

Share
Published by

Recent Posts

Benefícios do Glúten para a saúde

O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…

4 anos ago

Benefícios da Aroeira para a saúde

Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…

4 anos ago

Benefícios do Ácido fólico para a saúde

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…

4 anos ago

Benefícios do Betacaroteno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…

4 anos ago

Benefícios da Tapioca para a saúde

Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…

4 anos ago

Benefícios do Suco Rosa para a saúde

Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…

4 anos ago