A carne de caranguejo é um tipo versátil e popular de fruto do mar, além de um alimento importante para quem busca uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável. Com uma carne saborosa e macia, o caranguejo possui muitos nutrientes que são essenciais para o nosso organismo juntamente com um baixo teor de gordura.
Os caranguejos são crustáceos encontrados no oceano e consumidos em muitos países ao redor do mundo. Eles são muito usados para a preparação de diferentes pratos, entre assados, cozidos e fritos. A carne é considerada uma iguaria em muitos países e, por isso, muitas vezes, é substituída por carne de imitação mais barata, composta de outros peixes e de um sabor artificial.
A carne de caranguejo possui entre as suas propriedades nutricionais o zinco que,, em conjunto com a vitamina C, proporciona diferentes benefícios para o nosso organismo, entre eles a redução do nível do colesterol ruim e o fortalecimento da imunidade, além de trazer benefícios para a nossa pele.
Outro elemento presente no caranguejo é o iodo, que é necessário para o bom funcionamento da glândula tireoide e do nosso metabolismo hormonal. Ele ainda oferece benefícios para os nossos cabelos, unhas e dentes. Já o potássio, também presente no crustáceo, proporciona benefícios para o sistema nervoso.
A carne de caranguejo também contém, entre os seus elementos, a taurina, um aminoácido que oferece efeitos positivos para a nossa visão. Ela melhora a elasticidade do tônus vascular e dos músculos do nosso corpo, além de apoiar o desenvolvimento neurológico e ajudar a regular os níveis de água e de sais minerais no nosso sangue.
Outro benefício do consumo da carne de caranguejo está relacionado com doenças do sistema cardiovascular. Como o caranguejo é rico em ácidos gordos poli-insaturados e proteínas, ele é facilmente digestível e ainda ajuda a reduzir o teor de colesterol ruim no sangue. A proteína presente na carne de caranguejo também é absorvida pelo nosso organismo de forma mais rápida do que outras carnes. A proteína presente na carne bovina, por exemplo, leva cerca de cinco horas para ser processada, enquanto que a da carne de caranguejo, e de outros frutos do mar, é duas vezes mais rápida.
O consumo regular da carne de caranguejo também oferece benefícios ao nosso emocional, em virtude da presença das vitaminas do complexo B, entre elas a B1, a B2 e a B12. A primeira é essencial para formação do ácido clorídrico e para a formação do nosso sangue. Ela ainda tem função fundamental no metabolismo dos carboidratos. Já a segunda, é essencial no processo metabólico de proteínas, gorduras e carboidratos. Ela também é precisa para a produção de hemácias, formação de anticorpos, respiração celular e para o nosso crescimento de maneira geral.
A vitamina B12 é utilizada para a prevenção da anemia. Ela ainda ajuda na formação e na longevidade das células, assim como também é essencial à digestão apropriada, à absorção dos alimentos, à síntese de proteínas e ao metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além do mais, a vitamina B12 atua prevenindo danos causados aos nervos, trata a fertilidade e proporciona o crescimento e desenvolvimento normais. Ela é fundamental para o funcionamento da célula, especialmente as do trato gastrointestinal, da medula óssea e do tecido nervoso.
Caso você seja alérgico a outros frutos do mar, como lagosta e camarão, é bastante provável que também seja a caranguejo. Os sintomas de uma alergia ao alimento podem variar bastante, desde pequenas erupções cutâneas até uma anafilaxia. A carne de caranguejo também possui, entre os seus elementos, quantidades moderadas de purinas, necessárias para o correto funcionamento do nosso corpo, mas que, em algumas pessoas, pode causar gota.
A carne de caranguejo pode também causar intoxicação alimentar, caso não seja tratada e preparada corretamente. Os caranguejos devem ser comprados frescos, sem apresentar odor forte, e devem ser conservados resfriados ou congelados até o momento do preparo para o consumo.
A parte comestível do caranguejo é a região do abdômen e as suas extremidades, e a sua preparação não leva muito tempo, visto que oferecem grandes benefícios para a nossa saúde. Em muitos países, os frutos do mar fazem parte regularmente de uma dieta saudável. O indicado pelos nutricionistas é consumir a carne de caranguejo de duas a três vezes por semana e acompanhada de arroz branco. A composição é equilibrada, fácil de ingerir e não sobrecarrega o organismo. Contudo, existem inúmeras receitas utilizando a carne de caranguejo. Confira:
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…