Benefícios do Leite de Amêndoa para a saúde

Muitas pessoas, seja por conta de uma dieta vegana ou de intolerância à lactose, estão começando a buscar por opções de leites vegetais. Existem muitas, como o leite de aveia, de amendoim, de castanhas e também o leite de amêndoa, sobre o qual iremos falar neste artigo.

Esse leite, embora não seja a opção mais econômica de leite vegetal, é um das mais populares. Isso porque, além de possuir sabor e textura agradáveis, ele ainda é rico em nutrientes, bastante versátil, podendo ser consumido e utilizado de diversas maneiras.

Esse tipo de leite pode ser encontrado à venda, mas também pode ser feito em casa, sendo que costuma custar mais barato dessa segunda forma. Porém, para quem tem um dia a dia corrido, é uma boa opção comprá-lo pronto.

Neste artigo, iremos falar quais são as propriedades presentes nesse leite, quais os seus principais benefícios para a saúde, qual o seu valor nutricional, onde você pode adquiri-lo, como utilizá-lo e todas as informações necessárias para que você possa inclui-lo na sua dieta como uma opção saborosa e saudável ao leite de vaca.

Propriedades do leite de amêndoa

  • Rico em vitaminas A, D e B12;
  • Fonte de Fósforo, Potássio e Zinco;
  • Rico em antioxidantes;
  • Possui poucas calorias;
  • Boa opção para alérgicos ao leite e intolerantes à lactose;
  • Origem vegetal, ideal para dietas veganas.

Benefícios do leite de amêndoa

Como, afinal, essas propriedades atuam em nosso organismo? Vamos entender a seguir:

1. Melhora a circulação sanguínea

Por ser rico em minerais como o Fósforo, o Potássio e o Zinco, e também em Vitamina D, esse leite é um excelente aliado na preservação da saúde do coração. Isso porque esses minerais são essenciais para promover uma boa circulação sanguínea.

2. Melhora a aparência da pele

Esse leite possui, dentre as suas propriedades, uma grande quantidade de Vitamina E. Essa Vitamina é uma grande aliada para quem deseja manter a aparência da pele mais jovem e saudável, ajudando a atenuar os efeitos do tempo, da poluição e de outras agressões que nossa pele sofre todos os dias.

3. Contribui com a visão

Outra Vitamina que encontramos em grandes quantidades no leite de amêndoa é a Vitamina A. Ela, dentre outras funções, ajuda a cuidar da saúde dos olhos, promovendo uma boa visão, retardando e ajudando a prevenir problemas que possam aparecer.

4. Fortalece os ossos

Muitas pessoas acreditam que precisam consumir laticínios e derivados para manter os ossos fortes e saudáveis. No entanto, o leite de amêndoa também cumpre muito bem essa função. Isso porque ele é rico tanto em cálcio quanto em Vitamina D, dois componentes que juntos auxiliam no fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose, por exemplo.

5. Aumenta a imunidade

Por conta de sua grande quantidade de nutrientes, esse leite se torna um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Essa é uma função extremamente importante, pois ajuda na prevenção de doenças, tornando nosso organismo mais forte e resistente a infecções e vírus.

6. Não contém lactose

Muitas pessoas, depois de adultas, descobrem-se intolerantes à lactose e precisam deixar de lado o hábito de consumir leite de vaca. Nesses casos, o leite de amêndoa torna-se um excelente substituto, pois possui sabor agradável e ainda é extremamente nutritivo.

A seguir, vamos conhecer quais são as quantidades de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras presentes nesse leite.

Leite de amêndoas valor nutricional

A seguir, confira a tabela nutricional completa para 100 gramas:

  • Leite de amêndoas calorias: 165
  • Gorduras totais: 2,6 g
  • Carboidratos: 2,7 g
  • Proteínas: 1,1 g
  • Fibra alimentar: 0,4 g

Como fazer leite de amêndoa

A versão caseira do leite de amêndoa é uma ótima opção para quem busca uma alimentação ainda mais saudável e natural. Ela pode ser feita de maneira bastante simples, rápida e prática, e ainda tem a vantagem de que você pode deixá-lo mais forte ou mais fraco, de acordo com o seu gosto. Além disso, essa é uma versão mais econômica do que o leite comprado pronto, que geralmente costuma ter um valor bem elevado.

Vale lembrar que, para conseguir comprar amêndoas por um valor mais baixo, é bom procurar em bancas de mercado municipal. Nesses locais, as oleaginosas costumam ser vendidas a granel, e por um preço mais em conta. Além disso, é possível observar a qualidade do produto.

