Benefícios do Eucalipto para a saúde

O Eucalipto é uma planta com flor da família Myrtaceae, cujo nome científico é Eucalyptus globulus Labil. Ele caracteriza-se por ser uma árvore que, em alguns casos, pode medir até 15 metros de altura ou, em casos mais raros, ser um arbusto. A planta possui origem na Austrália, com um pequeno número de espécies nos territórios vizinhos da Indonésia e de Nova Guiné.

Benefícios do Eucalipto para a saúde

Adaptado a praticamente todas as condições climáticas, o eucalipto caracteriza a paisagem da Oceania de uma forma que não pode ser comparada a outras espécies, em outros continentes. Ele está presente nas regiões montanhosas e às margens dos rios.

O eucalipto foi implantado no Brasil apenas em 1909, pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade – na época, funcionário na Cia. Paulista. Atualmente, o país possui extensas áreas de eucalipto plantadas, especialmente no estado de Minas Gerais.

Consumo de Eucalipto

O tronco e os galhos do eucalipto não são utilizados, somente as folhas. Os meios de consumo mais comuns da planta são para inalação, chá ou massagem. O primeiro pode ser realizado tanto com as folhas de eucalipto quanto com o óleo. Para isso, basta acrescentar algumas gotinhas do óleo em um recipiente com água fervente e cobrir a cabeça com um pano para fazer a inalação.

Consumo de Eucalipto

Os chás de eucaliptos são mais fáceis de serem preparados. Eles proporcionam benefícios ao nosso sistema respiratório e ajudam a manter o hálito refrescante. Já a massagem pode ser feita com o óleo de eucalipto. Ela ajuda a manter a pele fresca e perfumada, além de facilitar a movimentação das mãos sob a pele.

Chá de Eucalipto

Para preparar o chá de eucalipto, basta misturar uma colher de sopa das folhas da planta picada em uma xícara de água quente. Em seguida, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar até ficar morna. Depois, coe e consuma em seguida. Quem desejar, pode incluir algumas gotas de mel ou de limão no chá para dar gosto.

Óleo de Eucalipto

O óleo de eucalipto possui um aroma mentolado, sendo, por isso, bastante utilizado para o tratamento de dores de garganta e inflamações. Contudo, o óleo também é capaz de atuar no combate de dores musculares e má circulação, além de oferecer benefícios de caráter emocional.

Recomendado para quem não está focado ou está sem rumo, o óleo de eucalipto atua favorecendo a retomada do direcionamento, da direção e da determinação. Ele ainda auxilia no estímulo do raciocínio e da concentração no trabalho.

Na aromoterapia, método terapêutico que utiliza aroma de óleos essenciais para trazer bem-estar físico e emocional, ele é destilado a vapor junto com outros quatro tipos de óleos essenciais. Ao destilá-lo no difusor elétrico ou réchaud, o óleo de eucalipto auxilia nos processos respiratórios.

O forte cheio do óleo de eucalipto também é um excelente aliado para afastar mosquitos e pernilongos. O líquido pode ser misturado junto a outros cremes corporais e aplicado sobre a pele. Outro formato é utilizá-lo em um vaporizador para manter os pequenos insetos longes.

Principais benefícios do Eucalipto

O eucalipto pode ser comprado em lojas de produtos naturais e, com ele, é possível fazer remédios caseiros ótimos para o tratamento de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite, asma e tosse. O seu óleo essencial pode ser usado para o tratamento de dores ciáticas, aquelas que percorrem todo o nervo ciático.

Além do seu uso medicinal, o eucalipto é também uma matéria prima para a produção de antissépticos e desinfetantes, em virtude das suas propriedades. Confira abaixo todos os benefícios que são oferecidos pelo eucalipto.

