Popularmente conhecido como maisena, o amido de milho é uma farinha proveniente do milho. Em sua composição, encontramos nutrientes em pequenas quantidades e muitos carboidratos e calorias.
Muito presente na indústria alimentícia, o amido de milho é responsável por melhorar características sensoriais de diversos alimentos, como carnes, bolos e até mesmo balas e outros confeitos. Também pode ser útil no nosso dia a dia para a produção caseira de alimentos, como o famoso mingau, e em processos de limpeza.
Por ser rico em carboidratos e calorias, o amido de milho é uma ótima fonte de energia para nós. A cada 100 gramas de amido, cerca de 91 são de carboidrato.
Nesta mesma quantidade do produto, encontramos e o equivalente a 381 kcal; ou seja, uma pequena quantidade de amido de milho pode gerar muita energia para o nosso corpo.
O amido de milho também é uma ótima opção para celíacos, pois é livre de glúten. É importante ressaltarmos que o glúten só possui malefícios para pessoas com esta doença, caso contrário, ele pode ser ingerido normalmente.
O amido de milho usado pela indústria alimentícia e de limpeza é uma versão modificada do amido de milho nativo. Logo, suas propriedades, como a capacidade de dar viscosidade e maciez aos alimentos, são dadas a estas modificações, que fazem do amido de milho um produto muito útil para seus consumidores.
O principal nutriente presente no amido de milho é o carboidrato, responsável por ajudar o nosso corpo a gerar energia. Outros nutrientes, como proteínas e lipídios, não estão presentes em sua composição. Logo, o amido de milho pode ser considerado uma ótima opção para complementar alimentos quando estamos cansados e precisando de energia.
Dentre as suas funções do amido de milho, estão:
Há também a suposição de que o amido de milho seja eficiente em queimaduras, picadas de mosquito e para o tratamento de cabelos oleosos, entretanto, até o momento, não existem comprovações quanto a estas propriedades.
Devido às suas características químicas, o amido de milho é utilizado em diversas áreas da indústria, como a têxtil, petrolífera, química, papeleira, farmacêutica, de consumo e como principal, a alimentícia.
Na produção de alimentos, o amido de milho é utilizado das seguintes formas:
Quanto às vitaminas presentes no amido de milho, temos:
1. Potássio;
2. Sódio;
3. Vitamina P;
4. Cálcio;
5. Ferro;
6. Magnésio;
7. Cobre;
8. Zinco;
9. Selênio;
10. Manganês.
Entretanto, é importante ressaltar que algumas destas vitaminas estão presentes em baixas quantidades no amido de milho, não possuindo grandes efeitos sob o nosso corpo. As vitaminas de maior quantidade no amido de milho são: A rutina (mais conhecida como vitamina P), o sódio, o fósforo e o magnésio.
O amido de milho não gera nenhum malefício para a nossa saúde. Entretanto, devemos nos ater ao fato de que nenhum alimento em excesso faz bem para o nosso organismo, procurando comer um pouco de tudo.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…