Vamos à receita:

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoa crua
  • 4 xícaras de água

Modo de fazer

  • Lave bem as amêndoas e em seguida coloque-as de molho em uma vasilha funda com água até a borda. O ideal é que fiquem assim por pelo menos 12 horas. Você pode, por exemplo, deixar da noite para o dia.
  • Depois, escorra bem a água e tire a pele das amêndoas.
  • Bata no liquidificador com as 4 xícaras de água, até que as oleaginosas estejam completamente trituradas e se forme uma mistura homogênea.
  • Retire do liquidificador e coe em um pano de prato de algodão ou então em um coador próprio para leites vegetais.
  • Esse leite dura até três dias na geladeira.
  • Caso prefira um leite mais consistente, coloque menos água.

Além da versão líquida, existe também a versão do leite de amêndoa em pó. Vamos saber mais sobre ela no próximo tópico.

Leite de amêndoas em pó

Essa versão é mais difícil de encontrar à venda do que a versão líquida, pois são pouquíssimas marcas que a fabricam, devido a ser um processo bem mais complexo. Os leites vegetais em pó que são encontrados com mais facilidade e por preços mais acessíveis são o de arroz e o de soja.

Quanto ao de amêndoas, as opções encontradas geralmente são indicadas para alimentação infantil, mais precisamente para bebês intolerantes à lactose. Uma lata com 400g sai por cerca de 45 reais.

No entanto, essa não é a opção mais indicada para quem vai consumir diariamente. Afinal, além de ter um custo maior, alguns nutrientes ainda acabam sendo perdidos durante o processamento. Quanto mais natural for a versão escolhida, mais saudável e nutritiva ela será.

Leite de amêndoas é gostoso?

Uma das grandes dificuldades que as pessoas possuem ao consumir leites vegetais é quanto ao sabor, já que grande parte deles tem um gosto muito forte e não tão saboroso assim. Esse não é o caso do leite de amêndoa, e é por isso que ele é tão apreciado.

Esse leite é bastante agradável ao paladar e costuma agradar a maioria das pessoas. Ele combina bastante com receitas doces e também é bom para ser consumido puro.

Além da versão normal do leite industrializado, existem ainda algumas versões com sabor, como chocolate e baunilha. Essa é uma boa opção para oferecer às crianças.

Onde e como utilizar

Você pode utilizar o leite de amêndoa da mesma forma que se utiliza o leite de vaca. Ele fica bom principalmente em receitas doces, e também pode ser consumido puro. Vamos a alguns exemplos de utilização:

  • Em bolos;
  • Em biscoitos;
  • Em pães;
  • Em sobremesas;
  • Com cacau;
  • Leite de amêndoas com café;
  • Com mel;
  • Puro.

Agora que você já conhece todas as suas propriedades, benefícios e formas de consumir, fica a pergunta: onde, afinal, podemos encontrar esse tipo de leite para comprar? Vamos descobrir a seguir.

Leite de amêndoa comprar

Apesar de estarem se popularizando bastante, ainda não é tão fácil encontrar os leites vegetais para comprar, principalmente o de amêndoas. No entanto, cada vez mais estão surgindo lojas especializadas nesse tipo de produto onde você pode encontrá-los com facilidade.

Leite de amêndoas onde comprar

Eis alguns tipos de lugares que costumam vender esse leite:

  • Lojas de produtos naturais
  • Lojas de produtos veganos
  • Mercados municipais
  • Grandes redes de supermercados
  • Lojas virtuais

Caso more em cidade pequena ou deseje uma maior variedade de opções, as lojas virtuais são a melhor opção, pois nelas é possível encontrar uma infinidade de marcas, preços e até mesmo sabores.

Preço

Os preços desse leite vão variar bastante dependendo da marca, da loja e até mesmo do local onde você mora. Em lojas virtuais, por exemplo, é possível encontrar uma caixinha de um litro por cerca de 16 reais.

O que geralmente encarece esse produto é que a grande maioria é importada, já que ele não é tão comum no Brasil. Além disso, as versões orgânicas, apesar de serem ainda mais saudáveis, também costumam ter o preço ainda mais elevado. Apesar do valor alto, vale a pena investir para experimentar caso você esteja em busca de um bom leite vegetal.

Já se você fizer em casa, o preço do leite sai bem mais em conta. Portanto, caso você tenha tempo, é algo que vale a pena. Além do mais, a versão caseira será ainda mais pura e saudável.

O leite de amêndoa é uma opção extremamente saudável e saborosa para quem deseja ou precisa deixar de consumir o leite de vaca. Se for feito em casa, ele pode sair por um valor bastante acessível. Inclua hoje mesmo essa bebida tão nutritiva na dieta da sua família!

Share
Published by

Recent Posts

Benefícios do Glúten para a saúde

O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…

4 anos ago

Benefícios da Aroeira para a saúde

Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…

4 anos ago

Benefícios do Ácido fólico para a saúde

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…

4 anos ago

Benefícios do Betacaroteno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…

4 anos ago

Benefícios da Tapioca para a saúde

Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…

4 anos ago

Benefícios do Suco Rosa para a saúde

Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…

4 anos ago