O rosbife pode ser considerado o prato-símbolo da Inglaterra. Consiste numa parte do boi – maminha ou miolo da alcatra, lagarto, patinho, contrafilé ou filé mignon, entre outras opções – enrolada num cilindro e assada de maneira a estar bem passada por fora, inclusive com uma crosta crocante e caramelizada e de cor rosada que vai avermelhando ao chegar no centro, e malpassada por dentro.
Não à toa, seu nome em inglês, Roast Beef, significa “carne de vaca assada”. Em seu país natal, é o prato tradicional dos domingos, quando costuma ser servido cortado em fatias finas e com acompanhamentos. Mas uma alternativa igualmente famosa é sua utilização como recheio de sanduíches, em qualquer ocasião – como exemplos, o beirute brasileiro e o bauru no Brasil, o beef on weck sandwich do estado de Nova York, e o smørrebrød dos escandinavos.
Portanto, neste texto vamos ver os benefícios do rosbife, seus nutrientes, sua importância cultural (inclusive para o Brasil!), receitas de rosbife (isto é, como prepará-lo) e receitas com rosbife. Continue lendo!
Na Inglaterra, a história do surgimento deste prato confunde-se um pouco com a história do próprio país. Ele surgiu numa época em que a maioria da população inglesa não dispunha de forno em casa. Enquanto os ricos assavam a parte de trás da rês em espetos, os menos afortunados levavam sua carne para assar no forno da padaria, a caminho da igreja – o tempo de duração da celebração religiosa era o tempo exato para a carne ficar assada na medida certa. Em casa é que eles a temperavam e cortavam. Era dessa forma que conseguiam garantir o almoço de domingo, uma vez que, neste dia, considerado sagrado, não se fazia pão.
O rosbife se espalhou pelo mundo, e pode-se dizer que é popular em países como Portugal e Brasil – aqui, por exemplo, a variedade de partes do boi usadas para fazer o rosbife é maior do que na versão original. Mas, além disso, o prato fez história própria em terras brasileiras: é um dos ingredientes do bauru, sanduíche tombado como patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo em 2018.
Conta-se que seu inventor foi Casimiro Pinto Neto, conhecido como Bauru, que estudava Direito no Largo São Francisco, e que em 1937 chegou à cantina da faculdade e pediu para o chapeiro cortar um pão ao meio, tirar um pouco do miolo, colocar queijo derretido e rosbife. Quando alguém que estava ao lado reclamou da falta de vitaminas, ele pediu para adicionar umas rodelas de tomate. Um amigo de Bauru, o primeiro a provar daquele sanduíche, batizou-o ao pedir ao chapeiro: “Me vê um desse do Bauru”. Hoje, ele pode levar também rodelas de pepino e/ou de picles.
Falar de rosbife é falar de carne de boi, ou seja, ela tem todos os nutrientes e benefícios encontrados na carne bovina. Ela é rica em proteínas e vitaminas, veja só.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
-1 k de filé mignon;
-Sal e pimenta-do-reino a gosto;
-Azeite para dourar.
-1 tala de salsão picado;
-1 cenoura ralada;
-1 cebola ralada;
-3 dentes de alho amassados;
-Alecrim;
-Folhas de louro;
-100ml de molho inglês;
-1 cálice de vinho branco.
-100g de manteiga;
-1 cálice de vinho branco;
-30g de pimenta-verde fresca na salmoura.
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…