A Baunilha é uma orquídea pertencente à família das Orchidaceae e do gênero Vanilla. Originalmente, a Baunilha tem o nome cientifico Vanilla planifolia é nativa do México. Hoje, existem três principais subespécies para produção global, sendo que a maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade Vanilla planifolia. As outras são V. tahitensis, e V. pompona.
Extraída dos frutos da orquídea baunilha, nós obtemos a especiaria de mesmo nome. Empregada mundialmente como aromatizante, a baunilha é apreciada pelo seu aroma floral peculiar e seu sabor levemente apimentado, doce e delicado.
A essência de baunilha é empregada na aromaterapia, assim como na cozinha para aromatizar e adoçar levemente as receitas. Podemos usar a baunilha em pó, extrato ou essência para condimentar bolos, pastéis doces, panquecas, pudins, sorvetes, biscoitos, cremes e molhos para sobremesas. A baunilha pode ser também utilizada na perfumaria e na medicina popular.
A baunilha vem há muito tempo sendo utilizada na medicina popular como estimulante muscular e sexual. A aplicação e massagem com seu óleo essencial é indicado para casos de ansiedade e insônia, pois tem ação calmante. Um dos benefícios da baunilha que está sendo estudado é seu uso para perda de peso. Segundo pesquisa, o aroma da baunilha altera os níveis de serotonina no cérebro e diminui a vontade de comer doces. Verificou-se também que a baunilha tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e substâncias capazes de reduzir o colesterol.
A baunilhaé uma especiaria bem cara e, por isso, algumas vezes os extratos, pós ou essências são produzidos artificialmente, tornando a produção mais barata, porém pobre em nutrientes. Na baunilha artificial, somente um dos elementos da baunilha é utilizado, a vanilina, que é obtida da lignina vanilina, derivada da pasta de madeira, e o etil vanilina, obtido através da manipulação química de alcatrão de carvão.
Já a baunilha natural é obtida através da extração a partir dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Desse processo, obtemos a baunilha fava, que nada mais é a extração da baunilha, onde coloca-se os frutos em um líquido com pelo menos 35% de álcool, para assim extrair todo seu aroma e sabor dos mais de 250 elementos que a compõem.
É preciso ficar atento aos rótulos dos produtos que consumimos para garantir que a essência seja realmente obtida a partir da baunilha natural, garantindo seus benefícios e propriedades.
Apesar de seu uso como remédio natural não ser o principal motivo do consumo da baunilha, ele tem diversas propriedades que são benéficas para a saúde de todo o organismo. Dentre as propriedades da baunilha se destacam a afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, calmante, digestiva, estimulante, relaxante muscular e como tônico em geral.
Desta forma, quem sofre com problemas de insônia, ansiedade, diarreias, flatulências, espasmos, febre, reumatismo e impotência, se beneficia com o uso dessa planta para tratar esses problemas. A baunilha também faz bem para o cérebro e pode retardar doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer, e combater células cancerígenas.
A baunilha é uma orquídea nativa do México que pode alcançar mais de 10 metros de comprimento. Seus frutos, as vagens, possuem cerca de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 15 mm de diâmetro, com diversas sementes. A especiaria baunilha contêm diversos compostos aromáticos, sendo o principal a vanilina e a espécie Vanilla planifólia, a que mais possui esse composto.
Como as sementes de baunilha normalmente não são viáveis e demoram muito tempo para florescer, o plantio normalmente é feito através de muda de baunilha com espaçamento de 1 a 3 metros entre cada e o enraizamento e o início do crescimento demora normalmente de 4 a 6 semanas.
A planta começa a produzir flores somente a partir do quarto ano de cultivo e a colheita das vagens deve ser feita quando estas estão começando a amadurecer. Depois de colhidas, as vagens passam por um processo de secagem e maturação antes de estarem pronto para o consumo, o que é chamado de cura da baunilha.
A baunilha do cerrado, de nome científico Vanila edwalli, é uma espécie de baunilha que se desenvolve no cerrado brasileiro, especialmente na região de Goiás, tendo forte ligação com o estado.
Também conhecida como “baunilha banana”, é utilizada para aromatizar diversos tipos de alimentos doces, como sorvetes, chocolates, bebidas e bolos, dando sabor e conservando os alimentos por mais tempo. É utilizada também na perfumaria e em menor escala como planta medicinal, bastante usada no tratamento de tosses e pneumonia, em chás e xaropes e em práticas do candomblé.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…