Categories: Alimentos

Benefícios da Água de coco para a saúde

A água de coco é uma bebida muito popular no verão, sobretudo em países tropicais. Como possui poucas calorias e muitos nutrientes, é amplamente procurada por corredores e praticantes de atividades físicas em geral.

Essa bebida, que contém mais de 80% em sua composição, é encontrada no interior de uma fruta verde e jovem.

Ainda nesse panorama, a água de coco, por ser natural, é uma ótima sugestão para os dias quentes na praia. Ademais, pode fazer parte da rotina de pessoas de todas as faixas etárias.

Benefícios da água de coco

Observe a seguir os benefícios da água de coco:

1. Ajuda a diminuir o cansaço

Quando estamos desidratados, tem início o processo de lentidão de algumas funções em nosso organismo, bem como atividades cerebrais. Por sua vez, o cansaço mental não nos deixa assimilar o que acontece ao redor, e as funções musculares também não respondem com agilidade. Nesses casos, a água de coco é altamente recomendada. Os minerais presentes nessa bebida reidratam o corpo e ajuda a baixar os níveis de estresse e fadiga.

2. Combate a ressaca

Quando ingerimos bebida alcoólica, como cerveja, por exemplo, eliminamos água através da urina. Essa desidratação pode desencadear indícios de ressaca, como náuseas, tontura e dor de cabeça. Uma vez que a água de coco seja ingerida, ocorrerá a reposição de líquidos e eletrólitos. A quantidade de água de coco a ser consumida dependerá de cada organismo.

3. Auxilia na saúde dos rins

A água de coco é vista como um diurético natural. Dessa forma, quando mais ela for ingerida, menores as chances de um indivíduo desenvolver a formação de cálculos renais.

4. Ajuda a perder peso

Como a água de coco é uma bebida de baixa caloria, ela ajuda exponencialmente os indivíduos que querem controlar o peso. Além disso, essa bebida não contém corantes e é fonte de nutrientes. Sendo assim, pode ser incluída na dieta tanto para reeducação alimentar quanto na manutenção do peso. Cabe acrescentar que a água de coco por si só não é milagrosa. É fundamental que ela seja associada a uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.

5. Auxilia no controle da pressão arterial

A água de coco contém potássio, que possui a habilidade de neutralizar o efeito do sódio no organismo. Nesse sentido, essa bebida ajuda a baixar a pressão arterial e diminui as chances de desenvolver doenças cardíacas.

Propriedades da água de coco

Observe a seguir as propriedades da água de coco:

1. Melhora o processo de digestão;

2. Diminui a incidência de câimbra;

3. Melhora a circulação sanguínea;

4. Purifica o corpo;

5. Atenua os indícios do envelhecimento.

Nutrientes da água de coco

Observe a seguir os nutrientes contidos na água de coco:

1. Antioxidantes;

2. Cálcio;

3. Fósforo;

4. Manganês

5. Potássio;

6. Sódio;

7. Vitamina C; e

8. Vitaminas do complexo B.

Cabe mencionar que, além dos nutrientes elencados acima, a bebida é composta, em sua essência, por sais minerais e água.

Água de coco para enjoo

Ingerir líquido é essencial para o pleno funcionamento do organismo. Quando uma mulher engravida, a ingestão de líquidos torna-se ainda mais importante, pois, além de ajudar na circulação sanguínea, estabiliza os níveis do líquido amniótico e diminui o risco de infecção urinária.

Nessa perspectiva, muitos médicos sugerem que grávidas bebam água de coco. Isso se dá devido à abundância de nutrientes e sais minerais, que, por sua vez, minimizam o enjoo e a azia. A água coco funciona como um isotônico natural e, consequentemente, equilibra o líquido no organismo.

Água de coco para ressaca

A ressaca consiste no consumo exacerbado de bebida alcoólica, que é diurético. Posto isso, a pessoa urina com mais frequência e aumenta a concentração de álcool nos vasos sanguíneos. No dia seguinte, a pessoa pode sofrer com dor de cabeça e enjoo. Cabe mencionar que esses sintomas também podem surgir entre quatro a seis horas depois de beber. A intensidade do enjoo varia de organismo para organismo e da quantidade de álcool ingerida.

O álcool em excesso faz com que o organismo fique desidratado, além do trabalho em excesso do fígado para expeli-lo do sangue.

Para esses casos, a água de coco é muito eficaz, haja vista a presença de eletrólitos, que, por sua vez, aceleram o processo de hidratação. Além disso, o açúcar natural presente na água de coco eleva a glicemia e ajuda a diminuir o mal estar. Portanto, hidrate-se com água de coco e fique de repouso.

Malefícios da água de coco

Considerando que a água de coco possui grande concentração de sódio, a ingestão dessa bebida não é aconselhável a pessoas hipertensas, diabéticas e com deficiência renal. Adicionalmente, a água de coco possui sódio, potássio e outras substâncias. Logo, não faz bem a pessoas elencadas nesse grupo.

Quanto a indivíduos saudáveis, médicos recomendam que sejam ingeridos, diariamente, até três copos.

Aconselha-se que não seja dado água de coco ao bebê até o sexto mês de vida. Até esse momento, o leite materno é o suficiente.

Motivos para tomar água de coco

Observe a seguir alguns motivos para tomar água de coco:

1. Nutre a pele e o cabelo;

2. Auxilia na redução de peso;

3. Controla o colesterol;

4. Ajuda no processo de desintoxicação;

5. Reduz a tensão muscular;

6. Previne doenças;

7. Melhora o funcionamento do sistema nervoso;

8. Auxilia no tratamento de candidíase;

9. Previne doenças; e

10. Ajuda a diminuir os efeitos da ressaca.

Água de coco engorda

A água de coco não engorda e não promove sensação de saciedade, como as castanhas, por exemplo. Isso se dá porque a água de coco não possui fibras.

Ademais, a água de coco não conta com propriedades termogênicas, logo, ela é incapaz de acelerar o metabolismo.

Caso queira aliar essa bebida ao processo de emagrecimento, basta utilizá-la no preparo de sucos detox, por exemplo.

O ideal é que a água de coco seja consumida diretamente da fruta. Embora as opções industrializadas sejam agradáveis, os nutrientes podem sofrer alterações, como adição de conservantes, por exemplo.

Share
Published by

Recent Posts

Benefícios do Glúten para a saúde

O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…

4 anos ago

Benefícios da Aroeira para a saúde

Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…

4 anos ago

Benefícios do Ácido fólico para a saúde

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…

4 anos ago

Benefícios do Betacaroteno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…

4 anos ago

Benefícios da Tapioca para a saúde

Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…

4 anos ago

Benefícios do Suco Rosa para a saúde

Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…

4 anos ago