  • Cabelo: os shampoos, condicionadores ou cremes hidratantes feitos com eucalipto ajudam a reduzir a coceira e o ressecamento presentes no couro cabeludo;
  • Estimulante emocional: em virtude do aroma balsâmico presente na folhas de eucalipto, a planta é considerada uma ótimo relaxante. Ela ajuda a estimular os sentidos e limpar a mente, sendo considerado um dos óleos essenciais favoritos na aromaterapia;
  • Combate a tosse: o consumo regular do chá de eucalipto auxilia na redução da formação de muco nos brônquios e de secreções mais fluidas. A bebida também auxilia no combate a condições febris e à tosse, em virtude das suas propriedades relaxantes e estimulantes;
  • Poder de cura: o uso externo das folhas de eucalipto auxilia na cicatrização de feridas e de doenças de pele, tais como eczema;
  • Combate a diabetes: a infusão das folhas de eucalipto ajuda a reduzir a presença de açúcar no sangue. Contudo, seu uso não pode ser excesso. O indicado é uma xícara de chá de eucalipto por dia;
  • Antiparasitário: a decocção das folhas ou o óleo essencial de eucalipto ajudam a expulsar parasitas intestinais do nosso organismo;
  • Antisséptico do trato urinário: o eucalipto ajuda a prevenir ou combater infecções do trato urinário, pois age inibindo a reprodução e o crescimento dos vírus, fungos ou bactérias que provocam as infecções. O tratamento é composto de uma a duas gostas de óleo essencial duas vezes durante o dia;
  • Dores nos músculos e no esqueleto: o eucalipto é considerado um analgésico e calmante. Por isso, para combater dores esqueléticas e musculares, o indicado é misturar quatro gotas de óleo essencial de eucalipto com 100 ml de óleo de amêndoas e esfregar a mistura duas vezes durante o dia nas regiões afetadas;
  • Tratamento de feridas e abscessos: o efeito germicida forte do óleo de eucalipto ajuda a curar picadas de insetos, úlceras, queimadoras e feridas diversas na pele. Para o tratamento, o indicado é pingar algumas gotas do óleo em um pequeno curativo e colocá-lo cobrindo a região afetada;
  • Proporciona bem-estar: acrescentar algumas gotas de óleo de eucalipto em óleo de massagem ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, repousando o corpo e a mente. O indicado é aplicar a mistura dos dois óleos em pontos de pulso;
  • Reduz a fadiga mental: o óleo de eucalipto atua acelerando o sistema nervoso e favorecendo a concentração, pois auxilia no tratamento da apatia e do esgotamento mental. Para isso, em um difusor automático, misture quatro gotas de óleo e duas de óleo de limão.

Trate a dor ciática e o catarro com o Eucalipto

O óleo de eucalipto oferece diversos benefícios para o nosso organismo, entre eles o tratamento da dor ciática e o combate ao catarro. A dor ciática é uma dor intensa e constante que começa na região lombar, vai pelas nádegas e termina na parte mais baixa de uma ou das duas pernas. Ela passa por todo o nervo ciático, o nervo mais longo presente no corpo humano. Esses sintomas terríveis podem ser amenizados com o óleo de eucalipto, para isso, basta massagear todo o local com as dores com o óleo dele.

No caso do catarro, que pode ter surgido por diferentes casos, é preciso expelir a secreção para fora do organismo. A permanência dele no corpo e, especialmente, nos pulmões, pode originar outros quadros mais complicados. Portanto, o indicado é consumir o chá das folhas de eucaliptos de três a quatro vezes por dia.

Limpe sua pele com as folhas de Eucalipto

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, o eucalipto também possui propriedades que ajudam a tratar a nossa pele. Para fazer a receita em casa, ferva 500 ml de água e acrescente duas folhas de eucalipto com cascas de limão, laranja e duas gostas de óleo de lavanda. Depois de ferver, tire o chá do fogo e deixe o rosto próximo ao vapor – mas de longe, para não se queimar – por uns 10 minutos.

Para não se queimar com o calor do vapor, o indicado é desligar o fogo e deixar o líquido esfriar por cerca de cinco minutos. Antes de aproximar o rosto, verifica com a mão se o vapor ainda está muito quente.

Trate a sinusite com o Eucalipto

Outro benefício do eucalipto é que ele auxilia no tratamento da sinusite, pois a inalação do vapor da planta é uma forma simples e natural de resolver o problema. Para fazer a inalação do valor, faça um chá com as folhas de eucalipto e inspire o seu vapor por cerca de 20 minutos. A melhora forma de realizar a inalação é colocar o chá em uma bacia ou um recipiente com abertura ampla, posicioná-lo em uma mesa sentar à cadeira de maneira que seja possível sentir o vapor do chá chegando até as vias respiratórias.