O bacalhau é uma espécie de peixe bastante conhecido na cozinha portuguesa, sendo considerado um dos alimentos mais apreciados e consumidos pelos moradores de Portugal. Há mais de uma variedade de bacalhau conhecida, mas a espécie mais consumida por todos é a Gadus Marhua, que vive no mar frio do Atlântico do Norte.
Assim como outros peixes, o bacalhau é um alimento de fácil digestão. Ele é rico em proteínas que são de alto valor biológico, assim como de minerais e vitaminas do complexo B. O bacalhau também é considerado um peixe magro, cujo reservatório principal de gordura é o fígado, local de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitaminas A e D. O alimento também é uma ótima fonte de ácidos gordos polinsaturados, como o ômega 3.
O bacalhau é um alimento rico em sais minerais e vitaminas que são indispensáveis para mantermos uma alimentação saudável. Entre as principais propriedades do bacalhau estão o baixo teor de gordura e o fato de ele ser rico em proteínas que possuem um alto valor biológico, além de altos valores nutricionais de vitaminas A, B6, B12 e E. Confira os principais nutrientes presentes no peixe e os seus benefícios para nossa saúde:
O bacalhau normalmente é comercializado seco e salgado, mas é possível encontra-lo em mercados já demolhado e ultracongelado, assim como fresco em filetes e postas. O processo de secar e salgar o alimento é natural e não são adicionadas substâncias químicas nele, com isso, as propriedades naturais do bacalhau são preservadas.
Ao adquirirmos o bacalhau salgado, antes de consumir é necessário demolhá-lo para reduzir o seu alto teor de sódio. Além disso, durante o preparo, não é necessário acrescentar sal extra ao alimento. O período de demolho é de, no mínimo, 24 horas e, para pedaços mais grossos, 48 horas. Caso o bacalhau esteja desfiado, essas horas reduzem para seis.
Assim como outros alimentos, o bacalhau pode ser consumido de forma saudável. O bacalhau cozido com batatas e legumes, seu formato mais tradicional e muito consumido na época do Natal, é um dos exemplos de receitas saudáveis utilizando o peixe. Ao incluirmos outros produtos, como maionese, nata ou manteiga, modificamos o valor calórico do alimento. Por isso, o indicado é optar por formas de preparo que privilegiem o valor nutricional, como é o caso dos assados, grelhados ou cozidos.
Atualmente, há diferentes maneiras de preparar o bacalhau, entre as opções mais saudáveis e conhecidas estão o peixe assado com clara em neve, com grão-de-bico, o bolinho assado de bacalhau, o bacalhau com batatas ao murro, a salada de bifum com bacalhau, berinjela recheada com bacalhau e a tapioca de bacalhau.
Ao retirar a fritura do bolinho de bacalhau, ele se torna mais saudável. Para preparar o prato, que rende em torno de 30 unidades, é necessário 500g de bacalhau seco, uma cebola picada, uma colher de sopa de azeite, 500g de batata cozida e amassada, um ovo, duas colheres de sopa de salsa picada, meia colher de café com pimenta do reino, uma xícara de cebolinha, uma xícara de chá de farinha de trigo e uma colher de sopa de óleo ou de azeite para pincelar.
O primeiro passo é demolhar o bacalhau, deixando ele de molho na água por 24 horas, na geladeira. Após esse período, escorra a água e desfie o peixe. Em seguia, refogue a cebola no azeite e acrescente o bacalhau. Fique mexendo por cerca de cinco minutos e retire. Depois, misture o ovo, a batata, a salsa, a farinha de trigo e o bacalhau refogado em um recipiente. Unte as mãos com o azeite ou o óleo e faça os bolinhos com a mistura. Coloque-os em uma assadeira, de preferência antiaderente, e pincele com óleo ou azeite. Leve a forma ao forno quente, a 200ºC, por uns 30 minutos.
A receita de bacalhau à portuguesa é bastante tradicional no país europeu e muito consumida na época do Natal. Para prepará-la será necessário um quilo de bacalhau dessalgado e cortado em pedaços médios, 500 gramas de batatas laminadas, três cebolas médias, três pimentões (sendo um de cada cor), cinco tomates sem pele e cortado em fatia, 100g de azeitonas pretas grandes, quatro ovos cozidos e cortados ao meio, um ramo de tomilho, cheiro-verde picado a gosto e azeito de oliva extra virgem a gosto.
Primeiro, em uma tigela refratária, coloque as batatas laminadas cobrindo todo o fundo. Em seguida, faça camadas usando o bacalhau, os pimentões, os tomates e as cebolas, de maneira aleatória e até acabarem os ingredientes. Finalize o prato colocando as azeitonas e os pimentões na parte de cima. Em seguida, regue o refratário com azeite de oliva extra virgem e leve a forno para passar durante 30 minutos, em fogo alto. Após assado, salpique cheiro-verde a gosto e coloque os ovos cortados. O indicado é servir o prato acompanhado de arroz branco.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…