A origem da Erva Cidreira é o sul da Europa, Mar Mediterrâneo e Ásia. Também é conhecida por cidreira-verdadeira, cidreira e melissa. Pertence à família da hortelã, menta e boldo. A planta foi apelidada pelos gregos de “erva do mel de abelhas”. Isso porque o nome científico da erva cidreira é Melissa officinalis L, referência à ninfa grega Melona, protetora das abelhas.
Uma das ervas mais populares do Brasil confunde muitas pessoas. Há quem afirme que capim santo e erva cidreira são a mesma coisa, entretanto, trata-se de duas plantas distintas. Para acabar com a confusão, fizemos uma tabela com as diferenças entre os tipos de erva cidreira.
A erva cidreira é cultivada nas Américas tropical e subtropical. No Brasil, é encontrada em todas as regiões. A árvore mede entre 30 e 60 cm de altura e as flores são mais comuns no Sul. Sua propagação pode ser pelo plantio de uma folha ou ramo. A erva cidreira prefere temperaturas a partir de 20º. O solo precisa ser bem drenado, úmido e rico em matéria orgânica. A adubação deve é anual com esterco curtido ou composto orgânico.
A colheita é feita antes das flores, preferencialmente pela manhã, com tempo seco e sem resíduos de orvalho. Pode-se retirar os ramos ou o caule e, caso seja comercializada, é submetida à secagem em estufas ou secadoras para evitar deterioração. Se o uso da erva cidreira for doméstico, não há problemas em consumi-la fresca
Difícil encontrar quem nunca tenha tomado um chazinho de erva cidreira. Usada há mais de 2 mil anos para combater problemas digestivos, suas folhinhas reúnem nutrientes e antioxidantes.
Ao consumi-la regularmente, o organismo absorve nutrientes como ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e vitamina C. Você lembra dela apenas quando está com má digestão? Depois de conhecer os benefícios da erva cidreira, ela fará parte da sua vida. Temos certeza até que você ficará animado para começar sua horta.
O chá de erva cidreira é tiro e queda para digestão. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 agem na produção de enzimas digestivas e aceleram o metabolismo. Dessa forma, o processo digestivo torna-se mais fácil. O chá também reduz a incidência de gases, pois relaxa os tecidos. É fã de chás? Saiba que não há segredo sobre como fazer chá de erva cidreira. Coloque 1 colher de sobremesa das folhas em 1 xícara de água fervida. Tampe e xícara, deixe repousar por 5 minutos e coe. Beba sem adoçar e não ultrapasse 3 xícaras por dia.
A vitamina E é um antioxidante poderoso. Mas a erva cidreira tem outra substância potente, o ácido rosmarínico. Além disso, a erva possui ainda ácido cefeico citral e acetato de eugenol. Reunidos, esses antioxidantes atingem o ápice da renovação celular. Com o organismo livre de substâncias nocivas, reduzem significativamente os riscos de câncer e problemas degenerativos como o Mal de Alzheimer.
O chá de erva cidreira é ótimo para cólicas menstruais! O chá também combate a irritabilidade da TPM, graças ao efeito sedativo do magnésio. Tomar um chazinho à noite garante uma noite tranquila também no período menstrual. Cheirar o óleo essencial de erva cidreira é outro aliado durante a fase.
O cálcio presente na erva cidreira contribui para a formação e manutenção óssea. O magnésio é outra substância que atua nesse sentido. Por isso, o vegetal ajuda a prevenir osteoporose, reumatismo e demais problemas ósseos.
O chá de erva cidreira emagrece! Não é à toa que ele é figurinha carimbada das dietas detox. Como ela é rica em antioxidantes, o organismo libera toxinas que causam inchaço abdominal. Tomar o chá de erva cidreira com gengibre e limão é poderoso nessa missão. A ação antioxidante da erva e o efeito termogênico do gengibre e limão aceleram a queima de gordura.
Para fazê-lo são necessárias 4 folhas de erva cidreira, suco de ½ limão, 1 colher de café de gengibre ralado e 1 xícara de chá de água. Coloque as folhas na água fervente, coe e deixe esfriar. Bata o chá no liquidificador com os outros ingredientes.
A erva cidreira acalma a pele. A indústria cosmética sabe disso e fabrica muitos produtos à base da erva. Dá para fazer compressas nos olhos para eliminar olheiras. Outra opção é usar o chá como tônico facial.
Elimine caspa e piolho com xampu caseiro de erva cidreira e hortelã. De quebra, promova fortalecimento e crescimento dos fios. Confira a receita:
Coloque a erva cidreira, a hortelã e a casca de limão em uma panela com água fervida. Tampe a panela e espere 30 minutos. Destampe, acrescente o óleo essencial e misture tudo no shampoo.
O chá de erva cidreira na gravidez auxilia no combate aos enjoos. Outro benefício do chá é deixar mãe e bebê relaxados. Ainda assim, gestantes precisam conversar com o médico antes de tomar esse chá na gestação.
Outro benefício da erva cidreira é afastar insetos. Só de tê-la no vaso ajuda a expulsá-los. Os repelentes naturais que ganharam força durante a crise de dengue nos últimos anos reforçam a luta. Confira a receita de repelente de erva cidreira e citronela:
Bata tudo no liquidificador e coloque em um borrifador. Agite antes de usar e pulverize 3 ou 4 vezes por dia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) explica que a dose diária de erva cidreira é entre 1 a 4 gramas para cada 150 ml de água. Consumir 12 gramas ou mais que 450 ml do chá pode levar à hipotensão (pressão baixa), reduzir drasticamente os batimentos cardíacos. Menores de 12 anos, pessoas com pressão baixa e hipotireoidismo e que usam calmantes não devem consumir a planta. Grávidas e mulheres amamentando precisam consultar o médico antes de beber chá de erva cidreira.
Lembra que falamos que ela pode ser usada em pratos doces e salgados? Pois, é existem várias e deliciosas formas de usá-la. Selecionamos 5 receitas com erva cidreira para você levar mais sabor à sua vida.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata a erva cidreira, o leite e o suco de limão no liquidificador e coe. Devolva essa mistura ao liquidificador e adicione o óleo, os ovos, a farinha e o açúcar e bata até incorporar os ingredientes. Acrescente o fermento e as raspas de limão e bata mais um pouco. Transfira para uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Asse em forno preaquecido a 180º por 30 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata o chá, o leite condensado e o suco no liquidificador. Dissolva a gelatina conforme orientação da embalagem e misture suavemente com o creme de leite. Coloque em forma untada e levemente umedecida com água ou em taças. Deixe na geladeira por 6 horas ou até atingir ponto de mousse. Decore com raspas de limão.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque a erva cidreira e o leite em uma panela. Ferva até eliminar metade do leite. Em outra panela, derreta o chocolate. Coloque a mistura de erva cidreira com leite no chocolate e mexa bem. Molde os brigadeiros e passe-os em chocolate granulado.
Ingredientes
Modo de preparo
Hidrate as castanhas, deixando-as de molho na água por 8 horas. Escorra a água e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Bata o suficiente para obter um creme com pedacinhos. Use o molho em carnes e saladas.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela. Deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até secar. Tire o louro e a erva cidreira e sirva com alguma carne.
Você conhecia todas as propriedades da erva cidreira? Continue aqui e saboreie todas curiosidades sobre alimentação saudável.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…